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Mais uma quarta feira e mais uma edição da coluna “Mr. Beer and Miss Wine”, assinada pela consultora em eventos e historiadora Thatiane Manfredi. O texto de hoje aborda a etiqueta corporativa.

“As regras de etiqueta são uma espécie de código através do qual nós informamos aos outros que somos preparados para conviver harmoniosamente no grupo. Essas regras tratam basicamente do comportamento social, e englobam desde o modo de vestir-se adequadamente às mais diversas ocasiões, até os modos de comer, de frequentar ambientes públicos e, principalmente, de como relacionar-se com as pessoas.

A Etiqueta é um fenômeno da cultura popular, cujos ingredientes são a cordialidade, a generosidade e a hospitalidade.

Mas o que é ser bem educado? Podemos resumir em quatro conceitos básicos, a saber:

1) Seguir um conjunto de regras sociais de etiqueta acordados pela sociedade em que se vive.
2) Portar-se com ética, dignidade e respeito pelo outro.
3) Agir com naturalidade e de forma adequada a cada situação
4) Vale a pena lembrar que: bom humor aliado a tudo isso é fundamental!

Esse é um assunto muito extenso, por isso seguirá uma série de post quinzenais sobre o assunto. Começaremos com a etiqueta profissional.

A importância da etiqueta no mundo corporativo requer uma identidade profissional bem consolidada, habilidades sociais treinadas e uma imagem bem projetada. Um comportamento adequado, capacidade de comunicação e inteligência emocional aliados são fatores chave de sucesso. Vale um alerta: RH recruta pela qualificação e demite pelo comportamento. O profissional deve preocupar-se com qualidade de vida, marketing pessoal, boa apresentação, ser e parecer saudável, respeito ao próximo, desempenho profissional e com a manutenção de um ambiente de trabalho saudável para que tenha a possibilidade de se destacar no mercado.

Viver com cordialidade e segurança no trato social é algo que parte de uma importante premissa: conhecer a si mesmo e a cultura do ambiente em que vivemos. Aqui vão algumas dicas para facilitar a colocação desses conceitos em práticas:

Roupas em ambiente de trabalho

Na dúvida, opte sempre pelo clássico. Cuidado com moda e modismos. Cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração – faça uma composição que equilibre estes dois fatores. Fuja do jeans, a não ser que o ambiente permita ou que seja “casual friday”. Muito cuidado com perfume. Muito mesmo!

Mulheres: evitem decotes e transparências, cuidado com babados e rendas, nunca deixem o sutiã visível, maquiagem deve ser discreta e funcional, optem sempre que possível por sapatos fechados. Homens: prefiram ternos escuros, a meia é uma extensão da calça por isso elas devem ser da mesma cor, exceto jeans, claro. Evitem gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho, evitem camisa quadriculada ou listrada e cuidado com a combinação calçado e calça.

Pontualidade

Uma regra básica que apesar de indispensável é uma das mais desrespeitadas. Para profissionais e executivos atrasar-se em um encontro ou reunião de negócios é uma atitude injustificável. Simplesmente não se pode atrasar, salvo se ocorrer uma situação absolutamente imprevisível. E, neste caso, é preciso telefonar avisando.

Cumprimentos ao entrar e ao sair de ambientes fechados, tais como elevadores

Nos elevadores, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma forma que idosos têm a preferência. Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que já estão dentro. Em elevadores de empresas, o homem deve entrar após a mulher e permitir a passagem para que ela saia primeiro. Se estiver muito cheio e essa delicadeza representar incômodo para as pessoas, o homem deve pedir licença e sair primeiro. Se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem ou a pessoa mais jovem, deve abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador.

Não confunda o profissional com o informal

Cuidado para não exceder nas festas de empresa, happy hours, jantares e almoços sociais. Saiba separar as coisas. Esteja sempre atento e seja cordial com todos, somos todos iguais e merecemos respeito. Jamais chame alguém na qual você tenha alguma relação profissional de ‘querido’, ‘meu bem’ ou ‘benzinho’. Conheça os costumes  e usos de cada local e preste atenção aos detalhes. Lembre-se que cada cargo ou função demanda algumas posturas e responsabilidades diferentes e nunca trate de assuntos particulares próximos a pessoas que você tenha uma relação profissional.

Essas foram as primeiras dicas para etiqueta profissional. Como o assunto é extenso continuaremos nos próximos posts com mais dicas de comportamento profissional.

Aguardo vocês e até a próxima!”