Eduardo Cunha não é o Vasco, mas também caiu.

Placar expressivo e até surpreendente, 450 x 10. Eduardo Cunha assim encerrou assim sua trajetória política por Brasília, momentaneamente claro, porque é evidente que na primeira oportunidade o querido eleitor fluminense irá elegê-lo. A questão agora é saber se ele levará alguém junto.

Em abril, logo após a votação do impeachment de Dilma na Câmara, eu disse que não adiantaria nada o povo ir para às ruas pedir a queda de Cunha porque ele tinha o congresso no bolso. Após a cassação, algumas pessoas deram RT nessa minha afirmação no twitter para mostrar que eu tinha errado. Sim, assumo que errei. As pessoas não foram para as ruas. Não teve mobilização nem a favor nem contra o deputado ficando um silêncio ensurdecedor e constrangedor.

Como toda essa situação é constrangedora. Constrangedor para quem quis me zoar pelo tweet, mas sabe no fundo que nada fez pela queda. Não existe essa de “primeiro tiramos a Dilma e depois os outros”. Quiseram tirar a Dilma, apenas a ela, não que ela não tivesse feito um monte de besteiras, mas a intenção tanto de quem foi para as ruas quanto do congresso era essa.

Mas era preciso dar uma disfarçada. Era preciso mostrar justiça mesmo que aparente. Nada melhor que servir como boi de piranha um narcisista, vaidoso, que se achava acima do bem e do mal, a bala que matou o Kennedy e que não tinha mais serventia nenhuma.

CAMARA/RENEGOCIACAO DA DIVIDA DOS ESTADOS E MUNICIPIOSFizeram queima de arquivo com Eduardo Cunha. É como naqueles filmes policiais em que um mandante contrata alguém para matar uma pessoa e depois dá um jeito de matar esse assassino para não deixar rastros. Só que nesse caso a queima de arquivo, ao contrário do caso PC Farias, não foi completa. Eduardo Cunha respira.

Terá o ex-deputado sede de vingança ou irá usar tudo o que sabe para barganhar, continuar agindo em bastidores e até evitar uma prisão?

Me parece que nesse momento Eduardo Cunha não tem muita força. Mas se lembrarmos que Fernando Collor sofreu impeachment, virou senador e votou a favor de um outro impeachment vemos que tudo na vida, principalmente na política, é cíclico. A questão é que os deputados parecem não pensar assim.

Se eu não me engano Eduardo Cunha teve na votação em plenário quase a mesma quantidade de votos que teve na comissão que aprovou que sua cassação fosse votada pela casa. Isso só mostra o quanto a classe política em sua maioria vale nada. De forma errada mostram e remostram os nomes dos dez deputados que votaram a favor dele. Esses não são os piores.

Na verdade tem que expor aqueles que apoiaram, tiveram benesses com Eduardo Cunha e no fim por outros interesses traíram e votaram contra. Existe um código de ética até entre a bandidagem que abomina o traidor, mas parece que nesse tipo de bandidagem, do colarinho branco, isso não existe.temer-cunha

Se são capazes de trair o “Poderoso Chefão” porque não fariam isso com seu voto?  Com você humilde eleitor?

Pior que o “pouco firme” Marco Feliciano que foi com ele até o fim é o MBL, por exemplo, que posava em fotos com ele e agora comemora a queda. Pior é o Michel Temer que, sim, foi o maior beneficiado pelos atos de Eduardo Cunha e sabemos que deu as costas.

A questão, repito, é… Cunha irá dizer alguma coisa?

Acho que uma deleção premiada de Eduardo Cunha abalaria as estruturas da República.

Não tenho provas, mas tenho convicção.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar