Sou devoto amoroso do Brasil e dos seus encantamentos. Nesse ponto, e  dou o braço a torcer, quem está certo é o velho compositor baiano – quem é ateu e viu milagres como eu… E nossos milagres, camará, são muitos, temperados por tambores e procissões; pela Virgem no andor, o caboclo na macaia e o preto velho no gongá.
Somos, os brasileiros,  filhos do mais improvável dos casamentos, entre o meu compadre Exu e a Senhora Aparecida – a prova maior de que o amor funciona. E Tupã, que se vestiu com o cocar mais bonito para a ocasião, celebrou a cerimônia entre a cachaça e a água benta.
Uma das nossas mãos está calejada pelo contato com a corda santa do Círio de Nazaré – a outra tem os calos gerados pelo couro do atabaque que evoca as entidades. As mãos do Brasil e do seu povo.
Nossos ancestrais passeiam pela vastidão da praia sagrada dos índios de Morená, retornam à Aruanda nas noites de lua cheia, silenciam no Orum misterioso das almas e florescem encantados nas folhas da Jurema.
Os guerreiros de nossas tropas trazem a bandeira do Humaitá, o escudo de Ogum e o estandarte da pomba branca do Divino Espírito Santo – a mesma pomba que pousou na ponta do opaxorô de Obatalá. São essas as nossas divisas de guerra e paz; exércitos do Brasil.
E digo isso porque chegou o dia de Cosme e Damião. Dia brasileiro dos santos estrangeiros e orixás africanos. Dia de igreja aberta, missa campal, terreiro batendo, criança buscando doce, amigos bebendo saudades e aconchegos. Dia de comer caruru na rua.
A tradição brasileira de Cosme e Damião é a mais festiva do mundo. O bom, nessas horas que antecedem as folganças dos santos gêmeos, é vadiar no clima da folia, tomando pinga e ouvindo umas cantigas bonitas sobre os protetores dos meninos.
A hora, agora, é de bater samba de roda pra Dois-Dois, na palma da mão e no ponteio da tirana. Aqui em casa toquei a alvorada com Mariene de Castro cantando para os meninos as cantigas mais bonitas que conheço em homenagem aos gêmeos. É de comover pedra!
Quando ouço Mariene vadiar pros santinhos, tenho forte desconfiança de que ainda morro um dia de tanta belezura do Brasil – um amor que não se explica, feito cachaça da boa, jabuticaba, sorvete de cupuaçu, beira de rio, gol do meu time, cerveja gelada, mulher amada, amigos do peito e caruru de Cosme.
E  que no dia de cantar pra subir, um samba de roda desses me carregue ao encontro dos meus pela Noite Grande.

2 Replies to “EM LOUVOR A SÃO COSME E SÃO DAMIÃO”

  1. Belo texto.

    pena que a tradição de presentear as crianças com docẽs está esquecida. Acho mais significativa do que Natal. Nunca engoli essa conversa de velhinho distribuindo presentes depois que as crianças dormem.

    Abraços
    Helvécio

Comments are closed.