Mais uma quarta feira e mais uma edição de nossa coluna sobre Ciéncia e Tecnologia, a “Formaturas, Batizados e Afins”.
Como sempre assinada pelo Professor de Biofísica Marcelo Einicker Lamas, hoje traz boas notícias sobre a produção científica brasileira. Vamos ao texto:
O Brasil ganhou da Holanda

Ainda em tempo de Copa do Mundo, esta talvez fosse a notícia que todos queriam ter lido nos jornais depois da inexplicável atuação do time de Dunga (não consigo chamar de Seleção Brasileira, pois não refletia os anseios da maioria de nós brasileiros) nas quartas de final da Copa da África. No entanto, lá em Port Elizabeth a Holanda sorrateira virou o jogo e eliminou o Brasil da Copa 2010. Mas isso foi no futebol, e esta coluna é sobre Ciência!

Pois então falemos de um Brasil x Holanda muito importante que foi vencido pelo Brasil no campo do desenvolvimento científico em 2009.

O investimento em Ciência e Tecnologia anda de braços dados com o desenvolvimento de uma Nação, e isso já foi tema desta coluna. Apesar de não ter ainda plenamente consolidado seu parque científico quando comparado a outros países, os investimentos em Ciência e Tecnologia no Brasil tem aumentado ao longo das últimas duas décadas. Isto se reflete em números importantes que acenam para maiores chances de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias a médio e curto prazo.

Sem falar no impulso na formação de mão de obra especializada nas diferentes áreas do conhecimento, que fazem girar a grande roda do desenvolvimento e por tabela, a economia. Devido a este aumento no aporte de recursos, o Brasil tem ocupado um espaço cada vez mais importante no ranking científico mundial. Nas duas últimas décadas, o país subiu da 27ª para a 18ª posição no ranking global de Ciência e Tecnologia.

Para que se possa ter um exemplo concreto disso, em 1981, 1887 artigos científicos foram publicados por grupos de pesquisa brasileiros em revistas científicas de circulação internacional, indexadas nas melhores bases de dados disponíveis. Isso correspondia a 0,44% da produção mundial em Ciência, lembrando que estes artigos científicos são gerados após anos de pesquisa em diferentes assuntos, onde o grupo de pesquisa parte de hipóteses que são testadas experimentalmente até que sejam confirmadas ou rejeitadas; gerando resultados que integram a “estória” contada em cada um dos artigos científicos. Esta forma de divulgação científica está disponível a todos nas bibliotecas dos centros de pesquisa e Universidades, ou ainda em páginas da Internet como por exemplo o Portal de Periódicos da CAPES (www.capes.gov.br). Já em 2001 o número de artigos científicos publicados subiu para 10.555, passando a representar 1,44% do total de artigos produzidos no mundo.

Mais recentemente, contando os anos de 2007 e 2008, a publicação de artigos científicos gerados por grupos de pesquisa do Brasil em periódicos de circulação internacional e indexados subiu mais de 50% e permitiu que o país superasse dois países de peso no cenário científico Mundial: Rússia e Holanda. Foi o maior crescimento de geração de conhecimento científico dentre todos os 183 países que constituem este ranking, onde o número de artigos pulou de pouco mais de 19 mil, para cerca de expressivos 30 mil artigos publicados!

Isso tornou o Brasil o 13º melhor produtor de conhecimento do mundo, com agora mais de 2,12% do total gerado pelos países do ranking. Este fato teve uma repercussão enorme na comunidade científica mundial; e claro trouxe muito orgulho a todos nós membros da comunidade científica brasileira e mesmo todo povo brasileiro, que em sua maior parte ajuda a manter os investimentos em Ciência e Tecnologia no país. Esta conquista foi anunciada oficialmente pelo Ministro da Educação Fernando Haddad no ano passado (05/05/2009), durante uma Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências. Foi sem sombra de dúvidas, o maior crescimento em Ciência e Tecnologia da história do País, fato realmente digno de destaque e de júbilo.

Mas, onde entra a Holanda nisso tudo?

Como todo ranking, esta geração de conhecimento não deixa de representar uma competição. Uma competição sadia, onde todo o mundo sai vencendo, pois desenvolver a Ciência ajuda a responder questões importantes e gerar novas tecnologias nas diferentes áreas do saber. A quantificação do crescimento da produção brasileira indicava a subida de uma posição neste ranking, o que nos colocaria à frente da Rússia, um país que tem seu nome quase que diretamente associado à Ciência e Tecnologia. No entanto este crescimento de nossa produção foi tão robusto que nos fez ultrapassar também a Holanda! Sim, neste campo nós já derrotamos a Holanda, que é outro gigante da Ciência mundial.

Entretanto, este resultado não pode ser encarado como um jogo vencido. Ou seja, não podemos fazer como o time do Dunga no segundo tempo daquela partida contra os holandeses quando voltaram num estado de letargia e apatia que levou à nossa eliminação da Copa da África. O País tem que seguir ampliando os investimentos para que a geração de conhecimento siga esta crescente tão significativa. De acordo com o Prof. Jorge Guimarães, Presidente da CAPES, se o ritmo de crescimento da produção for mantido é provável que ainda em 2010 o Brasil suba mais uma posição no ranking.

Para entrar no grupo dos 10 maiores produtores de conhecimento, o Brasil precisar superar Coréia do Sul (cerca de 35 mil artigos), Austrália (36,7 mil) e Índia (38,7 mil). Atualmente os 10 maiores produtores mundiais de conhecimento são: Os EUA, que lideram com 340 mil artigos publicados, seguidos da China (112,8 mil), Alemanha (87 mil), Japão (79 mil), Inglaterra (78 mil), França (64 mil), Canadá (53 mil), Itália (50 mil), Espanha (41,9 mil) e a Índia (38,7 mil).

Infelizmente estes números não chegam para a maioria da nossa população. E, mais triste ainda, a grande maioria dos brasileiros não entende porque pode ser tão importante estar entre os 10 maiores produtores mundiais de conhecimento. O fato é que um País que quer ser desenvolvido precisa sim de muito investimento em Ciência e Tecnologia, e este investimento nos dá muito orgulho pois mostra que o Brasil não é só o País do futebol (se bem que essa frase está bem fora de moda…), ou o País do Carnaval. Que passem a ver o Brasil também como um País da Ciência e da Tecnologia.

Até a próxima !

Marcelo Einicker Lamas”