“A Tom Maior vem para ficar entre as cinco primeiras do carnaval de São Paulo “

Neste artigo a coluna “Samba na Garoa” inaugura uma série de entrevistas com os carnavalescos do Grupo Especial de São Paulo sobre a preparação de cada escola para o desfile. O primeiro entrevistado é Cláudio Cavalcanti, o popular Cebola, carnavalesco vice-campeão do acesso em 2016 pela Tom Maior e que terá a responsabilidade de abrir o carnaval esse ano.

Cebola começou no carnaval no final dos anos 80 na Mocidade, como decorador de alegorias. Trabalhou com nomes com Fernando Pinto e Renato Lage. Em 2000 tornou-se carnavalesco, estreando pela Tom Maior no carnaval temático sobre os 500 anos do Brasil.

Teve uma grande passagem pela Mancha Verde, onde assinou três carnavais e conseguiu a melhor colocação da história da escola, com o 4º lugar em 2011. Já na Águia de Ouro ele repetiu o feito duas vezes consecutivas, com o 3º lugar em 2013 e 2014, sendo que no primeiro a escola seria campeã não fosse o atraso de 1 minuto para terminar o desfile.

O único porém ficou por conta do desfile de 2009 na Mocidade Independente de Padre Miguel, quando a escola teve problemas em quase todos os quesitos e por muito pouco não caiu para o Grupo de Acesso.

Vamos à entrevista:

SG – Por apenas 1 minuto você não se sagrou campeão do carnaval em 2013 e no ano passado aceitou o desafio do Grupo de Acesso. Como foi esse desafio para você?

Cebola – Em 2013 viemos com uma grande homenagem ao João Nogueira, um mestre do samba; foi um desfile fantástico, saímos como a campeã do povo, mas erramos e não se pode errar. Em 2016 foi um grande desafio para mim pois graças a Deus fiquei muito tempo no Grupo Especial com grandes resultados, como no Águia de Ouro e na Mancha Verde. O Acesso foi algo diferente, mas nós conseguimos voltar para a elite, agora atura!

https://www.youtube.com/watch?v=pKKwzjsq2U4

SG – Abrir o carnaval sempre é difícil. O que uma escola nessa posição deve fazer?

Cebola – Abrir o carnaval é difícil, todos nós sabemos disso. Mas trabalhamos com muito planejamento; nosso carnaval está totalmente dentro do cronograma, o planejamento financeiro está sendo cumprido e posso garantir que o que vamos apresentar não deixa nada a desejar em relação as nossas co-irmãs.

Vamos abrir de maneira quente e com força, com muito forró, frevo e xaxado; e é lógico, trazendo essa sumidade da música popular brasileira que é Elba Ramalho. Não queremos só permanecer, nossa meta é ficar entre as cinco primeiras do carnaval paulistano.

SG – Você fez uma grande homenagem a João Nogueira, ano passado subiu com a Tom Maior tendo Milton Nascimento como tema e agora trará Elba Ramalho para o Anhembi. Quanto que você se sente à vontade assinando carnavais sobre essas figuras de tanto peso?

Cebola – Essa sequência de homenagens começou em 2012 no Águia, quando trouxemos Gilberto Gil, Caetano e tantos outros no desfile sobre o movimento tropicalista. Aí gostei da ideia e junto com o presidente Sidnei decidimos homenagear João Nogueira e em seguida o maior cancioneiro da Bahia que é o mestre Dorival Caymmi. São pessoas de peso, que tem muita representatividade no cenário musical brasileiro.

Na Tom Maior viemos de Milton Nascimento, figura fantástica que nos ajudou muito a voltar ao Especial com sua história e agora Elba fecha com chave de ouro essa sequência, pois pretendo seguir uma linha mais lúdica e diferenciada no próximo carnaval.

Vamos fechar com a rainha do cortejo popular, que será coroada na avenida, no nosso tão querido carnaval.

SG – Você é considerado pela mídia um dos artistas mais criativos do nosso carnaval, o que podemos esperar do Cebola em 2017?

Cebola – O carnaval 2017 vem recheado de cultura nordestina. Teremos todo o folclore desse povo que apesar de tudo é sempre festeiro. E é no som, na voz dessa cantora singular, que acima do seu tempo, essa forrozeira, essa mulher de fibra, essa flor da Paraíba!

Vamos entrar quente, ao som da sanfona, com a bateria e seus maracatus retardados, nosso abre alas vem compondo as grandes festas juninas de Campina Grande, onde Elba é rainha. Podem esperar uma Tom Maior com grande apelo popular, colorida e com muito requinte, muitas nuances vão acontecer no carnaval da escola.

SG – Qual momento do desfile da Tom Maior você considera que chamará mais atenção do público?

Cebola – Quando a Elba Ramalho passar no cortejo popular! Estamos preparando um grande cortejo para carrega-la nos braços do povo e consagrá-la de vez a rainha do carnaval. Grandes surpresas virão no nosso desfile.

Você que mora em São Paulo pode acompanhar os ensaios da Tom Maior, todas as terças e domingos ás 19h, na Av. Francisco Matarazzo, 764. A entrada é Franca.

Os ensaios técnicos no Anhembi também são de graça e você pode cantar com Bruno Ribas e toda a comunidade vermelha e amarela nas seguintes datas:

20/01 – 21h
04/02 – 20h30
11/02 – 20h30

[related_posts limit=”3″]