Ontem o Banco Central anunciou mais uma queda da taxa básica de juros, a Selic, para 8,75% ao ano.

Isso reflete uma boa notícia e outra ruim. A boa é que com a diminuição da taxa há aumento da atividade econômica – como já escrevi aqui. A ruim é que, pelo publicado, esta será a última redução do ano, e já se fala em aumentar os juros básicos.

Com esta taxa básica, o juro real anual (ou seja, descontada a inflação) está na casa de 4,25% ao ano. Ainda é uma das taxas mais altas do mundo, mas como a nossa economia não está em recessão, não dá para comparar a taxas de países europeus, mais baixas. Entretanto, poderia ser menor.

Além disso, a taxa em patamares menores alivia a pressão sobre o câmbio e melhora as contas públicas, ao diminuir o serviço dos títulos públicos. Por outro lado, diminui a atração para capitais estrangeiros especulativos.

Aí que mora o perigo. Já se percebem pressões de setores do mercado financeiro – ressoadas por parte da imprensa especializada – a fim de se elevar as taxas de juros sob uma pretensa “volta da inflação”.

Em verdade, o objetivo é permitir ao mercado financeiro, em especial de títulos e câmbio, retomar seus ganhos estratosféricos com capitais vindos de fora, para especular e lucrar com a diferença das taxas de juros internas e externas. Lobby puro.

O problema é que o Banco Central é formado por diretores que, ou são egressos do mercado financeiro, ou trabalharão nele quando deixarem o governo. Ou seja, não irão desagradar a seus futuros patrões. O povo, patrão atual, e a economia real são apenas um detalhe.

Portanto, não se surpreendam com eventuais aumentos da taxa selic nos próximos meses. Vai arrebentar o câmbio, a atividade econômica e as contas públicas, mas…

3 Replies to “Sobre a Taxa Selic”

  1. ###

    Bom dia, portelense Migão.

    Quando a Taxa Selic cai, os juros da economia ficam estáveis.
    Quanda a Selic aumenta meio ponto, os juros da economia pulam 3 pontos pra cima.

    Quando o dólar aumenta, a gasolina sobe quase que automaticamente.
    Mas quando o dólar cai, a gasolina canta “tô nem aí, tô nem aí…”

    :o(

    Abraço.

    ###

  2. então….com sensação de -10°…

    * Chico disse tudo,por isso que vou de Kombi.
    .
    E o Sandey hein…namorado da neta…ô curtiço…

  3. Chico, os juros até andaram baixando na ponta, mas sem dúvida alguma, poderia ser melhor.

    Quanto ao preço da gasolina, o dólar e a Petrobras são os menos culpados.

Comments are closed.