“A Mocidade vai emocionar o público, mas acima de tudo emocionará seu componente”

Nossa série de entrevistas com os carnavalescos do Grupo Especial chega à Mocidade Alegre. A “Morada do Samba” soma simplesmente cinco títulos e três vices na nota final nos últimos dez anos; com direito a um tricampeonato de 2012 a 2014.

A escola busca ganhar mais um campeonato com o enredo “A vitória vem da luta, a luta vem a força e a força da união”; que homenageia os cinquenta anos da Mocidade e vai além, pois o fio condutor é o espírito do sambista, que viaja no tempo para conhecer os valores citados. No último setor encontrará os baluartes da Morada na comemoração do jubileu de ouro.

Após nove carnavais consecutivos assinando os enredos da escola, Sidnei França foi para a Unidos de Vila Maria e para o seu lugar foi formada uma comissão de carnaval, composta pelo atual campeão do Rio de Janeiro, Leandro Vieira, Neide Lopes, Carlinhos Lopes e Paulo Brasil.

Este último é o nosso entrevistado. Paulo Brasil é um figurista de alto nível no carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro; já desenhou figurinos para a Rede Globo e tem uma peça exposta no museu de Svarowski, na Austria.

Confira a entrevista:

SGNos acostumamos coma identidade da escola baseada nos traços do Sidnei e nos movimentos de alegorias do Marcio. Na comissão de vocês veremos uma Mocidade em um estilo diferente ou o trabalho será na mesma linha?

Paulo Brasil – O público pode esperar uma Mocidade Alegre renovada, porém com formas, cores e movimentos que já se tornaram a identidade da escola! Nossa proposta é de um carnaval leve, luxuoso e de fácil leitura, visando que o público possa compreender a proposta do enredo ao longo do desfile sem dificuldades. Apresentamos um carnaval com toda a grandiosidade de uma escola cinquentenária!

SGO Leandro Vieira está com vocês na comissão. Qual a função dele no projeto e o quanto que ter o atual campeão do carnaval carioca é bom para vocês?

Paulo Brasil – E um carnaval realmente feito a quatro mãos. Todas as decisões são tomadas em reuniões, nossa equipe é muito afinada. Independentemente do título ter o Leandro na equipe é de grande valia pela pessoa que ele é e por seu talento. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse projeto coletivo.

SGA Mocidade está em horário de desfile complicado. Isso requer mais ousadia da escola ou é possível desfilar e ser julgado normalmente?

Paulo Brasil – A Mocidade Alegre se tornou ao longo dos últimos anos a grande potência do carnaval! Seus enredos tem uma versatilidade muita grande e sua disposição pela ousadia é vista na avenida todos os anos. Ousar se tornou uma característica da escola, independente da posição de desfile, a mesma que não deve alterar ou interferir no julgamento da escola, vamos ousar e mostrar nossa força.

A escola aprendeu a fazer carnavais memoráveis em situações e posições de desfile diferentes, e esse ano, mesmo sendo a segunda da primeira noite, vem para defender seus méritos de grande campeã do carnaval paulista!

SGO enredo tem um teor abstrato, com o espírito do sambista viajando por momentos históricos, como isso será caracterizado?

Paulo Brasil – Enredos abstratos tornaram-se parte da marca da Mocidade Alegre. Para comemorar os 50 anos da escola propomos uma viagem do espírito sambista, que fez “morada” em nossa agremiação, pelos valores que são pregados no dia a dia da escola. O mesmo estará presente em todo desfile através de citações a Carnavais antigos e traduções aos valores que deram origem a escola.

Levaremos para a avenida um carnaval que emocionará o público. Entretanto, emocionará ainda mais o componente, o torcedor que verá em versos e formas a história de lutas, glórias, superação e acima de tudo união que se tornou uma característica forte na escola.

SGNos últimos dois carnavais os décimos perdidos em evolução custaram o título da Mocidade. Essa é uma preocupação da escola?

Paulo Brasil – Quando se encerra um carnaval se começa tudo do zero! A Mocidade Alegre sempre tem a mesma intensidade e dedicação em todos os quesitos. Claro que os problemas ocorridos em anos anteriores servem de exemplo e é intensificado o trabalho para sanarmos esses imprevistos. Conhecida por fazer desfiles tecnicamente perfeitos, nossa escola está se preocupando com cada detalhe para seu carnaval!

Evolução e outros quesitos despontuados estão sendo diariamente trabalhados em nossa comunidade, com tudo a grande preocupação da escola é fazer um desfile que possamos entrar campeões, passar campeões e sairmos campeões para que nossa comunidade tenha orgulho de seu trabalho.

A Mocidade Alegre realiza seu último ensaio técnico no Anhembi amanhã, sexta (17), às 21h; dois dias depois, às 18h, Tiganá e a bateria do mestre Sombra comandam a festa na quadra no ensaio derradeiro antes do desfile, que será o segundo do dia 24.

Imagem: Assessoria

[related_posts limit=”3″]