Após longa ausência – fazia muito tempo que não participava de algum evento cultural de “adultos” – estive na noite de ontem no lançamento do “Livro Jogo das Copas – Globo Esporte”, do jornalista Lédio Carmona e do ilustrador Marcelo Martinez.
Saí do Centro por volta de 18:35 e achei que iria pegar trânsito no caminho até a Livraria da Travessa de Ipanema, onde seria o lançamento. Indo pelo Aterro e a orla de Copa, peguei um fluxo até razoável, embora não totalmente livre.
Parêntese: tenho 35 anos de idade, destes morei 34 na cidade do Rio de Janeiro e até hoje eu me enrolo todo quando tenho de ir à Zona Sul. Ressalvo que vou pouquíssimas vezes para os lados de lá, ainda mais dirigindo.
Cheguei por volta de 19:15 e deixei o carro na Epitácio Pessoa – a livraria é na Visconde de Pirajá mas quase chegando ao Leblon. Milagre: vaga determinada, sem risco de multa ou reboque e sem flanelinhas ! Acredito que seja para servir a dois restaurantes que ficam exatamente em frente a tais vagas.
A livraria não estava muito cheia, peguei meus exemplares e logo direcionei-me para a mesa de autógrafos, após cumprimentar o amigo Lédio e sua sempre simpática esposa. Aproveitei para pegar autógrafos nos livros de jornalistas que assinam textos no mesmo, como Cléber Machado (foto), Luiz Carlos Jr. (abaixo), Marcelo Barreto e e Sidney Garambone – que me cobrou a resenha do livro de sua autoria sobre volantes que, breve, publicarei aqui.
Aliás, quero de público agradecer ao simpaticíssimo casal Luis Carlos Jr. e Janaína Xavier, ambos do Sportv, que mesmo sem muito tempo disponível foram super solícitos e me ajudaram a quebrar a timidez quanto às fotos.
Para mim nem tanto porque tenho alguns amigos no jornalismo esportivo, mas é curioso ver aquelas pessoas que muitas vezes somente conhecemos da televisão ou da interação virtual – twitter, e-mail, blogs – conversando, brincando, sendo solícitos e rindo. A imagem de um “pedestal” em que eles se encontram, que muitas vezes o leitor ou telespectador os coloca, é totalmente falsa.
Não posso me queixar de nenhum dos jornalistas com os quais tive a oportunidade de conversar na noite de ontem. Seria injusto se fizesse aqui qualquer tipo de diferenciação. O fato de ser amigo de um dos autores certamente ajudou, mas diria que se qualquer um dos meus 62 leitores chegasse no evento seria muitíssimo bem tratado.
Também tenho de ressaltar que fazia uma imagem completamente diferente do locutor esportivo Cléber Machado, que é bastante simpático. É um “mea culpa” necessário.
Após aproximadamente uma hora e meia no evento, adquiri outros quatro livros (vício, fazer o quê) e retirei-me, não sem antes estar frente a frente com um de meus ídolos de infância, o ex-jogador Júnior. Fiz um caminho mais longo mas cheguei em casa sem grandes problemas, apesar das duas taças de vinho que havia consumido.
Ressalte-se também a cobertura do canal de esportes SporTv, como se pode ver na foto acima.
Aproveito para colocar abaixo três registros:
Com o jornalista Sidney Garambone – meu Deus, que cara é essa minha?
Com o autor e amigo Lédio Carmona.
Maestro Júnior.
Em suma, foi uma noite bastante agradável e só tenho a agradecer a todos aqueles que assim o contribuíram, em especial ao amigo Lédio Carmona.
O Ouro de Tolo fará uma promoção que dará um exemplar autografado do livro a um de seus leitores. Mais tarde, ainda hoje em post específico, darei os detalhes.

2 Replies to “Noite Literária”

  1. Oi Pedro, não me leve a mau, com exeção do Garambone o resto ali é tudo “pau mandado”, “rezam” direitinho a cartilha das “organizações” do mal.Só vejo a sportv obrigado, por causa deste monopólio criminoso.

    abs

Comments are closed.