Na noite de ontem tivemos o pontapé inicial do Carnaval 2011, com o sorteio da ordem de desfile. É algo extremamente importante porque os horários de desfile podem diferenciar estratégias de desfile, características de samba e mesmo influência no julgamento.
As escolas são divididas em “pares” de acordo com as colocações anteriores e sua torcida. São Clemente, campeã do Grupo de Acesso e a União da Ilha, décima primeira colocada do ano anterior não participaram do sorteio e abrem os desfiles respectivamente no domingo e na segunda feira.
Tivemos como “pares”: Tijuca e Salgueiro; Beija Flor e Mangueira; Vila Isabel e Grande Rio; Portela e Imperatriz; Porto da Pedra e Mocidade.
O sistema de sorteio ocorre em três etapas: na primeira os presidentes sortearam bolinhas de um a dez e quem tivesse o maior número escolhia o dia de desfile. No segundo, as escolas sorteiam de dois a seis a posição dentro do dia determinado. Por último, as escolas podiam trocar dentro do mesmo dia.
Findo o processo, vamos à ordem de desfile para o carnaval 2011. Ao lado coloco os enredos determinados.
Domingo – 06 de Março de 2011:
1 – São Clemente – enredo sobre a cidade do Rio de Janeiro;
2 – Imperatriz Leopoldinense – a história da medicina;
3 – Mocidade Independente – enredo sobre agricultura, patrocinada pela Sen. Kátia Abreu;
4 – Unidos da Tijuca – o medo no cinema;
5 – Vila Isabel – já tem enredo, patrocinado, mas não anunciou ainda;
6 – Mangueira – 100 anos do compositor Nelson Cavaquinho;
Segunda Feira – 07 de Março de 2011:
1 – União da Ilha – enredo sobre a evolução das espécies, baseado na obra de Charles Darwin,
2 – Salgueiro – o Rio no cinema;
3 – Portela – o sonhado enredo sobre a história da escola, anunciado, deve ser trocado por um patrocinado sobre o pré-sal. Mas a escola só irá divulgar o enredo definitivo em meados de julho, embora a tendência é de que seja um destes dois;
4 – Grande Rio – Florianópolis, patrocinado;
5 – Unidos do Porto da Pedra – homenagem à teatróloga Maria Clara Machado;
6 – Beija Flor – homenagem ao cantor Roberto Carlos;
Para mim complicou bastante a logística, pois pretendo desfilar na União da Ilha e na minha Portela. Vamos ver como fica. Além disso, não gosto de ver a minha escola concentrando do lado do edifício Balança mas Não Cai. Este ano a armação do desfile foi muito complicada, como já contei aqui logo após o carnaval 2010.
De qualquer forma, Salgueiro, Portela e Grande Rio pegaram aquelas que são consideradas as posições nobres de desfile do Grupo Especial. As escolas que desfilam na segunda feira costumam ter uma idéia mais precisa do que precisam fazer para obter uma boa posição, bem como o jurado está com a lembrança mais recente. Lembro aos amigos que as notas somente são fechadas no final do desfile, terça pela manhã.
Os grupos de Acesso terão seus sorteios realizados em outras datas. Informo, porém, que o rebaixamento destes grupos para 2010 foi anulado, ou seja, o Boi da Ilha está de volta à Sapucaí, mantendo-se no Grupo B.
Estarei informando a ordem dos demais grupos aqui assim que forem definidos.