Excetuando o Campeonato Italianom as grandes competições nacionais da Europa acabaram.
Eu digo excetuando porque o campeonato não acabou oficialmente, mas, na prática, acabou com o heptacampeonato da Juventus.
Todos esses campeonatos tiveram um ponto em comum. A falta de competitividade.
Na Alemanha, o Bayern já era campeão (perdi a conta de quantas vezes seguidas) desde que a Alemanha vencia o Brasil por 5 a 0. Na Inglaterra, o Manchester City chegou a incríveis cem pontos, deixando de vencer apenas seis jogos em 38. Na França, o PSG já era campeão desde que o Neymar estava com a Marquezine, ou estava separado, ou junto, enfim não sei.
Na Espanha, o Barcelona é campeão faz tempo e, por pouco, não foi invicto. Os mais acirrados foram em Portugal e na Itália sendo que, como eu disse, mesmo mais acirrado na Itália, ocorreu um hepta.
Tudo bem que na Inglaterra, Portugal, Espanha e França, foram campeões novos, isto é, times que não foram campeões no ano passado, mas mesmo entre eles há diferenças. O Barcelona não foi campeão no ano passado, mas foi nos outros anos e será cada vez mais, já que o Real Madrid decidiu levar a Champions mais a sério do que o nacional. O PSG, assim como o Barcelona, venceu nos outros anos e deve ter a vida facilitada nos próximos com o aporte financeiro que recebe. Competição mesmo só na Inglaterra, dependendo de Guardiola, e Portugal, que é o menos importante desses nacionais.
Até mesmo na Champions, temos repetição. Real Madrid, Barcelona e Bayern ganharam todas de 2011 para cá excetuando 2012. Esses três clubes sempre estão nas quartas e vez ou outra o Atlético de Madrid, a Juventus ou um inglês. O Real Madrid mesmo disputa hoje sua quarta final em cinco anos podendo ser tricampeão. Algo impensável na Libertadores.
Muito se deve à discrepância financeira. Na América do Sul, não temos clubes milionários como na Europa e, mesmo os com maior poder aquisitivo, não têm mais o suficiente para ganhar com facilidade de um time com garra e bem montado.
Alguém tem dúvidas de que os torcedores de Bayern e PSG já podem comemorar os títulos da temporada seguinte? Isso é ruim para o futebol, nem o Campeonato Gaúcho é tão discrepante.
Nem tudo que reluz na Europa é ouro.
Twitter – @aloisiovillar
Facebook – Aloisio Villar
[related_posts limit=”3″]