A Eurocopa chega ao fim no próximo domingo. Vai indicar o representante europeu na Copa das Confederações 2017, que já tem classificadas as seleções da Rússia (sede), Chile (Copa América), México (Copa Ouro Concacaf), Nova Zelândia (Oceania), Austrália (Copa da Ásia) e a Alemanha como campeã do mundo.

Se ela acumular o título europeu – o que já aconteceu com a França em 2000 e a Espanha em 2012 – a vaga do continente fica para o vice-campeão. A Copa Africana de Nações só será realizada no ano que vem.

A Euro também pode servir como parâmetro para as Eliminatórias, que começam na Europa no mês de setembro. Torneio sempre duro e que acaba, vez ou outra, deixando uma seleção tradicional de fora do Mundial. Com a Rússia pré qualificada como país sede sobram treze vagas a serem disputadas em campo. Arrisco-me a dizer que, não fosse a Copa nas terras de Putin e Rasputin, esse time fraquinho toda vida não se classificaria.

São nove grupos com seis seleções cada. Classificam os vencedores de cada grupo. Os oito melhores segundos (vejam bem, em um dos grupos o segundo colocado estará eliminado) são alocados por sorteio em quatro play-offs, ida e volta, e saem os últimos classificados daí. No sorteio os quatro mais bem colocados no ranking são cabeças de chave.

Dito isto, o que esperar das Eliminatórias Europeias depois do que vimos na Eurocopa?

20160613_204856_resizedGrupo A

A disputa pela vaga direta fica entre França e Holanda. Hoje, a vantagem parece francesa, já que a Holanda vive processo de renovação e nem entre as 24 da Eurocopa conseguiu entrar. Mas tem bons valores e deve se recuperar. Não espero nada da Suécia sem Ibrahimovic. Os suecos torcem para que a laranja amadureça tardiamente para, assim, ter chances. A Bulgária pode tirar uns pontinhos aqui e ali, mas parece pouco para brigar pela vaga direta. Bielorrússia e Luxemburgo, especialmente este, são figurantes.

Grupo B

Portugal e Suíça favoritos para disputar a vaga direta. A Hungria até fez uma espuma na Euro mas o time não é dos mais confiáveis. Tomou um aperto da Bélgica e abriu o bico. Ilhas Faroe, Letônia e a “virgem” Andorra não têm aspirações maiores que tentar somar uns pontinhos.

Grupo C

Alemanha deve sobrar e levar a vaga com folga. Vai reencontrar a parceira de grupo na Euro, a Irlanda do Norte. Vamos ver se, dessa vez, o Will Grigg pelo menos entra em campo para justificar a música dedicada a ele pela torcida. Tentando essa segunda posição que pode dar acesso aos play-offs, além dos norte irlandeses, a República Tcheca envelhecida e pouco inspirada e uma Noruega rejuvenescida, que pode surpreender, mesmo sem ter se classificado para a Euro, como tchecos e norte irlandeses. Azerbaijão atrás e San Marino é amador.

Grupo D

Taí uma chance para Bale, Ramsey e companhia. Não é um sonho distante Gales arrancar essa classificação direta. Uma das principais rivais deve ser a Irlanda, que sofre muito quando joga fora de casa. A Áustria? Precisa convencer. A Eurocopa jogou a autoestima deles lá para baixo. A Sérvia é instável. Mas vale lembrar que é atual campeã mundial sub-20. Com essa geração amadurecida pode correr por fora. Ao menos para a vaga no mata-mata. Ainda há Moldávia e Geórgia que, se não são esquadrões, também não são sacos de pancadas como Andorra, San Marino, Gibraltar… Grupo equilibrado.

Grupo E

Outro grupo equilibrado. A Polônia larga com certa vantagem pelo histórico recente. A Romênia não foi bem na Eurocopa e a Dinamarca nem se classificou. Mas os dinamarqueses estão nos Jogos Olímpicos. E essa vaga foi obtida pela equipe sub-21, semifinalista do Europeu da categoria. Ou seja, há uma juventude despontando. E ainda tem Montenegro, que fez campanhas de razoáveis para boas nas últimas Eliminatórias de Copa e Euro. A Armênia pode ser um fiel da balança, roubando pontos em casa. O Cazaquistão vai ficar com o pires na mão.

20160702_205549_resizedGrupo F

O que será da Inglaterra? Time sem alma, de pouco talento, que se acha maior do que é. Vai reencontrar a Eslováquia, de quem não conseguiu ganhar. A Eslovênia, também de um futebol de muita defesa e marcação. Um clássico cheio de rivalidade, ainda mais em tempos de Brexit, contra a Escócia. Dá para prever uma chuva de zero a zero! Lituânia e Malta completam um dos grupos mais sofríveis no aspecto técnico. Por isso, acho que os ingleses vão acabar ficando com a vaga direta.

Grupo G

Briga boa. Ótima. Itália e Espanha se reencontram. Na Euro, deu Itália. As duas seleções de técnicos novos. del Bosque se demitiu e Conte foi para o Chelsea. Uma das duas leva a vaga. A Albânia mostrou credenciais nessa Euro mas deu azar. Acho muito improvável que tenha consistência para, em dez partidas, ser capaz de tirar o segundo lugar de espanhois ou italianos. Israel, Macedônia e Liechtenstein vão só participar.

Grupo H

Está na hora dessa gente belga mostrar seu valor e agarrar a vaga sem dar chance para os detratores da PGB (Poderosa Geração Belga)! Ironias à parte, o time é bom. Precisa resolver seus problemas internos e tem tudo para se classificar. Os rivais não são nada de especial. Grécia em má fase, Bósnia, Chipre… E os que nem Deus salva, Estônia e Gibraltar.

