Minha idéia hoje era saudar o início do Rock in Rio nesta noite, mas infelizmente a Portela perdeu no dia de ontem um de seus maiores compositores: Seu Ary do Cavaco, aos 69 anos, vítima de enfarte.
Na quarta feira ele estava feliz e contente na apresentação de seu samba concorrente para o carnaval 2012, estando até tarde no River, clube onde estão ocorrendo as eliminatórias. Só que ele dormiu e, quando acordou, estava abrilhantando as rodas de samba no céu.
A se lamentar, apenas, a ausência do Presidente da escola, Nilo Figueiredo, no velório e sepultamento. Mas não surpreende, vindo de um mandatário que tem total desprezo pela história da escola. Apenas se lamenta.
Seu Ary venceu seis sambas de enredo pela Portela (1969, 1971, 1986, 1992, 2006 e 2008) e o mais famoso  deles é “Lapa em Três Tempos”, ao lado de Rubens – que depois seria regravado por nomes como Paulinho da Viola e Clara Nunes. Particularmente também gosto muito do samba de 1992, “Todo o Azul que o Azul tem”.
Como escrevi acima, seu samba está concorrendo no concurso de 2012 e para o carnaval de 2009 ele assinou (sozinho) um samba muito interessante, totalmente fora dos padrões pasteurizados vigentes atualmente. Infelizmente, sua obra foi cortada prematuramente.
Ary do Cavaco também tinha uma obra de sucesso fora do samba enredo, sendo o maior deles, provavelmente “Mordomia” – gravado por Beth Carvalho, Almir Guineto e outros.
No áudio acima temos “Lapa em Três Tempos” e “Mordomia”, cantados por Seu Ary junto com Beth Carvalho. Ele também conta a história da segunda, que lhe rendeu alguns dissabores em casa mas que permitiu a ele melhorar a vida de sua família.
A gravação é do cd referente aos 40 anos de carreira da cantora.
Descanse em paz, Seu Ary.

2 Replies to “Final de Semana – Homenagem a Ary do Cavaco”

  1. Aplaudindo,acrescentando e agradecendo. Ary, não era da Portela. A Portela que era dele e num canto dela qualquer morria aos poucos um Poeta. Pena, não viram. Na sua simplicidade não precisava um busto, bastava uma mesa. Pena não viram. Não precisava de uma cerveja(Não bebia) bastava uma água mineral. Bebeu água de gelo de um balde sobre a mesa. Pena não viram. Cinquenta anos suou, cantou, riu e chorou PORTELA. Viram, ARY do CAVACO é o mais novo integrante da VELHA GUARDA SHOW. E ASSIM MORRE o POETA. SAUDADES!!!!

  2. DE QUE ADIANTA ARY DO CAVACO SER O MAIS NOVO INTEGRANTE DA VELHA GUARDA DA PORTELA,ELE MORREU,NÃO VIU:NÃO VIU FALAREM QUE O ROUBARAM MUITO NO PAGAMENTO DOS DIREITOS AUTORAIS EM PLENO VELÓRIO,NÃO VIU CHORAREM E CANTAREM SEUS HINOS NA DESPEDIDA,NÃO VIU TANTAS PESSOAS JUNTO AO CAIXÃO,QUANDO EM VIDA O EVITAVAM POR ESTAR MAL VESTIDO.PENA…O QUE ELE GOSTARIA DE VER,ELE NÃO VIU…DESCANSE EM PAZ POETA.HOJE VOCE JA NÃO PRECISA MAIS DELES.HOJE VOCE ESTA EM UM LUGAR PRIVILEGIADO,O CÉU.

Comments are closed.