Ninguém causou tanta confusão essa semana no futebol quanto o Var.

Ele chegou ao futebol como a solução dos problemas, o fim das injustiças e tinha um bom respaldo para isso, afinal a tecnologia vem ajudando há anos vários esportes, então seria muito bem vindo ao futebol acabando com as polêmicas e os graves erros de arbitragem.

Mas não é isso que vem ocorrendo. O Var vem sendo usado com mais frequência desde a copa do mundo da Rússia e desde lá com polêmicas, com muitas reclamações, mas essa semana se superou e pudemos ver que não é essa maravilha toda e não conseguirá acabar com as confusões do futebol.

Começou domingo passado com um gol anulado de forma polêmica do Flamengo sobre o Vasco, no mesmo dia um pênalti a favor do Atlético não foi dado contra o Cruzeiro mesmo tendo o Var no jogo, Quarta-feira pela UCL um gol do Tottenham e um gol anulado do City foram os causadores de polêmicas, na mesma noite um pênalti dado para o Grêmio contra o Inter.

É, o Var não acabou com as polêmicas, não acabou com as injustiças e, para piorar, vem sendo acusado de acabar com a maior emoção do futebol, a do gol. Realmente não tem nada mais broxante que você comemorar um gol, passar por toda emoção do gol para no fim ver o mesmo anulado. Como disse uma pessoa numa rádio na própria quarta o Var vai provocar enfartes desnecessários, pessoas vão morrer de emoção com algum gol decisivo de sua equipe sem ter tempo de ser reanimado para lhe dizerem que foi anulado e morreu a toa.

Prejudica e muito a emoção, mas ainda vale o debate já que para muitos é melhor que não se tenha essa emoção, mas que ninguém tenha mais um trabalho sério, de ano inteiro prejudicado por um erro. O problema é que os erros continuam mesmo com a emoção prejudicada. Vai dizer o que para os dirigentes do PSG que gastaram uma fortuna para montar o time dessa temporada e viram a equipe ser eliminada em um lance duvidoso aos 50 do segundo tempo que nenhum trabalho sério será mais prejudicado?

Alguns teóricos, principalmente na ESPN, defendem o Var com unhas e dentes debochando de quem contesta e é contra. São teimosos e não conseguem enxergar o óbvio, o Var não está dando certo. Ninguém está dizendo que é ruim, apesar de realmente eu achar também uma sacanagem alguém comemorar um gol, se emocionar e ver o mesmo anulado minutos depois, mas a questão não é essa. Os erros continuam, as injustiças continuam com o agravante que não eram mais para ocorrer.

O Var tem culpa? Ele exatamente não porque o computador está lá para fazer o serviço dele. O erro nunca é do computador, mas do ser que está entre ele e a cadeira. O sistema tem que ser ajustado. Tem que ser usado apenas para lances claros de erros, não para lances interpretativos e mais do que isso, tem que ser dado direito a um pedido de Var em cada tempo para os capitães das equipes, eles que tem que ter a responsabilidade de pedir.

Talvez assim melhore, talvez assim dê certo. Até agora não está dando. Não dá para usar no futebol exatamente o mesmo sistema que outros esportes, até porque futebol não é esporte, é mais do que isso, é a religião mais popular do mundo.

E nessa religião até agora o Var está em impedimento.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovilllar