Sábado, mais um final de semana…
Mostro aqui algumas camisas raras do Flamengo que eu tive a sorte de adquirir nos últimos três anos. Abaixo, algumas fotos e uma pequena história de cada uma delas.
O Ouro de Tolo irá sortear proximamente duas camisas de jogo autografadas rubro negras. Aguarde, que na próxima semana divulgarei aqui as instruções.
Esta acima nem é tão rara, comprei em loja, mas é uma das que mais gosto. Utilizada entre 2004 e 2006, é a camisa do título da Copa do Brasil de 2006. Como engordei de 2004 para cá, está bem justa.
Esta que coloco acima e abaixo, é bastante rara pois não foi vendida em loja. Qualquer dia conto aqui como ela chegou às minhas mãos. É de 2007 e embora esteja com a configuração da Taça Libertadores daquele ano, foi utilizada na derrota de quatro a um para o Madureira.
O curioso é que os decalques da marca e do número são bem frágeis, o que me faz pouco a utilizar.
Esta acima e abaixo é outra que não foi vendida pela Nike e foi preparada para jogo, não sendo utilizada. Comprei-a no Mercado Livre de um vendedor com contatos, à época, no clube.
Também é uma camisa rara pois Bruno, o titular à época, não a utilizou pois alegava que “dava azar”. Ela apareceu apenas no goleiro reserva em algumas ocasiões.
Esta que disponibilizo acima e abaixo é rara por três motivos: por não ter patrocínio, ser de mangas longas e ter uma configuração diferente da vendida em lojas.
A camisa foi utilizada pelo hoje titular Marcelo Lomba no Campeonato Estadual deste ano.
Acima e abaixo, outra camisa muito rara e que faz parte do período entre a rescisão com o patrocinador anterior e a assinatura com a Batavo, patrocinadora atual. Utilizada por Adriano também no Estadual deste ano.
Abaixo, uma camisa comum, mas que tem um detalhe que a torna única: o número 12, aposentado pelo clube mas que é utilizado na Taça Libertadores por exigência do regulamento. Foi utilizada na primeira fase da competição.
Abaixo, outra camisa do titular atual do gol do Flamengo, utilizada no Campeonato Brasileiro:
Agora, um exemplar azul e amarelo, com um número diferente do vendido em lojas (apenas o 10). Foi preparada para ser utilizada contra o Corínthians, mas como o jogador não foi relacionado acabou em meu armário.
Outra camisa de goleiro, esta raríssima pois não foi vendida em lojas e ainda está autografada pelo atual titular de nossa baliza. É o exemplar correspondente ao terceiro uniforme.
Aliás, é uma camisa belíssima.
O curioso é que as camisas preparadas para jogo são ligeiramente maiores que as disponibilizadas para venda ao torcedor. Eu, que uso GG, consigo usar estas G de goleiro, embora fiquem mais justas no meu corpo. Só não posso engordar mais…
Finalizando, o exemplar “retrô” vendido pela Olympikus da camisa do goleiro Zé Carlos, utilizada na conquista do Campeonato Brasileiro de 1987.
Ela foi colocada à venda, mas em tiragem limitada. Pode ser encontrada em algumas das boas lojas do ramo e tem como destaque a fidelidade à original. Na prática, a única diferença é o símbolo da atual patrocinadora de uniformes do Flamengo.
O leitor deve estar se perguntando como consegui estas camisas mais recentes. Quando fizer a promoção da camisa autografada darei o “caminho das pedras” para que se possa adquirir uma destas.