Neste terceiro final de semana do ano, a coluna “Sobretudo”, assinada pelo publicitário Affonso Romero, traz assunto que me interessa bem menos este ano: a disputa da Taça Libertadores da América, principal competição de futebol das Américas.

O colunista faz uma análise dos grupos da competição, vencida pelo Flamengo em 1981 após uma final muito tumultuada contra o Cobreloa, do Chile – fotos. 

Particularmente discordo da análise sobre o Fluminense: acho que o clube carioca tem totais condições de passar pela primeira fase da competição.
“Libertadores 2011, os pitacos

Eu costumo ser muito bom em previsões. Não, eu não tenho bola de cristal, nem sou especialmente místico. Na verdade, eu só usei a palavra “previsões” para chamar mais a sua atenção, reconheço. O que eu tenho algum talento é para fazer projeções, para o futuro de curto e médio prazo, razoavelmente lógicas a partir de cenários atuais.

Acerto mais do que erro, e até me utilizo disso algumas vezes no campo profissional. Todo esta introdução é para dizer que este suposto talento não se aplica na previsão de resultados de futebol. Não entro em bolões e, se entro, perco feio. Junta-se à total irracionalidade do futebol a minha torcida secreta para este ou aquele resultado mais que improvável.

Mesmo assim, vou ousar uma análise dos grupos divulgados da Libertadores 2011. Não passarei das primeiras fases, uma vez que o desdobramento para o mata-mata só se dá a partir da colocação geral dos times na fase de grupos, e aí seria pretensão demais até para um simples chute descompromissado.

Grupo 1:
Once Caldas (COL)
Libertad (PAR)
San Luis (MEX)
San Martín (PER)

O Once Caldas de Manizares sagrou-se campeão colombiano. Tenho a impressão de que sobrará no grupo 1. A segunda vaga deve ficar entre o Liberdad, que é o time sulamericano que mais cresceu na última década, e os mexicanos do San Luis, mais para os paraguaios.

Grupo 2:
(Jogo 6: Grêmio (BRA) x Liverpool (URU)
Junior (COL)
León de Huánuco (PER)
Oriente Petrolero (BOL)

Tudo indica que o Grêmio passa fácil da fase preliminar e, depois, também terá poucas dificuldades no grupo. O Atlético Junior, da Colômbia aparece como segunda força.

Grupo 3:
América (MEX)
Argentinos Jrs. (ARG)
Nacional (URU)
Fluminense (BRA)

Este é o grupo da morte. Aposto contra o Fluminense e me ancoro na falta de tradição internacional do time das Laranjeiras. É candidato forte ao fiasco, num grupo em que o América do México pode fazer valer o fator campo e o Argentinos pode levar vantagem na base da catimba. Mas todos são fortes, cada um à sua maneira.

Grupo 4:

Vélez Sarsfield (ARG)
Caracas FC (VEN)
Universidad Católica (CHI)
 (Jogo 4: Unión Española (CHI) x Bolívar (BOL)
O Vélez não deve ter rivais à altura. Uma quase zebra é o Caracas. O time da capital venezuelana vem crescendo na Libertadores e já eliminou grandes da Argentina. A Católica, de Santiago do Chile, time pelo qual eu nutro simpatia (fui muito bem recebido certa feita na campus da Universidade) tende a fraquejar na hora da decisão. A última vaga do grupo deve ficar com o tímido Unión Española, também chileno, mas que deve fazer figuração.

Grupo 5:

Santos FC (BRA)
Colo Colo (CHI)
Deportivo Táchira (VEN)
(Jogo 3: Cerro Porteño (PAR) x Deportivo Petare (VEN)
O Santos tem muitas chances e o Colo-Colo também deve passar de fase. O Cerro leva vantagem na  fase preliminar, mas é o menos preparado dos times do grupo, menos até do que o Táchira, do crescente futebol da Venezuela.

Grupo 6:
Internacional (BRA)
Emelec (ECU)
(Jogo 2: Jaguares de Chiapas (MEX) x Alianza Lima (PER)
Jorge Wilstermann (BOL)

Internacional é, disparado, o mais forte do grupo e deve atropelar. Os Jaguares mexicanos são levemente favoritos contra o decadente Alianza, mas a tradição pode pesar. Quem passar, disputa a segunda vaga do grupo num duelo das alturas contra o Emelec.

Grupo 7:
Estudiantes de La Plata (ARG)
Cruzeiro (BRA)
(Jogo 1: Corinthians (BRA) x Deportes Tolima (COL)
Guaraní (PAR)

O time de La Plata tem ocupado, na Libertadores dos anos recentes, o papel dos tradicionais Boca e River, sendo constantemente o mais forte entre os times portenhos. Desta forma, leva vantagem sobre os times brasileiros do grupo fortíssimo. Corinthians deve passar da fase preliminar, apesar de jogar a segunda partida na Colômbia. Mas disputa vaga no grupo com o Cruzeiro, que larga na frente.

Grupo 8:
(Jogo 5: Independiente (ARG) x Deportivo Quito(ECU)
LDU (ECU)
Peñarol (URU)
Godoy Cruz (ARG)

O Independiente deve fazer um duelo contra o Quito para saber quem entra como favorito no grupo 8. Vem embalado pela conquista da Sulamericana e, apesar de ter um elenco fraco, tem camisa e tradição. Os outros três times devem brigar pela sugunda vaga, com leve vantagem para a LDU.

Bem, estes são os prognósticos, mas reconheço que muita zebra pode cruzar o caminho dos favoritos. No final das contas, um dos brasileiros vai embalar e fazer a final contra um time argentino (ou colombiano), provavelmente o Estudiantes. Mas se nada disso acontecer até daqui a alguns meses, por favor não me cobrem coerência ou o preço dos chutes isolados na arquibancada. Tentar prever o imprevisível é um dos mais doces sabores do futebol, e pouca gente consegue ter uma boa margem de acertos. Façam também suas apostas.”

3 Replies to “Sobretudo – "Libertadores 2011, os Pitacos"”

  1. Desculpe a falta de educação, mas fiasco do Fluminense é a puta que pariu. É coisa típica de secador, achar que o campeão brasileiro vai pagar mico na Libertadores. Podem achar o que quiserem, mas o Flu vai surpreender muita gente. Inclusive ao “analista”. É só.

Comments are closed.