Qual o limite do humor? Hoje em dia isso é muito debatido, mas nessa semana especificamente o debate se abrange. Qual o limite do humor esportivo? Qual o limite da interatividade?

Sim, porque tudo nessa vida tem que ter limite e não é simplesmente questão de censura e sim bom senso, empatia, respeito ao próximo. Seu limite chegou quando começa a invadir o do outro, portanto o limite do humor é quando alguém não ri, tem seu limite ultrapassado pela piada. Quando isso ocorre vire humilhação, ofensa e geralmente acontece quando é exercido o tipo mais pobre de humor, o mais rasteiro. Aquele que ri do oprimido em vez do opressor.

Isso que fez o “amigo internauta” catapultado por sites de humor na internet domingo passado. Tem culpa a internet e seu humor? Exatamente não, apesar de, como eu disse, achar que humor tem limite, a internet ainda é considerado um terreno onde “a zoeira não tem limites”, a culpa está em quem dá voz excessiva ao “amigo internauta”, dessa forma vem sendo eleitos campeões de reallity shows, craques da rodada e até presidentes da República.

Evidente que teríamos engraçadinhos avacalhando esse tipo de eleições, a Globo teve a amostra no jogo da seleção contra a República Tcheca quando elegeram o Kudela para constranger o Galvão. Ali ficou muito engraçado, mas foi dado o alerta para algo ser mudado. A emissora não ouviu o alerta, não só não ouviu como piorou a situação começando a oferecer um troféu para o melhor.

O que ocorreu domingo passado foi uma tragédia anunciada. Desde o começo do jogo, desde a primeira falha Sidão disparou como o craque do jogo. Era o momento da emissora voltar atrás, de reconhecer que estavam avacalhando a premiação, dar uma bronca pública no internauta e dizer que não compactuaria com aquilo passando ali mesmo a votação para os comentaristas. Mas algum diretor arrogante e que nunca jogou bola na vida determinou que seria daquela forma, que não poderia prejudicar acordos comerciais e deu no que deu.

Burro acima de tudo. Quer problema maior pra acordo comercial que exposição negativa? As emissoras de tv e rádio hoje são comandadas por gente de business, não por quem entenda, isso explica, por exemplo, emissoras tradicionais de rádio afundando e se perdendo porque mudou programação e perdeu identidade, isso dá no que ocorreu domingo. A exposição a humilhação mundial de um pai de família. Como reparar isso agora? Pedindo desculpas? Meio tarde, não? A imagem do Sidão está arranhada para sempre.

Vai adiantar de alguma coisa? Ficar alguma lição? Não sei, mudaram a escolha do craque, mas a turma mais mimizenta que existe, aquela que vê tudo como mimimi e ama a expressão “O mundo está chato” está de mimimi dizendo que vários jogadores já foram vaiados e nunca deu essa repercussão. Até porque ser vaiado é uma coisa, exposto na maior emissora de tv do país é outra. Fato que esse povo que reclama de mimimi e que o mundo está chato sempre esteve do lado da zoeira e não aguenta trinta segundos de zoação sem pedir arrego ou perder a esportiva. O mundo está muito chato mesmo, não podem nem mais zoar ou humilhar alguém mais fraco em paz.

A bola murcha essa semana foi a Globo. O craque da rodada nessa rodada não foi o craque da rodada.

Sem mimimi.

Ps. Não posso acabar essa coluna de hoje sem dar os parabéns ao “Ouro de Tolo” por seus dez anos, blog que nasceu na mesma semana que minha filha Bia, vida longa ao “Ouro de Tolo” e obrigado pela oportunidade de escrever nele há oito anos.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar