No início da tarde de hoje o Flamengo apresentou seu terceiro uniforme para a temporada 2011/2012, em festa realizada na sede da Gávea.

Antes dela, entretanto, um fato lamentável: o publicitário, conselheiro do clube e autor do blog rubro negro no Globoesporte.com Arthur Muhlemberg foi covardemente agredido pelo torcedor remunerado e incrivelmente sócio José Carlos Peruano. Este sujeito vive o dia inteiro no clube, se sustentando a partir de pequenos favores prestados a dirigentes, além de dirigir uma torcida organizada minúscula – não deve chegar a dez integrantes. O Ouro de Tolo se solidariza com Mulhemberg e repudia o fato, esperando que sejam tomadas as cabíveis providências.

A camisa lançada parece uma releitura do exemplar preto de goleiro: é totalmente preta com uma faixa vermelha na altura do peito. Como o leitor poderá ver abaixo, pareceu uma camisa de passeio, dentro da recente tendência de se aproximar os fardamentos de jogo a exemplares que sejam utilizados no dia a dia – a nova camisa da seleção da França, a qual possuo, é um bom exemplo disso. Acho salutar.

Também considerei melhor resolvida que a lançada nos mesmos moldes pela patrocinadora anteriora em 2008, embora abaixo de outros modelos já lançados pela empresa – que hoje talvez seja a melhor parceira do clube. Certamente fará parte de minha coleção, embora considere que o uniforme poderia ser mais ousado. 

Mas a fornecedora de material esportivo do clube não tem a menor culpa; ela faz o possível dentro dos estreitos e retrógrados padrões impostos pelo Conselho Deliberativo do clube – que aprova os exemplares.

Não vi lançamento de exemplar de goleiro para esta camisa, o que até se justifica tendo em vista que a bela camisa dourada do ano passada não foi posta à venda para o público. Até tenho o conjunto completo – short mais camisa, esta autografada – mas sem dúvida alguma é ítem de coleção.

Conceitualmente, a meu juízo o terceiro uniforme deveria estar ligado às tradições e à história do clube. Um ano azul e amarelo, outro evocando a “cobra coral”, um terceiro homenageando a “papagaio de vintém”, outro ano por exemplo homenageando a camisa amarela do Raul (que aliás ganhou uma leitura de passeio muito bonita) e mais alguns eventos ou marcos importantes de nossa história. A questão, uma vez mais, esbarra no Conselho Deliberativo do clube – basta lembrar o problema que foi aprovar a azul e amarela do ano passado, sendo que estas eram as primeiras cores do clube.

Mas o olhar para a história seria pedir demais desta gestão rubro negra.

A Olympikus – que merece ser saudada pela variedade de peças à disposição, embora sugeriria que fossem postos à venda os shorts de treino e de goleiro – também lançou uma linha casual, de extremo bom gosto. Pelo que vi das fotos somente o agasalho feminino, cinza, ainda não está sendo vendido nas lojas oficiais do clube.

Finalizando, seu preço estará nos mesmos patamares das camisas de jogo oficiais.

(Fotos: VipComm)

2 Replies to “Algumas Notas sobre a Terceira Camisa do Flamengo”

Comments are closed.