Semana muito corrida, infelizmente não consegui escrever o que gostaria aqui nesta última semana.
Para este sábado queria colocar aos meus 52 leitores um debate que vem sendo arduamente travado em uma das listas de discussão sobre o carnaval da qual faço parte.
A Inocentes de Belford Roxo, a inacreditável vice-campeã do Grupo de Acesso A em 2010 – fez carnaval para rebaixamento – anunciou para 2011 um enredo em homenagem ao grupo “Mamonas Assassinas”, pop descartável oriundo da cidade de Guarulhos e que pereceria tragicamente em um acidente aéreo.
E o debate travado foi justamente neste sentido, de que o grupo em questão não merece a honra de ser homenageado por uma escola de samba. Ainda mais com tantas pessoas ligadas ao samba e artistas muito mais ligados ao meio que jamais mereceram sequer uma menção em ala.
Os músicos de Guarulhos são um exemplo acabado de fenômeno que somente se intensificou até os dias de hoje: representantes de cultura de massa destinados a durarem seus “quinze minutos de fama” e rapidamente sumirem, utilizando-se de uma estética artística que denominaria “quanto mais idiota melhor”.
Ontem foram os Mamonas Assassinas, que acabaram se mantendo na lembrança popular devido à tragédia ocorrida ainda no transcorrer de seu “prazo de validade”. Hoje é o tal do ‘Rebolation’, ou o grupo da vez de música romântica travestida de “pagode” ou aquelas insuportáveis músicas que de “sertanejas” só tem a denominação e a formatação em duplas de calças coladas ao corpo e blusões multicoloridos – sem esquecer dos cabelos leoninos.
Cito exemplos, mas a cultura de massa no Brasil hoje segue duas características principais: é de fundo descartável e toma como cláusula pétrea que o consumidor é um perfeito idiota. Este não teria a capacidade de consumir formas de entretenimento mais elaboradas ou sofisticadas; apenas diversões descartáveis e o mais elementares possíveis.
Falo da música mas isto se aplica às novelas, ao ‘jornalismo’, à televisão como um todo e a chamada “literatura de massa”. Não admira que Paulo Coelho e os livros de auto-ajuda sejam campeões de vendas.
Teatro e em menor escala o cinema ficaram restritos a uma espécie de “gueto” oprimidos por esta tendência à formas de consumo cada vez mais idiotizantes e voltadas para uma massa acrítica de pensamentos. O negócio é robotizar e tirar o máximo de dinheiro no menor espaço de tempo.
Pensar é desestimulado, aumentar a cultura geral é desestimulado. Basta ver que aqueles que procuram elevar seu grau de conhecimentos invariavelmente são chamados de ‘intelectuais’, hoje sinônimo de ‘chatos’. A boa cultura tem um espectro de consumo restrito.
Então temos um círculo vicioso: o mainstream não incentiva expressões mais elaboradas de cultura porque alega que “não vende”; e estas não vendem porque não tem os canais de divulgação – em especial a televisão aberta – necessários a fim de alcançar o grande público.
Outrossim, o processo de idiotização do cidadão médio chegou a um estágio onde ele tem dificuldades de observar algo diferente que as opções descartáveis com um mínimo de atenção. Tudo o que não é medíocre é “chato”.
No canal “Record News” temos um programa que reprisa imagens do arquivo da emissora, em especial dos Anos 60. Vê-se programas musicais comandados por Chico Buarque, Geraldo Vandré, Nara Leão, Roberto Carlos, o pessoal do Tropicalismo e o da Jovem Guarda. Isto sem mencionar os sensacionais festivais de música, vanguarda da cultura popular da época.
Hoje uma grade televisiva dessas seria impensável. ‘Sucesso’ são letras tatibitates e apelativas ao erotismo, é novela como um manual de mau caratismo, jornais apelando ao sensacionalismo e ao mau gosto, o eterno bisbilhotar de “celebridades”… a lista é longa. A isso se resume a nossa cultura de massa hoje.
Concluindo esta pequena análise – voltarei ao tema – o fato de uma escola de samba homenagear um exemplo perfeito e acabado desta cultura de massa descartável e de baixa qualidade é um sintoma de que internalizamos esta manifestação como dominante em nosso espaço midiático.
Acho esta tendência lamentável.

