Num desses dias que estava passando tempo olhando o Instagram, vi alguns famosos compartilhando e pedindo doações para um garoto chama André, portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Eu pensei duas vezes antes de falar sobre isso aqui, porque não deixa de ser um pedido, mas é uma causa super nobre e acho que nós, que temos a possibilidade de difundir notícias através dos meios de comunicação, temos sim que ajudar de alguma forma.

Pois bem, a mãe do garoto André fez um perfil no Instagram para pedir doações para seu filho tratar a AME, já que, pelo que andei lendo, o SUS não oferece esse tipo de tratamento, que, por sinal, é bem caro.

A AME é uma condição genética que não tem cura e é uma síndrome que se manifesta de diversas formas, causando desde atrofia muscular secundária à degeneração de neurônios motores localizados no corno da medula espinhal. Os sintoma também são vastos, hipotonia, paralisia, arreflexia e amiotrofia.

O tratamento é caro pois requer fisioterapia constante e aparelhos ortopédicos para que o indivíduo acometido possa ter uma melhor qualidade de vida.

É uma síndrome rara, que se torna mais comum em casos de casamentos consanguíneos, o que não sei se é o caso dos pais de André e, sinceramente, nem importa, não estamos aqui para julgar e sim ajudar.

Pesquisando por aí sobre a doença, vi que também a o perfil no Facebook chamado AME Joaquim. Vou deixar a foto dos dois aqui com as informações para quem puder e quiser ajudar.

Se for um, dois, três reais, qualquer quantia que não vá fazer falta para você é muito importante para ajudar a aliviar o sofrimento dos garotos e das suas famílias.

Vamos começar abril com solidariedade!