O leitor mais antigo deste Ouro de Tolo sabe que sou compositor de uma escola de samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. A Acadêmicos do Dendê, da Ilha do Governador, estava até o ano passado no Grupo de Acesso C – que seria a quarta divisão do samba, mas infelizmente foi rebaixada para o Acesso D, o quinto grupo.

Formado através de seguidas uniões de blocos, a agremiação foi fundada em 1992 e desde então está nos grupos inferiores do carnaval carioca. A escola ascendeu seguidamente até desfilar no Grupo de Acesso A em 1997, mas a retirada dos patronos de então trouxe um período complicado à escola – que chegou, inclusive, a não desfilar em 1999. Uma nova diretoria, sem ligações ‘comunitárias’ e com trabalho sério vem, aos poucos, reerguendo a escola desde o ano de 2001; o referido grupo vem administrando a escola desde então.

Trago para o leitor o samba para o qual estamos concorrendo este ano de 2011, cuja final será na sexta feira que vem dia 26. É a quarta vez em que participo do concurso de escolha de samba e até hoje jamais fui derrotado na disputa da escola – embora não tenha obtido o mesmo sucesso com participações esporádicas em disputas de outras agremiações. Minha parceria se sagrou vencedora em 2007/08/10 – em 2009 eu não participei do concurso. O samba de 2007 já foi tema da série “Samba de Terça”, inclusive.

O curioso é que se o samba se sagrar vencedor, além de manter minha invencibilidade na escola – mérito, em especial, dos parceiros de empreitada – eu passo a ser o quinto maior vencedor da história de disputas de samba da Acadêmicos do Dendê. Curiosidade: os quatro à minha frente na história estão na minha parceria.

Você pode ouvir o áudio acima. Abaixo, a letra do samba, que tem como tema a cerveja e a instituição nacional da “saideira”:

G.R.E.S.ACADÊMICOS DO DENDÊ
Carnaval 2011
Presidente: Antônio da Costa (Toninho)
Diretor de Carnaval: Jorge Ripper
Carnavalesco: Severo Luzardo
Enredo: Saideira, uma paixão nacional

Compositores: Aloisio Villar, Marquinhus do Banjo, Gugu das Candongas,Carlinhos Fuzil, Gilberto Lua, Bruno Revelação, Cadinho da Ilha e Pedro Migão

Intérpretes: Marquinhus do Banjo, Doum, Bruno Revelação e Cadinho da Ilha

“Vem da mitologia
Valquirias mensageiras de Odin
Vem, vem, vem, numa legal
Servirem a festa celestial
Um belo poema dizia como se fazia
O povo consome
Era pura magia, onde se uniam
Deuses e homens
O malte fermentava nos galões
A alegria se espalhava nos salões

Foi no Egito que a loira brilhou
O grego vibrou de felicidade       (refrão)
E o império vai..vai te levar
Pra todo canto e com você brindar

O rei da Baviera decretava
Os mosteiros celebravam
Pro nosso solo vem com a família real
E a cerveja vira paixão nacional
Xangô êê, Ogum Mejê
Bebida que encanta os Orixás
No futebol, no carnaval
É festa em Blumenau
Se tem lei Seca é pra respeitar
Nossa vitória vamos festejar

Canta Dendê, comunidade
Azul e branco, carioca de verdade    (refrão)
Eu vou beber, eu vou, a saideira
Com meu amor, até quarta-feira”

A Acadêmicos do Dendê abrirá os desfiles do Grupo de Acesso D na Av. Intendente Magalhães, dia 07 de março de 2011 – segunda feira de carnaval.

(Foto: intérpretes da escola defendendo o nosso samba 2010 durante o desfile. Em primeiro plano Bruno Revelação, que faz parte da parceria 2011. Fonte: OBatuque.com)