26 Replies to “Mamonas Assassinas e a mediocrização da cultura de massa”

  1. Só tenho que lamentar, por existirem pessoas que não dão valor, a Cultura e a Música Brasileira.
    Os MAMONAS ASSASSINAS são os maiores artistas que esta DROGA de País já teve!

    MAMONAS ETERNOS!
    DINHO, JULIO, BENTO, SAMUEL E SÉRGIO
    AMO VOCÊS

  2. Post mais IDIOTA que esse nao poderia haver.
    Isso só mostra seu caráter pseudo-inteligente, que
    quer saber demais onde na verdade nao sabe de nada.
    Mamonas Assassinas foi a maior banda que este país ja teve. Não falo de musicalidade nem muito menos de suas letras. Falo no sentido de proporcionar felicidade à esse país que só tem motivo pra chorar.
    Dentre tantos motivos que o Brasil nos dá para ficarmos triste, eles vieram com muita seriedade, humildade e carisma, e conseguiram nos proporcionar tamanha felicidade incomparável. Pena que por tão pouco tempo.
    Deus nao agradou à todos, Mamonas com certeza nao iria agradar.
    Agora chegue em uma rua, em qualquer cidade ou estado deste país, e peça para alguem cantar uma música dos mamonas.
    Aposto que todos, até aqueles que não tinham nascido na época, sabem cantar.
    Isso só demonstra total carinho com essa banda que sempre estará no coração dos brasileiros.
    Sem mais.

  3. SO uma coisas para esse cara!ate hoje nunca ouve na musica brasileira artista musicais de qualquer estilo de musica, que vederam em apenas 7 meses mais de 2 milhoer e 500 mil disco!na historia desse pais!que infelizmente existe pessoas como esses que acha que sabe alguma coisa da historia da musica brasileira e falam merda! No dia que tiver alguem que consigua fazer duas das maiores emisoras desse pais que sao a Globo e SBT brigarem para ter eles vc me fala! Mamonas Assassinas merece respeito por tudo que vez para esse pais! te garanto que vc nao consegue nem cheguar nem a um terco da onde eles cheguaram!!!…

  4. POST RIDICULO,CRIADOR DO POSt TNC!
    Além disso vc deveria ter + respeito,os CARAS já foram e não tão mais aqui para se defender…
    Se você fosse um pouco sábio que Mamonas foi uma cultura de música diferente com o objetivo de entreter quem tinha interesse em ouvir suas músicas,um mercado de nicho que deu certo e se propagou,verifique a história deles.Comparar com Rebolation?! Vc entende msmo de nicho mercadológico,etc.Seus 15 minutos de fama bateram recordes de vendas,comparado a Beattles e Michael Jackson e + estava por vir.Tenha respeito pelo menos com seus familiares! “MAMONAS ETERNOS 4EVER”

  5. O POST mais ridículo que vi na minha vida. O caráter de uma pessoa que escreve isso deve algo um tanto quando demoníaco. A coisa mais medíocre que vi nos últimos tempos foi esse post. Não merece nem ser lido, mas a indignação é tamanha que não tem como ficar quieto.
    OS MAMONAS ASSASSINAS foram o que vc jamais chegaria perto de ser. Na vida de muitos brasileiros eles tem um significado especial e aposto que vc não tem significado nem na sua própria vida! Mas do que lamentação, isso é uma indignação com uma pessoa que deve ter pácto com o demômio pra falar uma coisa dessa!

  6. Viado, respeito sua opinião, mas você só falou merda.

    escreve algo decente ai, ou que não ofenda um grupo que fez tão por essa merda de país.

    espero assuntos mais interessantes, e deixe de defecar pela sua boca.

  7. cara, vc é um tremendo de um babaca com um post desses, pelo jeito vai apagar todos esses comentarios .. se vc nao tem o que falar, nao fala merda do que vc nao sabe, de 10 pessoas que vc perguntar se gostava de mamonas, nove diram que sim.. entao enfia esse post NO SEU RABO, E FECHA ESSE BLOG! BABACA

  8. Aviso aos leitores que, embora este blog não seja a Casa da Mãe Joana, não irei deletar este bando de grosserias que eu tenho lido aqui.

    Sabem por quê?

