Final de semana chegando, 2010 que não chega ao fim…
Nossa música para o final de semana é uma homenagem a três grandes nomes do samba, da música e da cultura popular brasileira: Paulo da Portela (1901-1949), Clementina de Jesus (1901-1987) e Roberto Ribeiro (1940-1996).
Sobre Paulo da Portela, autor da canção, escrevi um pouco no post sobre o aniversário portelense, em abril. Ele foi um dos principais responsáveis pela aceitação do samba pela sociedade carioca, trazendo da marginalização – que é totalmente diferente de marginalidade, é bom que fique claro – para a sua posição merecida de destaque no cenário cultural brasileiro.
Clementina de Jesus, uma das intérpretes da canção, foi descoberta aos 63 anos por Hermínio Bello de Carvalho, sendo nome indispensável àqueles que querem conhecer mais profundamente a cultura sambista carioca.
Roberto Ribeiro, intérprete de alto valor e puxador por muitos anos do Império Serrano, hoje infelizmente meio esquecido, é outro sambista de valor que temos de exaltar e lembrar.
A música, de autoria de Paulo da Portela e interpretada pelos cantores, é “Cocorocó”, cuja letra coloco abaixo. Bom final de semana.
“Cocorocó, o galo já cantou
Levanta nêgo tá na hora de tu ir pro batedor
Ô nêga me deixa durmir mais um bocado
Não pode ser,
é visto que o senhorio tá danado com você
Ainda não pagaste a casa esse mês
Levanta nêgo que só faltam 10 prás 6

Íh nêga me deixa dormir, eu hoje me sinto cansado
O relógio da parede talvez esteja enganado
Nêga me deixa durmir, eu hoje me sinto doente
Deixa de fita malandro você não vem pro batente
E por isso que vocês morrem cedo
Mete os peitos na orgia, sem ter medo
Até em cima de uma cama pra morrer
Não aparece companheiro pra socorrer”