Duas semanas atrás fiz uma pergunta no título do artigo “Temos um campeonato?”. Era um momento de indefinição porque o Corinthians, que liderara a competição quase desde o início com relativa folga, começava a perder o fôlego, despencando como Renato previra, e o Palmeiras se aproximava.

Fiz a pergunta com a diferença entre os dois de seis pontos. Dois dias depois, de forma surpreendente, o Corinthians perdeu para a Ponte Preta e a diferença poderia cair para três pontos caso os verdes vencessem o Cruzeiro e as duas equipes fariam um clássico (derby é cigarro) dias depois. O Palmeiras só dependia de si para ser campeão.

No jogo Palmeiras x Cruzeiro veio a resposta.

O Palmeiras tinha que vencer o jogo em casa e não venceu. O desânimo e certo desespero da torcida do Corinthians já nervosa com a possibilidade do vexame histórico e se revoltando contra a própria equipe virou um “precisamos carregar os caras no colo” com aquele empate.

O Palmeiras fez o que poderia fazer de pior empatando com o Cruzeiro em casa. Acordou a Fiel e a torcida do Corinthians decidiu ali que seria campeã brasileira com o time querendo ou não. Botou 32 mil pessoas em um simples treino e ali garantiu o hepta. A torcida ganhou o título.

Tivemos na história dos campeões o Flamengo de Zico, Junior, Adriano e Pet, o São Paulo de Careca e Muricy, o Santos de Neymar e Robinho, o Vasco de Edmundo, o Palmeiras de Evair, Rivaldo e Edmundo, o Fluminense de Fred, o próprio Corinthians de Marcelinho, Edilson e Tevez, mas uma torcida ganhar um título foi a primeira vez. O Corinthians de 2017 foi o Corinthians da Fiel.

Dizem que campeonato de pontos corridos é justo. Será? Se o Palmeiras não dá mole para o Cruzeiro e chega a apenas três pontos do Corinthians no clássico eu acredito que poderia ter virado campeão.

Seria justo um clube e um time zoneados desde o começo do ano empilhando treinadores, jogadores e vergonhas ser campeão em detrimento a um que se não é organizado como clube é no departamento de futebol com uma filosofia de quase uma década, mantendo o mesmo treinador e elenco o ano todo e fazendo um turno histórico? O Palmeiras nunca que merecia ser campeão brasileiro esse ano, é junto com o Flamengo o maior fracasso de 2017.

Para o bem do futebol o Cruzeiro não perdeu aquela partida, a confiança corinthiana voltou e ele é o justo campeão. São sete títulos brasileiros em vinte e sete anos mostrando a soberania do clube nos últimos anos e vamos ser sinceros, o campeonato nunca esteve em aberto, esteve próximo disso, mas pensar nele aberto foi apenas uma rasa esperança dos não corinthianos.

O campeonato foi fraco sim,me incomoda demais essa moda do “futebol reativo” e do 1×0 e se trancar na defesa, mas o Corinthians tem nada com isso e levou a taça de forma merecida.

Nunca foi tão “campeão dos campeões” como agora.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar