Desde que me entendo por gente, apenas em um momento da minha vida alcancei o peso ideal. E quando digo peso ideal, falo daquele recomendado por nutricionista e com o qual eu me senti muito bem com meu corpo.

No final de 2013, comecei aulas de dança, o que hoje é uma grande paixão minha, e perdi 14 quilos. Parei em 2014, quando estava na minha melhor forma e voltei recentemente. De lá para cá, ganhei 7 quilos e não consegui mais perder. Estou bem longe da pessoa saudável e de bem consigo mesma, que teve seu auge fazendo sucesso entre os cariocas em 2014.

Ok, falando sério agora, me remeti a esse tema pra falar de um assunto muito importante: alimentação saudável.

do-fast-food-companies-have-to-take-responsibility-for-the-obesity-epidemicEu nunca fui de comer muita ‘’besteira’’, é raro ir num fast food, comer um biscoito, um salgado, ou qualquer coisa assim; meu problema é com a quantidade de comida mesmo. Ao contrário de mim, muitas pessoas, com essa correria da vida, não têm tempo para se alimentar da forma mais adequada. Ou acaba usando isso como uma desculpa.

Vejam bem, não sou nutricionista nem nada disso, mas é sabido por grande parte das pessoas que alimentos industrializados são os grandes vilões de uma vida saudável. Aquela salsicha, aquele refrigerante, aquele miojo vão acabando com nosso organismo aos poucos.

Além da grande quantidade de sódio utilizado para conservar estes alimentos, há uma grande quantidade de produtos químicos que também fazem mal. A salsicha e a carne processada em geral foi recentemente classificada como carcinógeno tipo 1 pela OMS.

E o que isso significa? Que há estudos suficientes capazes de comprovar a alta ingestão desses alimentos com o desenvolvimento de câncer gástrico. Comer esses alimentos de maneira descontrolada é tão nocivo para o estômago quanto à temida bactéria H. pylori. Você não é obrigado a procurar um nutricionista para se alimentar bem (Se puder, ótimo).

hortaorganicaSubstituir o seu Nescau por um suco natural, seu biscoito recheado por uma fruta, seu refrigerante por um iogurte já é um bom início. É claro, não vamos ser extremistas: as ‘’besteiras’’ são gostosas e difíceis de resistir, mas tudo tem que ter um limite. Nossa alimentação não deve ser baseada nelas, mas devemos encaixá-la no nosso dia a dia como exceções, em ocasiões especiais, por exemplo.

De fato, muitas pessoas não têm mesmo o famoso tempo para cozinhar, acabam almoçando em fast food, tomando um café com algum salgado, entre outras coisas. Eu tenho a sorte de poder sair de casa e levar comida. Sim, não tenho vergonha de sair com a tal da lancheirinha de casa. É prática e muito útil. Aliás, a desculpa do tempo não existe.

Se você tem tempo e dinheiro pra comprar em fast food, você pode ir ao supermercado comprar frutas, legumes, iogurtes, em vez de encher sua sacola com alimentos congelados porque é mais ‘’prático’’. O mais fácil acaba saindo caro depois e nossa saúde que paga, afinal, não é apenas uma questão de estética, mas sim de hábitos saudáveis para obter uma melhor qualidade de vida.

[N.do.E.: além disso, alguns sites de empresas dedicadas a alimentos orgânicos:

Korin – http://www.korin.com.br/

Native – http://www.nativealimentos.com.br/

Fazenda da Toca – http://fazendadatoca.com/ ]

Imagens: iG e Reprodução

[related_posts limit=”3″]