A última parte de nossa avaliação.

Remo

Medalhas: nenhuma

Resultado: sem avaliação

O remo é um esporte que precisa começar do zero. Em 30 anos o único nome de expressão internacional que tivemos foi Fabiana Beltrame.

Nos últimos anos o boliche, o squash, o tiro com arco, a esgrima e até o badminton conseguiram medalhas em Pan Americano e o remo só não continuou zerado em Pans porque a Fabiana Beltrame conquistou duas pratas na prova de sua especialidade; que apesar de estar no Pan, não é olímpica.

Não estou falando de um esporte altamente impopular no Brasil, que ninguém conhece nem pratica. O remo é o esporte que originou inclusive grandes clubes de futebol como Flamengo, Vasco, Botafogo, Sport e Náutico. Repito a pergunta de 4 anos atrás: o que está ocorrendo com o remo há tanto tempo?

Rugby

Medalhas: nenhuma

Resultado: sem avaliação

Saltos Ornamentais

Medalhas: nenhuma

Resultado: sem avaliação

20160817_220048Taekwondo

Medalhas: 1 bronze (Maicon Siqueira +80kg)

Resultado: acima do esperado

O taekwondo não tinha expectativas: apenas Iris Tang Sing teria pequenas chances de medalha, que não foram concretizadas. Porém, Maicon Siqueira conquistou uma medalha totalmente inesperada no último dia de competições da modalidade. Maicon não teve resultados de expressão internacional e só entrou nos Jogos Olímpicos na vaga destinada ao país-sede. Assim, o taekwondo superou as expectativas, que eram bem baixas.

Maicon disputa com Nory o posto de maior zebra brasileira dos Jogos. Eu ainda voto em Maicon, pois ao menos Nory tinha uma boa série de solo e sabia-se que uma final era improvável, mas possível.

Tênis

Medalhas: nenhuma

Resultado: dentro do esperado

A grande esperança de medalha era a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares. Eles chegaram às quartas de final na qual disputaram um clássico das duplas masculinas com a experiente dupla romena Mergea e Tecau. Perderam como poderiam ter ganho, nada fora do esperado.

Bellucci após passar na 1ª rodada graças a uma lesão do adversário quando estava perdendo, surpreendeu a todos e derrotou até o belga Goffin, especialista no piso duro dos Jogos Olímpicos, também chegando nas quartas de final. Lá fez jogo duro com ninguém menos que Nadal, mas não resistiu e perdeu.

20160819_182416Tênis de Mesa

Medalhas: nenhuma

Resultado: dentro do esperado

As oitavas de final de Hugo Calderano não deixaram de ser uma surpresa. Ele é jovem e talentoso, mas o esperado era oitavas no máximo. Assim Calderano igualou o melhor resultado brasileiro em Jogos Olímpicos, que pertencia a Hugo Hoyama.

A apresentação do feminino foi o esperado. Apenas Gui Lin passando da 1ª fase e caindo na 2ª e por equipes tomamos uma surra da China.

Porém não classifico a classificação do Brasil como acima do esperado pois esperava uma resistência maior da equipe masculina contra a Coreia do Sul na 1ª rodada. Foram 3 derrotas rápidas e apenas 1 set ganho. Uma resistência maior poderia ser feita.

Tiro com arco

Medalhas: nenhuma

Resultado: dentro do esperado

Nossa promessa no esporte, Marcus Vinicius D’Almeida, fez péssima competição, não indo bem na rodada classificatória e caindo na 1ª fase ainda na fase eliminatória. Porém no feminino Ane Marcele fez uma improvável oitavas de final e assim podemos dizer que o tiro com arco ficou dentro do esperado.

Tiro Esportivo

Medalhas: 1 prata (Felipe Wu na pistola de ar 10m)

Resultado: dentro do esperado

Nossa única esperança de medalhas no tiro era Wu e ele conseguiu a prata. Uma medalha que o Brasil não via no esporte há 96 anos.

Fora isso, não fizemos nenhuma final, como esperado.

Triatlo

Medalhas: nenhuma

Resultado: sem avaliação

Vela

Medalhas: 1 ouro (Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX)

Resultado: dentro do esperado

Eram esperadas duas medalhas da vela, mas avalio o esporte dentro do esperado pois, além do ouro, foram dois 4º lugares: Scheidt na Laser e Zarif na Finn. Especialmente na Laser, faltou um pouquinho de sorte. Até o dia anterior à regata de medalha, Scheidt estava disputando até o ouro.

Martine e Kahena confirmaram o favoritismo em uma brilhante regata de medalha que foi muito nervosa até os últimos metros. Com isso elas mantiveram a Vela como o esporte que mais nos deu medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, sete ao todo, e assim a Vela não “zerou”, o que seria uma lástima justamente nos Jogos Olímpicos da Baía de Guanabara.

20160812_121534Volei de Praia

Medalhas: 1 ouro (Alisson e Bruno no masculino)

1 prata (Ágatha e Barbara no feminino)

Resultado: dentro do esperado

Talvez a 20ª medalha devesse vir aqui. Eram esperadas 3 medalhas do vôlei de praia e só vieram duas, após a derrota de Larissa e Talita na disputa pelo bronze. Ainda sim, classifico o desempenho como dentro do esperado pela qualidade das duas medalhas obtidas. O que é melhor 1 ouro e 2 bronzes ou 1 ouro e 1 prata? Bem parecidos.

Interessante é verificar que a nossa dupla finalista no feminino foi a dupla 2, não a 1 que acabou sem medalhas inclusive.

Ao menos Alisson e Bruno conseguiram sobreviver à 2ª edição olímpica consecutiva do Volei de Praia no qual a zebra passeou bastante e conseguiram confirmar o favoritismo, não sem muitos sustos pelo caminho.

Volei de Quadra

Medalha: 1 ouro (equipe masculina)

Resultado: abaixo do esperado

É difícil dizer que o resultado de um esporte é abaixo do esperado mesmo trazendo um ouro. Porém a expectativa em cima do vôlei de quadra era grande e duas medalhas eram esperadas.

A masculina, também após muitos sustos, trouxe o 3º título olímpico. Porém a feminina, teve um certo azar no cruzamento de quartas de final e enfrentou a futura campeã China, que já entrara na competição como favorita. Como quem cai nas quartas de final vai embora sem chances de medalha, a seleção feminina ficou sem qualquer chance.

Uma pena, principalmente se pensarmos que mesmo com um jogo apático das meninas, contagiadas pela apatia da torcida que comparecera ao Maracananzinho naquela terça feira, só perderam para as campeãs olímpicas por 15 a 13 no tiebreak.

Porém, o que conta é que o vôlei de quadra só trouxe uma medalha, ainda que tenha sido de ouro.

Na próxima coluna a Made in USA fará uma análise do Quadro de Medalhas dessa Rio 2016, assim como foi feito há 4 anos após Londres.

Imagens: Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]