Temos um novo mandatário da nação. Ou melhor, uma nova mandatária: Dilma Rousseff, a primeira mulher Presidente do Brasil.
Minha avaliação preliminar é de que ela se elegeu devido a três fatores principais:
O primeiro é o bom desempenho da economia, em especial do emprego e da renda, durante o Governo Lula. Os números são insofismáveis e a matéria da “Isto É” desta semana mostrou bem isso.
Segundo, a atenção para as ações sociais. Pela primeira vez em muitos anos tivemos um governo que olhou um pouco pelos mais pobres, não somente dando condições de que os mais pobres saíssem da miséria como permitindo a milhões de brasileiros ascender socialmente. Como eu havia dito lá atrás, o povo votou com o bolso.
Terceiro, e não menos importante, a população disse não a um projeto excludente de poder e que pregava a volta a um modelo onde se governava para 20 milhões de pessoas. A guinada da campanha do PSDB à extrema direita assustou muitos de seus eleitores tradicionais, que optaram por viajar ou votar nulo.
Também ressalto o fato de que, hoje, o povo brasileiro decidiu que a renda do pré-sal será internalizada e apropriada pelo país, propiciando um fantástico arsenal de recursos para serem investidos em educação, saúde e desenvolvimento nacional.
No próximo texto farei uma análise sobre estes resultados eleitorais, mas queria saudar a nossa nova presidente e expressar minha satisfação com a continuidade do projeto de poder instituído no Brasil desde 2003. Seja bem vinda !
Espero, também, que estes resultados demonstrem à nossa elite que qualquer projeto de desenvolvimento excludente não terá mais vez em nosso país. Egoísmos, preconceitos e coisas correlatas precisam ser abandonados.
Menor, sem dúvida, mas digno de registro: este humilde blog dobrou seu número de acessos únicos neste período. Fruto de um trabalho sério e que procurou, na medida de seu alcance, emitir opinião ocm embasamento.
Parabéns, presidente !