Mais uma quarta feira e mais um exemplar da coluna “Formaturas, Batizados e Afins”, assinada pelo Professor de Biofísica Marcelo Einicker Lamas. O tema de hoje é a primeira parte de uma coluna sobre o Prêmio Nobel, que deve ter os vencedores em sua versão 2010 anunciados proximamente.

Consideraria que o Presidente Lula possui chances bastante representativas de ser agraciado com o Nobel da Paz este ano, pelos esforços na redução da pobreza e na promoção da paz.

Vamos ao texto, que terá sua segunda parte publicada na coluna do dia 06 de Outubro.

Quantos Prêmios Nobel o Brasil tem?

Caros amigos,

Ainda embalado pelo centenário de Carlos Chagas Filho (tema de nossa última coluna), e aproveitando um assunto comentado pelo amigo Pedro Migão em troca de e-mails trago hoje este tema que, aposto, a ampla maioria de nossa população sequer sabe do que se trata.

Brasileiro dá importância para ganhar a Copa do Mundo, a Copa América, medalha de ouro em Olimpíada…até para ver o Oscar – prêmio máximo do cinema – muita gente ficou acordado até de madrugada torcendo para “Central do Brasil” e para Fernanda Montenegro. Sabemos que o Brasil é Pentacampeão Mundial de Futebol…sabemos que Ayrton Senna, Nélson Piquet e Emerson Fittipaldi foram campeões na Fórmula 1…mas, o que sabemos de Brasileiros e o Prêmio Nobel??

Alguém sabe responder a pergunta que dá título para a nossa coluna quinzenal? Alguém sabe o que é, e o que representa o Prêmio Nobel? Vamos buscar na história não apenas a origem desta importante premiação como também vamos relembrar uma das maiores injustiças já vistas nesse mundo.

O que é o Prêmio Nobel?

Em 1833, nasce na Suécia Alfred Nobel (foto acima), filho de um casal de engenheiros que já vinham de famílias de pesquisadores e inventores importantes naquele século. Nobel foi educado na Rússia e teve grande sucesso em sua vida acadêmica e profissional tornando-se um homem muito rico. Sua riqueza veio de inúmeros inventos e descobertas, algumas célebres como a descoberta da dinamite em 1866. Detentor de mais de 350 patentes, criou empresas e laboratórios em quase 20 países. Também atuou na literatura escrevendo poesias e dramas, o que o fez cogitar se tornar um escritor. Idealista e consciente dos perigos que envolviam os usos indevidos de sua principal invenção sempre apoiou os movimentos em prol da paz.

Dono de um gigantesco império industrial, Nobel deixou, ao falecer em 1896, uma grande fortuna destinada à criação de uma Fundação que deveria financiar, anualmente, cinco grandes prêmios internacionais. Dentre esses prêmios, quatro deveriam destinar-se àqueles que se destacassem em suas descobertas nas áreas da Física, Química, Medicina e Literatura. Seu testamento especificava também um prêmio para quem mais se empenhasse em prol da paz e da amizade entre as nações. Mais tarde, já em 1969, foi criada mais uma categoria para este importante prêmio, a das Ciências Econômicas.

Todos os anos em 10 de dezembro (dia do aniversário da morte de Nobel), desde 1901, ocorre a cerimônia de premiação que é realizada em Oslo, Noruega, e em Estocolmo, Suécia. Várias instituições participam da escolha dos premiados, entre as quais: a Academia Real de Ciências da Suécia para a Física, Química e Economia; a Academia de Literatura da Suécia; e o Comitê Nobel da Noruega, este último responsável pela entrega do Prêmio Nobel da Paz. Anualmente, cada comitê manda convites aos meios científicos de vários países, pedindo-lhes para nomear seus eventuais candidatos. As nomeações são recebidas pelos comitês e, depois de serem estudadas e analisadas por especialistas, são transmitidas às instituições que votam para escolher os vencedores. Os escolhidos recebem uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o seu nome, um diploma e um prêmio em dinheiro (da ordem de 1 milhão de dólares). Mais do que qualquer coisa, o escolhido coloca seu nome na história e passa a ser considerado uma referência mundial naquele determinado campo de atuação.

Entretanto, apesar de toda filosofia e idéia de Nobel ser muito bonita e nobre, sabe-se que nem sempre estas decisões são unânimes, e mais ainda, que em alguns casos, grandes injustiças acontecem. É mais ou menos como no caso do Oscar para os filmes, atores, atrizes, diretores, etc. Todos os anos temos algum tipo de inconformismo com as premiações. Claro, com o Nobel também acontecem os inconformismos. Um é bem recente, que foi a escolha de Barack Obama como Prêmio Nobel da Paz em 2009, sem ter ele feito na prática, nada que fosse em direção da paz.

Mas afinal, quantos Prêmios Nobel o Brasil tem?

Para aqueles mais curiosos e interessados no assunto, o site oficial do Prêmio é este: http://nobelprize.org/nobel_prizes/

Aí encontrarão tudo sobre a história e todos os laureados em cada categoria de todos os anos. Aqueles que consultarem estas listas, verão com tristeza que o Brasil não tem nenhum Prêmio Nobel. Seja nas ciências, seja na literatura, seja nas ações de promover a paz mundial, apesar de algumas indicações de brasileiros.

Não vamos comparar o Brasil com os países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão, França…enfim, mas é estranho saber que nós não temos nenhum prêmio enquanto países de nosso porte, como a Índia, e de porte inferior economicamente falando já tem em seus quadros Nobelistas. Apenas para uma comparação, aproveito a rivalidade no futebol entre Brasil e Argentina. Trazendo a rivalidade para o Prêmio Nobel, o Brasil perde de incríveis 7 x 0 para a Argentina!! Ou seja, nosso “hermanos”, vizinhos da América do Sul, tem 7 nobelistas. E não é só a Argentina. A Colômbia, o Uruguay, o Chile…todos tem seus premiados…mas o Brasil…nada.

E o que há de ruim nisso? Isto reflete uma distorção histórica que meio que determina que no nosso País nada que se faz em uma destas áreas pode ser considerado assunto de ponta. Isso empurra para baixo as Universidades brasileiras no ranking mundial das melhores instituições de ensino, dentre outros aspectos negativos que repercutem com essa falta de um Nobel para o Brasil.

Desde sua primeira edição em 1901 até 2009, 537 prêmios foram concedidos. Em alguns poucos anos, não houve cerimônia de entrega ou não foram divulgados os candidatos e/ou os ganhadores. Este tipo de situação ocorreu por conta das duas grandes guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente), o que pode ser considerada uma causa justa, mas também já ocorreu por outros motivos; contemplados em um item do estatuto do prêmio que diz literalmente: “If none of the works under consideration is found to be of the importance indicated in the first paragraph, the prize money shall be reserved until the following year. If, even then, the prize cannot be awarded, the amount shall be added to the Foundation’s restricted funds.” Ou seja, dentre os indicados pode acontecer dos membros das Academias que escolhem os vencedores interpretarem que não existe mérito suficiente para esta honraria, e aí simplesmente o prêmio não é concedido. Isto aconteceu em cinquenta ocasiões, de acordo com a lista abaixo:

Física: 1916, 1931, 1934, 1940, 1941, 1942
Química: 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941, 1942
Medicina: 1915, 1916, 1917, 1918, 1921, 1925, 1940, 1941, 1942
Literatura: 1914, 1918, 1935, 1940, 1941, 1942, 1943
Paz: 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1923, 1924, 1928, 1932, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1948, 1955, 1956, 1966, 1967, 1972
Economia: –

Na nossa próxima coluna, darei seguimento a este tema apresentando alguns casos emblemáticos de brasileiros que deveriam ter sido ganhadores do Prêmio Nobel, mas que por motivos as vezes não muito claros, não tiveram em seus curriculuns esta máxima premiação e este merecido reconhecimento.