Grupo I

A queridinha da Europa, Islândia, vai ter a boa Croácia como maior ameaça ao seu sonho de estrear numa Copa do Mundo. Acho o time croata melhor. Mas não dá para duvidar da capacidade, organização e autoconfiança dos islandeses. O grupo ainda tem outras duas seleções recém saídas da Euro, com campanhas ruins, eliminadas na primeira fase: Turquia e Ucrânia. Não são sacos de pancada. Como também não é a Finlândia. A novidade das Eliminatórias está nesse grupo, o Kosovo. De região autônoma da Sérvia a país independente ainda não reconhecido por todo o continente. Difícil prever como vai se comportar nesse primeiro desafio. O grupo também é dos mais equilibrados.

Chutômetro (baseado no que vejo hoje, mas as Eliminatórias são longas): avançam diretamente França, Portugal, Alemanha, Gales, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Croácia. Ficam em segundo (uma delas será eliminada assim mesmo): Holanda, Suíça, Noruega, Irlanda, Dinamarca, Eslováquia, Itália, Bósnia e Islândia.

Pra não dizer que não falei de confete e serpentina….

Mais um lindo enredo de Leandro Vieira, que vai marcando seu nome como um grande carnavalesco. Um cara que sabe mergulhar na alma brasileira e soube entender e respeitar a alma mangueirense. Já ansioso para escutar a safra e ver o desenvolvimento. Manga se credencia para defender seu merecido título com força.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo (Carlos Gil)

[related_posts limit=”3″]

8 Replies to “A Euro e a Copa”

  1. meus palpites de campeã e vice.

    a;frança e holanda.

    b;portugal e suíça.

    c;alemanha e irlanda do norte.

    d;gales e áustria.

    e;polonia e dinamarca.

    f;bélgica e eslováquia,desculpa.

    g;itália e espanha.

    h;bélgica e bósnia.

    i;croácia e islandia

    sabendo que uma segunda colocada vai ser eliminada.

    algum adendo,comentário,carlos.

  2. Concordo com quase tudo. Dependendo dos cruzamentos nos playoffs, pode ter gente grande ficando de fora. Suécia, Albânia e Hungria deram azar… Em outros grupos poderiam lutar com mais chances pela 2ª vaga – e neste Grupo B vai haver uma briga interessantíssima pelo 1º lugar entre os bons times de Portugal e Suíça (se tivesse que apostar, apostaria nos suíços). Acho a Áustria pronta para o 1º lugar no Grupo D, mas é claro que o País de Gales vai incomodar bastante.
    O único ponto em que eu discordo é o Grupo E: não vejo vantagem para a Polônia ante uma Romênia que se mostrou fortíssima nas Eliminatórias para a Euro. Acho até a Romênia um pouco mais forte. No Grupo I acho a Croácia com sobras o melhor time, mas é um grupo difícil de prever porque tem times bem enjoados em casa, como a Turquia e a Ucrânia que devem brigar com a Islâmdia pelo 2º lugar. É o grupo com mais times de bom nível, de modo que o 2º colocado pode fazer uma pontuação baixa e ser eliminado – o mesmo vale para o Grupo H, mas aí o nivelamento é por baixo.

  3. Concordo com quase tudo, só acho que, na disputa pelo segundo lugar no grupo D, a Áustria é um pouco melhor do que a Irlanda, apesar de ter decepcionado na Euro. Não me considero um dos detratores dessa geração belga, só acho o time muito mal treinado, Wilmots é bem limitado, não haveria limites para esse time com um técnico como Van Gaal, Klinsmann, Bielsa, Sampaoli…

    Em tempo: Vamos Portugal!

  4. Nós, assim como a Europa, damos uma importância à seleção inglesa que ela não demonstra em campo. Grande? Favorita? Onde? Nunca venceu um mata mata na Eurocopa. Quando ganhou foi nos pênaltis! A Premier League é incrível, de fato. Mas a seleção da Inglaterra é mediana. Mesmo assim, acho que o grupo ajudou e ela vai para a Copa. A Romênia e a Áustria não me convenceram. A Romênia ainda perdeu o treinador, não sei como vai reagir. A Polônia tem um time arrumado. Nada brilhante, mas brigador. E com muitos jogadores cobiçados no mercado europeu. Mas concordo que é um grupo equilibradíssi o e ela até pode ficar de fora. Mas foi a que mais me convenceu. A Eslováquia me parece esbarrar na falta de confiança. Eles se contentam com empates quando poderiam vencer, têm mentalidade de time pequeno.

    1. Que a Inglaterra é um país inexpressivo no futebol mundial nos anos 50 anos eu concordo. Mas acho esse time bastante promissor. Só precisa de um treinador. Com Roy Hodgson era muito difícil chegar em algum lugar.

      1. Certamente que sim Pedro, pois, tirando o time campeão de 66, nunca conseguiu algum resultado expressivo, o melhorzinho foi o 4º lugar na copa de 90. O engraçado é que ela teve, e ainda tem, bons jogadores, Lineker, Barnes, Lampard, Gerrard, Beckham, Rooney, e ainda essa nova e promissora geração de Delle Ali, Kane, que o Roy Hodgson teve o mérito e a coragem de colocar pra jogo. Como disse o Leonardo, agora é melhor procurarem um técnico mais gabaritado (igual sugeri para a Bélgica), para tentar dar o passo que ela sempre trava na hora do “vamos ver”, tipo a Espanha pré-Euro 2008. Esse é exatamente o problema, a Inglaterra SEMPRE amarela, então também é preciso dar uma mentalidade vencedora a esses jogadores. Enquanto isso não acontece (se é que vai acontecer) a partir de agora não aposto mais nela pra nada, nem semifinal, só acredito quando ganhar mesmo…

Comments are closed.