Hoje, a parte II de nossa série.

FUTEBOL

Federação Internacional: FIFA

Esporte que menos liga para os Jogos, o futebol tem também apenas duas categorias: masculino e feminino. O masculino, que é Sub-23 com três jogadores acima da idade por país, tem 16 Seleções. O feminino, 12.

O sorteio dos grupos será depois de amanhã, quinta feira.

Eis os classificados. Masculino – Brasil (BRA), Argélia (ALG), Nigéria (NGA), África do Sul (RSA), Honduras (HON), México (MEX), Argentina (ARG), Fiji (FIJ), Dinamarca (DEN), Alemanha (GER), Portugal (POR), Suécia (SWE), Japão (JPN), Coreia do Sul (KOR), Iraque (IRQ) e Colômbia (COL).

Feminino – Brasil (BRA), África do Sul (RSA), Zimbábue (ZIM), Colômbia (COL), França (FRA), Alemanha (GER), Nova Zelândia (NZL), Canadá (CAN), Estados Unidos (USA), Austrália (AUS), China (CHN) e Suécia (SWE).

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Federação Internacional: FIG

A ginástica artística é composta por 14 eventos, sendo oito masculinos e seis femininos. Individual geral masculino, individual geral feminino, por equipes masculino, por equipes feminino, solo masculino, solo feminino, cavalo com alças masculino, salto feminino, salto masculino, argolas masculino, barras assimétricas feminino, barras de equilíbrio feminino, barras paralelas masculino e barras fixas masculino.

Ao todo, a FIG reserva vaga para um homem e uma mulher do Brasil e concede um convite para cada gênero. Cada país tem um limite de cinco homens e cinco mulheres. Na prova geral, um time. Nas individuais, um atleta. Países não representados na prova geral tem o limite de um atleta por prova, exceto aqueles que tenham conquistado medalha em aparelhos individuais.

Na prova geral por equipes, serão 12 times no masculino e 12 no feminino. Os oito primeiros colocados no Campeonato Mundial de Ginástica Artística se garantiram nos Jogos. Excetuando estes oito, os quatro melhores no evento classificatório para as Olimpíadas completam a lista.

Para as provas individuais, ainda não há um número certo de vagas por critério, sabendo-se apenas que totalizaremos 36 homens e 36 mulheres. A indefinição se dá porque os medalhistas nos aparelhos individuais do Mundial de Ginástica se classificam, mas só se pertencerem a países que não conseguiram vagas por equipes. Caso essa regra não seja respeitada, a vaga será transferida para o outro critério, o evento classificatório de 2016 – que se realizará no Rio de Janeiro de 16 a 18 deste mês de abril.

Assim, os melhores nesse evento, respeitando as cotas máximas de cada país, se classificam. Também é obrigatório que, no geral, América, Ásia, África e Europa tenham dois representantes. A Oceania deve obrigatoriamente ter pelo menos um. Haverá um convite para um homem e um para uma mulher. Vamos aos já classificados.

Por equipes masculino – Japão (JPN), Grã-Bretanha (GBR), China (CHN), Rússia (RUS), Estados Unidos (USA), Suíça (SUI), Coreia do Sul (KOR) e Brasil (BRA).

Solo masculino – Rayderley Zapata (ESP).

Salto masculino – Ri Se Gwang (PRK) e Marian Dragulescu (ROU).

Cavalo com alças masculino – Harutyun Merdinyan (ARM).

Argolas masculino – Eleftherios Petrounias (GRE).

Barras paralelas masculino – Oleg Vernyaev (UKR) e Oleg Stepko (AZE).

Barras horizontais – Manrique Larduet (CUB).

Por equipes feminino – Estados Unidos (USA), China (CHN), Grã-Bretanha (GBR), Rússia (RUS), Japão (JPN), Canadá (CAN), Itália (ITA) e Holanda (NED).

Salto feminino – Hong um-Jong (PRK).

Barras de equilíbrio feminino – Pauline Schäfer (GER)

ginasta uolGINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Federação Internacional: FIG

Essa é uma categoria mais simples, cujas únicas provas são o masculino e o feminino. As duas competições serão disputadas por 16 atletas, sendo que há um limite máximo de dois por país e sendo reservada uma vaga em uma das duas competições para o Brasil e outra para um convite. Os oito melhores no Campeonato Mundial de Ginástica, respeitando a cota máxima por país, vem pro Rio. Outras cinco vagas virão do evento classificatório neste mês de abril. As demais, que podem ser uma, duas ou três (dependendo da cota brasileira e do convite serem destinados para disputa x ou y), serão definidas por intermédio do ranking internacional.