    Porque o nível dos comentários é de uma indigência de pensamento e de estilo que corrobora exatamente o que digo no post.

    Antes de me xingar, aprendam a escrever.

  9. ou pedro migão seu animal, eu sei porq vc fala mal dos mamonas,é inveja jumento da sua parte.sabe porq?porq os caras eram feras, bons musicos,leia a historia deles seu animal ai vc vai perceber q mamonas assassinas não era uma banda artificial muito pelo contrario do que se encontra hoje em dia no cenario musical,cara vc é um zé ninguém quem te conhece?vc que aparecer coloca uma melancia na cabeça,mamonas assassinas é mamonas assassinas, e pedro migão?um babaca,idiota,que não sabe o que é musica boa.

  10. Realmente, também acho que muita música brasileira é descartavel, começando pelo carnaval e samba, sinonimo de pão-e-circo de uma cultura bestial.

    Ou vai me dizer que um refrãozinho cantando quase uma hora significa muito? Hahahha, se isso for música, meu peido é uma orquestra.

    Assinado: Ben.

  11. Lamentavel esse Post…

    Parabens a escola de Samba que vai homenagear um dos maiores grupos musicais que o Brasil ja teve.. Dentro da proposta deles, se tornaram uma lenda… É essas músicas dos Mamonas que meus filhos Futuramente irão ouvir e irão admirar… Alias, na Ultima quinta feira desse grupo Fui ao Show deles com 10 anos de idade em Caxias do Sul, e dois dias depois eles se foram… UM DOS MELHORES SHOWS DA MINHA VIDA… LEMBRO PERFEITAMENTE… COM 10 ANOS DE IDADE…

    Uma pena que vc pensa assim…

    FICA AQUI MEUS AGRADECIMENTOS A ESCOLA DE SAMBA… AGORA VIREI FÃ DA MESMA…

  12. O grupo teve a proposta de fazer todos rirem… de se tornar eternos… fizeram isso perfeitamente… A proposta deles não eram ser uma banda certinha, bunitinha com uma voz perfeita…

    O show deles era divertimento… o show deles era um verdadeiro show…

    Concordo quando tu diz que ‘Rebolation’, ou aquelas merdas de restast não são culturas… até pq concordo perfeitamente contigo.. aquilo é lixo musical…

    Agora já pegou o som “Jumento Celestino” dos mamonas ?, já reparou na mistura dos sons e estilos que eles botaram naquela música ? A sonorização ?, passando de um estilo nordestino para um som pesado ?… Aquele é um show… A letra não é nada romantica e com certeza não se compara a letras mais trabalhas, até pq não era isso a proposta deles, eles queriam divertir as pessoas e faziam isso com muita competencia…

    Enfim… LIXO MUSICAL É RESTART, REBOLATION, PRA MIM FUNK MAS TEM GENTE QUE ACHA QUE NÃO… ENFIM…

    MAMONAS ASSASSINAS É ETERNO…

    E como o amigo falou ali em cima, se Mamonas assassinas pra ti não é música, o que seria o carnaval aonde ficam 2 horas cantando sempre a mesma coisa ?…

  13. Ps: Parou nos anos 60 neh ?…

    Tirando a critica que tu fez a restart e rebolation, QUE FOI PERFEITA PQ AQUILO É LIXO

    Comparar Mamonas com Restast e Rebolation ?… asuhsahusahu… por favor, muito tosco…

    MAMONAS ASSASSINAS FOI DEMAIS…
    UM GRUPO MUSICAL MUITO BOM…

  14. Vc é um otario seu trouxa, essa banda mediocre ai vendeu 2,5 milhões de discos em 7 meses, vc sabe o que é isso? A maior banda de Rock n’ Roll de todos os tempos, seu trouxão.

  15. Migão, um segredo?

    Eu gosto de Mamonas Assassinas e os considero um fenômeno interessante da indústria cultural. Acho que eles próprios se surpreenderam por terem se tornado uma boy’s band, não creio que esse era o projeto deles.

    O acidente que abreviou a carreira deles nos deixou sem saber como seria o futuro deles.

    Agora, é lamentável que essa molecada venha trollar um post cujo objetivo nem era falar mal da banda em si, mas sim questionar a sua capacidade de figurar como homenageada em uma escola de samba. Mas mesmo sob esse prisma também sou forçado a lembrar que já vi personagens piores homenageados por escolas melhores, como o Chico Recarey na Mangueira.