Até a próxima
Marcelo Einicker Lamas”

6 Replies to “Formaturas, Batizados e Afins: "Quantos Prêmios Nobel o Brasil Tem?"”

  1. Se o for, será ainda pior do que o Prêmio Nobel dado a Obama. Pois Lula está dividindo o Brasil de tal forma que pode causar até uma guerra civil. Não a que enfrentamos dia-a-dia com os traficantes.

    Está apoiando um país que pode nos levar a uma 3a Guerra no Golfo. Com efeitos nucleares.

  2. Bruno, desta discordo radicalmente.

    Quem está tentando dividir o país são meia dúzia de donos de grandes veículos de imprensa que tiveram interesses contrariados e sob uma capa de “imparcialidade” se jogaram de cabeça na campanha do tucano.

    Lembre-se que Lula tem 80% de aprovação popular – não disuto aqui os motivos – e o que se vê é uma minoria que faz muito barulho, mas não tem voto.

    Agora pergunto eu: por que não se vê uma linha no JN sobre o escândalo gaúcho, onde a governadora grampeou todo mundo – inclusive os candidatos de oposição ao governo ?

    Por que, com a exceção da Isto É, ninguém noticiou o caso do tesoureiro de Serra que sumiu com R$ 4 milhões de Caixa Dois da campanha ?

    Se tem escândalo, vamos apurar, mas que se apure todos. Usar concessões públicas para conveniências de campanha é que não dá.

    Golpista, aqui, não é o PT. É quem não tem voto.

    abs

  3. Em tempo: a coisa tá tão extremada que o “manda chuva” do jornalismo da Globo, tucano de carteirinha, deve “rodar” após as eleições.

    A Globo pode ser oposição mas já percebeu que a tabelinha entre o jornal Nacional e o horário eleitoral está minando sua credibilidade jornalística.

  4. Ter aprovação popular não dá direito a passar por cima das leis. Se der, posso querer ser presidente do Brasil e ser popular só para poder matar determinadas pessoas que me fizeram mal durante minha vida. Entendeu o absurdo da proposição?

    E quanto ao escândalo gaúcho, achei reportagens no Estadão com referências no blog do Noblat! E quanto a apurar todos, sou plenamente a favor. Você sabe bem disso. Mas o que disse é que Lula está gerando uma guerra fratricida e você não me deu argumentos contra isso.

    Pelo contrário, só mostrou o quão fratricida está sendo esta guerra.

  5. Bruno, eu não vou tentar te convencer porque estamos em cmapos opostos.

    Vas vou escrever uma coisa aqui, que desenvolverei mais tarde com calma: há sim um golpe de estado em curso. Mas não é do lula, é contra o lula. Vão tentar ganhar no grito o que sabem que não ocnseguirão no voto.

    Só não sei se será via Judiciário ou quartelada pura e simples.

    Outra coisa: se Serra fosse o Presidente, este humilde Ouro de Tolo estaria fechado, e seu amigo, provavelmente preso…

    Agfinal de contas, quem quer censurar a internet e fechar “blogs sujos” é o candidato tucano…

  6. Fechado, sim. Desempregado, talvez. Já preso, duvido.

    Se fosse o contrário (você acusando o PT) eu poderia até acreditar no que você escreveu sobre ser preso. Afinal, minha namorada foi acusada de desvios de verbas cometidos por petistas, foi isolada e terminou aposentada por doença onde trabalhava tal foi o assédio moral dos assembleístas. Teve que recomeçar a carreira do zero e conseguiu. Quem faz isto, é capaz até de matar para se manter no poder, na minha opinião.

    E lembre-se que venho escrevendo que qualquer um dos dois poderia sucumbir a uma tentação autoritária, dadas as reações de ambos a perguntas, acusações e direcionamentos indesejados. Vide “pitis” de Serra e Dilma quando contrariados fartamente divulgados via Internet.

Comments are closed.