GINÁSTICA RÍTMICA

Federação Internacional: FIG

Esse talvez seja o caso mais curioso dos Jogos, visto que não há uma competição para os homens. Temos apenas as provas individual feminina e de conjuntos feminina. No geral, disputarão as Olimpíadas 96 ginastas, sendo que seis delas – uma equipe de cinco mais uma vaga no individual – serão brasileiras e outra vaga virá de um convite. Cada país poderá ter apenas uma equipe de cinco ginastas e mais duas atletas para as provas individuais.

Os 10 primeiros lugares no Mundial de Glasgow se garantiram na prova por equipes.

Para completar os 14 times, outros três virão do evento qualificatório de 2016 na próxima semana. A última vaga é do Brasil, mas, caso o Brasil já tenha a conquistado pelos outros critérios, o melhor não-classificado no Ranking virá ao Rio. Na prova individual, serão 26 competidores. Os 15 melhores do Mundial, respeitando a cota máxima de dois por país, se classificam. Outros seis virão do evento qualifiacatório. As últimas duas vagas (lembrando que há uma para o Brasil e um convite) virão pelo ranking, respeitando a representatividade mínima de três continentes.

Classificados – Prova de conjuntos feminina: Rússia (RUS), Bulgária (BUL), Espanha (ESP), Itália (ITA), Japão (JPN), Israel (ISR), Bielorrússia (BLR), China (CHN), Ucrânia (UKR), Estados Unidos (USA) e Brasil (BRA);

GOLFE

Federação Internacional: IGF

Voltando ao programa Olímpico, o golfe, tanto no masculino como no feminino será disputado por 60 atletas. O Brasil está garantido com uma vaga fixa nas duas competições. A IGF dividiu o ranking, que será o critério de classificação para os Jogos, em duas partes. A primeira parte é a dos 15 melhores, em que estarão todos classificados. Depois, virão os outros 45 melhores, mas, neste grupo de 45, é proibido que haja mais de dois do mesmo país (caso haja três entre os 15, o limite é um – se forem quatro, nenhum).

HANDEBOL

Federação Internacional: IHF

Tal como o vôlei e o basquete, o handebol, tanto no masculino quanto no feminino, é disputado por 12 times. Em ambos os casos, o Brasil está classificado. As outras cinco vagas foram concedidas pelos campeonatos continentais e pela Copa do Mundo, que também já foi disputada. As últimas seis vagas foram definidas em três grupos qualificatórios (duas vagas por grupo) em 2016.

20151214_CO_PQO_AA_arena_futuro-24-1600x1067O sorteio dos grupos será no próximo dia 29. O Brasil poderá escolher o grupo no qual ficará, tanto no masculino como no feminino.

Classificados – Masculino: Brasil (BRA), França (FRA), Polônia (POL), Tunísia (TUN), Eslovênia (ESL), Suécia (SWE), Dinamarca (DEN), Croácia (CRO), Argentina (ARG), Alemanha (GER), Egito (EGY) e Catar (QAT);

Feminino: Brasil (BRA), Suécia (SWE), Rússia (RUS), França (FRA), Holanda (NED), Romênia (ROM), Montenegro (MON), Noruega (NOR), Angola (ANG), Argentina (ARG), Coreia do Sul (KOR) e Espanha (ESP);

HIPISMO ADESTRAMENTO

Federação Internacional: FEI

Competição mista, sem distinção de gênero, o hipismo na categoria adestramento tem a competição individual e a competição por equipes. Ao todo, são 56 atletas, com uma cota de quatro reservada para o Brasil. Quatro também é o número máximo de atletas por país – lembrando que um time tem entre três e quatro cavaleiros.

A competição por equipes será disputada, até segunda ordem, por 10 times. Um é o Brasil. Outros três vem do Campeonato Mundial de 2014. O Campeonato Europeu de 2015) classificou mais três times, ao passo que o Pan-Americano concedeu mais uma vaga. Uma vaga também está reservada para o líder do Ranking das regiões do Oriente Médio, África, Oceania e Sudeste da Ásia. A última fica entre essas e os chamados países do Grupo C: Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Os atletas da disputa por equipes estão automaticamente classificados para a disputa individual, o que evidentemente impede seus países de classificarem mais algum atleta. Além desses, outros 20 se classificarão pelo ranking olímpico por países. O Grupo C (além dos citados, composto por o Centro e Leste da Europa mais Ásia Central) mais os Grupos A e B (Noroeste e Sudoeste Europeu) dividirão seis vagas. Os Grupos D e E (América) dividem quatro vagas, tal como o Grupo de Oriente Médio, África, Oceania e Sudeste da Ásia.