  16. Eu nem vou gastar muitas palavras para responder esse topico, mas como foi citado pelo caro que quer menosprezar a importancia dos mamonas na nossa cultura eu so tenho uma frase a dizer “Va se fuder”. E preocure algo que realmente valha a pena você criticar.
    Eu penso que não cabe a você decide se eles merecem a homenagem ou não, essa decisão so cabe a escola de samba que deseja e se senti no direito de homenagem a mais engraçada banda de ROCK AND ROLL do BRASIL.

  17. Os Mamonas eram engraçados, mas nada além disso. Sua música, assim como sua performace tinham prazo de validade e só não caíram no esquecimento a que estavam condenados porque foram “premiados” com uma tragédia que lhe garantiram uma extensão desse prazo.

    Assim como a lei da gravidade faz cair na mesma velocidade tudo aquilo que é projetado pra cima, o sucesso meteórico dos mamonas iriam ter uma queda igualmente meteórica como acontece com todos os fenômenos do tipo. O que era os mamonas na época, hoje são os “restarts” e “sertanojos” da vida.

    Também concordo com o Migão que uma escola de samba tem pessoas muito mais importantes para homenagear, inclusive na própria cultura do samba.

    Mas infelizmente o descartável hoje está na moda. Pessoas são adestradas a não pensar e aceitar o que essa indústria da mídia impõe às massas. Formam-se cidadãos idiotas para consumir culturas idiotas e qualquer pessoa que venha com idéias diferentes é tratado por esses mesmos cidadãos da forma como vista nos comentários acima.

  18. O dono deste blog lixo quer dar uma de “Pseudo-Intectual” e não diz nada com merda nenhuma

    E esse Carlos aí de cima, tá no mesmo saco de bosta que o restante da população, que não dão valor ao que o Brasil tem de Melhor. Pensam estar dizendo alguma coisa, mas as palavras de vocês, são vazias, seus hipócritas de MERDA.

    PARABÉNS A ESCOLA DE SAMBA QUE IRÁ FAZER A GRANDE HOMENAGEM

    MAMOMAS ASSASSINAS, SÃO OS MELHORES, MELHORES E MAIORES MÚSICOS DO BRASIL.

    DINHO
    BENTO
    JULIO
    SÉRGIO
    SAMUEL

    BOTARAM PRA FUDER COM A PORRA TODA!!!!!!!
    ETERNAMENTE MAMONAS

  19. VAI TE FUDER SEU OTÁRIO PERDE TEMPO PRA ESCRECER COISAS QUE NA MAIORIA DAS VEZES VC EH CONTRA??? FALAR MAL DO MAMONAS??? HOJE EU NÃO ESCUTO MAIS E OUTRA, O QUE VC GOSTA OU DEIXA DE GOSTAR OU FALA OU DEIXA DE FALAR EH PROBLEMA SEU CARA, AGORA FICAR CRITICANDO PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO O TRABALHO DELA???
    FALAR MAL DOS MAMONAS???MÚSICA SERTANEJA???TELEVISÃO???

    CARA ESSAS PESSOAS ESTÃO FAZENDO O TRABALHO DELAS AGORA POR VC NÃO GOSTAR OU SEI LAH QUAL SEJA O OUTRO MOTIVO PERDER TEMPO PRA CRITICAR QUEM ESTÁ TRABALHANDO,VAI SE FUDER SEU OTÁRIO, TOMA VERGIONHA NA SUA CARA E POSTE UMA COISA QUE PRESTA SEU BOSTA OTÁRIO INÚLTIL.

  20. ESSE CARA AI É UM FDP QUE NAUM SABE DE NADA NESSE SENTIDO AI. EU DEVERIA ACABAR COM ESTE BLOGZINHO DE 5(QUINTA) PODERIA FAZER ISSO AGORA MAS VOU ME SEGURAR PROMETI QUE NAUM IA FAZER MAIS ISSO NAUM………

    MAMONAS ASSASSINAS PRA SEMPRE………….
    MELHOR BANDA QUE JA EXISTIU NESSE PAIS……..

Comments are closed.