Esta aconteceu comigo ontem (quarta) à noite.

Estava abastecendo o meu carro no Posto Escola da Petrobras no Maracanã – em frente ao Cefet – quando, ao pegar umas moedas para dar de gorjeta à frentista, uma moeda de 50 centavos caiu de minhas mãos e rolou em direção à mureta.Ela correu pelo chão e chegou junto a um grupo de estudantes do Cefet, que conversava encostado na mesma.

Saí para pegar a mesma e qual não foi minha surpresa ao ver que uma das meninas, com uniforme, simplesmente pegou a moeda no chão, colocou no bolso e… não devolveu !Ainda olhou pra mim, fez cara de paisagem e continuou conversando como se nada tivesse acontecido. Pensei em ir lá e criar caso, mas acabei deixando pra trás – estava com pressa pois tinha de ir à Igreja e estava atrasado.

Este lamentável fato me faz pensar a quantas anda o conceito de ética no nosso país. Se uma garota de 16, 17 anos acha justo ficar com uma moeda que caiu no chão e tinha dono, o que não fará quando estiver formada ? Sim, pois quem rouba 50 centavos rouba 1 mil, rouba 1 milhão.

A verdade é que a ética é cada vez mais “flexível”. As coisas são éticas ou não de acordo com a conveniência pessoal de cada um.

Reclama-se dos políticos, mas reproduz-se o comportamento deles. Reclama-se do governo e se sonega impostos. Reclama-se do patrão sem ser eficiente.

Procura-se levar vantagem em tudo, e só falamos de honestidade quando convém. Se tornou um conceito relativo.

E pensar que eu aprendi que não se deve ficar com nada que não é nosso, e passo isso para minhas filhas. Acho que estou ficando velho… Mas honesto, o que é mais importante.

Estou indignado. Pobre Cefet, pobre Brasil…

10 Replies to “Ética Duvidosa”

  1. bom dia migão,a escola verdadeira foi substituida pela escola das ruas,e a familia se omitindo só pode resultar nesta verdadeira barbárie em que vivemos atualmente,abraços e saudações rubro-negras,ronaldo angelim.

  2. Para adicionar vídeo no blog:
    1- Clica na imagem da fita de cinema;
    2- Adiciona o link do vídeo;
    3- Clica em publicar;

    Não é assim, candango Ronaldobina Derly?

    Abraços.

  3. Boa tarde!

    Sabe Migão, tenho por hábito, toda a 3ª ou 5ª ( na quarta não pq tem futebol,hehe), combinar um jantar com minha irmã e mais uma velha amiga, mais a irmã dela, pra conversarmos sobre tudo, e (quase)todos.
    E papo vai, papo vem, acabamos sempre tendo a certeza de que só faltam as bolas de fogo cruzarem o céu. Digo isso para compartilhar da sua indiganação e ilustrar o meu depoimento. Ao final do ano passado fui contratada por uma escola particular a dar aulas de reforço em química para alunos do terceirão. Olha, não quero fazer nenhum juízo de valor a respeito do que aqueles aborrecentes virão a ser, mas coisa boa dali, sei não.
    .
    Sobre esta menina, pobres pais. Ou será que ela é mais uma cria órfã de pais vivos?
    .

  4. Lembrei de quando era criança,há muito tempo,e mamãe não deixava a gente ficar nem com borracha de apagar encontrada no chão;se não sabia de quem era tinha de entregar na secretaria da escola,não era minha,portanto não iria ficar.Vim lá do Idelber e fiquei curiosa com a história da moedinha.

  5. Obrigado, Anunciação. Também fui ensinado a não ficar com nada do que era meu, como explico no texto.

    Aproveito para convidar à leitura dos outros textos do post. Obrigado por comentar !

Comments are closed.