Classificados – Competição por equipes: Brasil (BRA), Alemanha (GER), Grã-Bretanha (GBR), Espanha (ESP), França (FRA), Suécia (SWE), Estados Unidos (USA), Austrália (AUS) e Japão (JPN).

HIPSIMO CCE

Federação Internacional: FEI

O hipismo CCE também é misto com uma competição individual e uma competição por equipes. Na competição individual, serão 11 times, sendo que uma vaga já é do Brasil. Os seis primeiros colocados nos Jogos Mundiais de Hipismo também se classificaram, bem como o campeão dos Jogos Pan-Americanos. As últimas três vagas irão para os dois primeiros colocados no Torneio Europeu e para o campeão da Ásia e Pacífico mais os países do Leste Europeu que não disputam a competição do Velho Continente.

Os 44 atletas estão automaticamente classificados para a disputa individual. Eles se juntarão a 21 outros, formando assim os 65 que estarão no Rio. Cada um dos Grupos de A a G classificará um atleta do melhor país ranqueado dentre os que não foram para a competição por equipes, atingindo assim sete vagas. Excluindo ainda os classificados para a prova por equipes, o país melhor ranqueado em três divisões de grupos (A/B/C, D/E e F/G, cujas regiões correspondentes são as mesmas para as três provas do hipismo) classifica outros dois atletas. As últimas oito vagas ficam para os melhores competidores do Ranking Olímpico cujos países ainda não tenham cumprido a cota máxima de quatro cavaleiros.

Classificados – Competição por equipes: Brasil (BRA), Alemanha (GER), Grã-Bretanha (GBR), Holanda (NED), França (FRA), Suécia (SWE), Estados Unidos (USA), Nova Zelândia (NZL), Austrália (AUS), Irlanda (IRL) e Canadá (CAN).

rio2016_fevereiro_Hipismo_Deodoro_014_8372_HIPISMO SALTOS

Federação Internacional: FEI

Da mesma forma, a competição de saltos também se divide em individual e por equipes. A prova por equipes será disputada por 15 países. Uma vaga reservada para o Brasil, cinco para os cinco primeiros nos Jogos Mundiais de Hipismo, duas para o Pan-Americano, três para o torneio europeu e uma para o evento especial classificatório do Grupo F. Faltam três vagas, duas para o evento qualificatório do Grupo G e uma para o evento qualificatório do Grupo C.

Os 60 competidores irão para a disputa individual junto a outros 15. Um de cada país líder nos Rankings dos grupos A, B. C e F (excluindo os classificados para a disputa coletiva), os seis primeiros do Ranking da América (já se sabe que serão dois venezuelanos, dois colombianos, um peruano e um uruguaio), o melhor do Grupo G e os quatro melhores do Ranking Olímpico.

Classificados – Competição por equipes: Brasil (BRA), Holanda (NED), França (FRA), Estados Unidos (USA), Alemanha (GER), Suécia (SWE), Suíça (SUI), Grã-Bretanha (GBR), Espanha (ESP), Canadá (CAN), Argentina (ARG), Ucrânia (UKR), Catar (QAT), Japão (JPN) e Austrália (AUS).

HÓQUEI SOBRE GRAMA

Federação Internacional: FIH

Voltando aos esportes coletivos, o hóquei sobre grama, tanto no masculino como no feminino será disputado por 12 times. Em ambos os casos, foi reservada uma vaga para o Brasil, mas o Brasil, nas palavras do regulamento, não “satisfez os critérios de performance” para conseguir a vaga e teve de lutar por ela. Também em ambos os casos foi concedida uma vaga para cada campeão continental e também para os seis melhores na Liga Mundial de Hóquei Sobre Grama 2014/15. A África do Sul desistiu de ambas as disputas e classificou o melhor ranqueado não-classificado: Nova Zelândia no Masculino e Espanha no feminino.

Os grupos já foram definidos.

Classificados – Masculino: Índia (IND), Alemanha (GER), Canadá (CAN), Espanha (ESP), Nova Zelândia (NZL), Bélgica (BEL), Grã-Bretanha (GBR), Irlanda (IRL), Brasil (BRA), Argentina (ARG), Holanda (NED) e Austrália (AUS).

Feminino: Coreia do Sul (KOR), China (CHN), Alemanha (GER), Argentina (ARG), Espanha (ESP), Holanda (NED), Nova Zelândia (NZL), Índia (IND), Japão (JPN), Estados Unidos (USA), Grã-Bretanha (GBR) e Austrália (AUS).

Leonardo Dahi e Rafael Rafic

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo