Quem acompanha os esportes americanos na ESPN sabe que quando um jogo que parecia decidido tem reação da equipe que está perdendo, surge de alguém da transmissão a expressão “temos um djoko”. Uma brincadeira com o nome do tenista Novak Djokovic e a palavra jogo.

Digo isso porque chegamos a um ponto do modorrento e medíocre Campeonato Brasileiro de 2017 em que fazemos a pergunta: Temos um campeonato?

O Brasileirão-2017 é medíocre não por culpa do Corinthians, pelo menos ele tinha nada a ver com isso no primeiro turno espetacular que fez. O melhor da história dos pontos corridos e que lhe deixou com toda justiça com “a mão na taça”.

Mas não sabemos se o próprio Corinthians acreditou nisso porque a equipe “virou o fio” no returno fazendo campanha de rebaixado. Não sabemos ao certo o motivo, se a equipe realmente acreditou que era a reencarnação da seleção húngara de 1954 e já se achou campeã ou se o brioso time do turno chegou ao seu limite na primeira etapa e não consegue mais jogar da mesma forma, no limite.

A verdade é que a campanha do turno foi muito acima do potencial do elenco e talvez essa campanha do returno seja mais real me fazendo assim acreditar que o motivo está nas duas hipóteses.

A questão é que mesmo assim ninguém se aproximava na luta pelo título e mesmo jogando nada e se equivalendo na mediocridade das demais equipes o time coritnhiano se aproximava do título, mas um fato novo ocorreu.

A demissão de Cuca, a efetivação de Alberto Valentim e as vitórias consecutivas do Palmeiras fazendo com que finalmente algum time pareça querer ser campeão;

É cedo ainda para dizer que temos uma disputa pelo título até porque a diferença ainda é grande, seis pontos, e o Palmeiras não enfrentou ainda nenhuma grande equipe nessa sequência vitoriosa. Tinha o Grêmio, mas esse botou os reservas pensando na Libertadores.

A favor do Palmeiras tem a queda da distância de quatorze para seis pontos em três rodadas e o fato de ainda existir o confronto direto. A favor do Corinthians a, ainda, boa vantagem e esse confronto ser no Itaquerão.

E no meio disso tudo ainda tem o Santos que também está seis pontos atrás do Corinthians. Vejo o time com menos chances por já ter jogado com o líder e ter um desempenho irregular, mas nada pode ser descartado.

A verdade é que esse mini campeonato paulista entre os três clubes pode dar um pouco de emoção para esse campeonato de dar sono, é o que esperamos.

A bola ainda está rolando.

Ou começou a rolar agora?

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar