Não farei aqui elocubrações sobre o que é certo e o que está errado nos acontecimentos após a eleição iraniana, até porque nos falta conhecimento para tal.

Mas queria chamar a atenção para um ponto importante.

A forma como as manifestações estão ocorrendo, sem querer julgar aqui se são justas ou não, são muito parecidas com eventos anteriores onde a presença da “mão invisível” da CIA, a agência de inteligência americana, se fazia notar. Os protestos atuais têm “cara de CIA e focinho de CIA”.

O “modus operandi” das mesmas segue um roteiro comum a diversos momentos da história, como o próprio Irã nos tempos de Mossadegh, o Panamá pré-invasão e as “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”, de triste memória para nós brasileiros.

Não sei se as reivindicações são justas ou não. Entretanto, precisamos ter cuidado com as imagens que nos vendem. Até porque é uma cultura totalmente diferente da nossa e não sabemos se são protestos de uma minoria ou se refletem a vontade de uma população.

Temos de ter mais cuidado ainda porque o movimento claramente se alinha aos objetivos americanos na região.

Este blog defende o direito à autodeterminação do povo iraniano, tomando o caminho que acha ser o melhor, sem envolvimento de atores externos e respeitando a sua vontade.

2 Replies to “Irã e a CIA”

  1. Fico pensando até que ponto os EUA atrapalham na atitude de querer ajudar…já diz um ditado não existe almoço de graça
    .
    Mas, realmente, chega de guerras e mortes de muitos, em nome da vontade e da soberania de poucos, para não dizer únicos.

Comments are closed.