O final de semana passado em Praia Seca, sem pegar no volante, foi muito bom em se tratando de leituras. Consegui ler três livros e começar um quarto.
Pela ordem cronológica, o primeiro que comento aqui é este “Daquilo que eu sei – Tancredo e a transição democrática”, do ex-deputado e ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra.
As memórias contadas no exemplar possuem valor histórico interessante pelo fato de o ex-deputado ter participado como ator expressivo de toda a transição democrática que levou à eleição de Tancredo Neves como primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.
Antes de chegar aí ele conta a carreira política dele desde os tempos de Caruaru, sua cidade natal, a sua participação no grupo de deputados “autênticos” do extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e a atuação deste grupo na luta parlamentar contra a ditadura.
Faz um cáustico perfil do ex-Presidente do Congresso Ulysses Guimarães, chegando em determninado momento a insinuar que ele era traidor dos colegas partidários. Também pontua o caráter “ambíguo” do depois presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os capítulos em que ele descreve o lançamento da candidatura Tancredo e sua trajetória até a agonia final são bastante reveladores. Embora não diga com todas as letras, ele afasta a hipótese de assassinato ao revelar que Tancredo já há bastante tempo sofria com os problemas que afinal o levaram à morte.
Outro momento revelador é quando ele conta, no seu mandato como Ministro da Justiça, a história do último caso relevante de censura no país, a proibição por pressão da Igreja Católica do filme “Je Vous Salue, Marie”, de Goddard.
Também foi espectador privilegiado das eleições de 89, como candidato a vice na chapa de Leonel Brizola. Ele não entra em muitos detalhes mas percebe-se que ficou meio decepcionado com o político gaúcho-carioca.
Apesar se bastante generalista, conciso até em algumas passagens, é um painel interessante da vida parlamentar durante a ditadura e do processo de redemocratização. Na Travessa, custa R$ 37.

3 Replies to “Resenha Literária – "Daquilo que eu sei"”

  1. Você é uma máquina de leitura de livros. Fico impressionado. Que poder de concentração! Deveria ser enxadrezista. Mal consigo acabar um livro em um mês.

  2. eu tenho mais duas resenhas pra escrever aqui, não tive foi tempo. mas isso é hábito, leio muito desde pequeno.

    quanto ao segundo, seu comentário foi irônico, né ? (risos)

Comments are closed.