Semana passada aconteceu um super domingo de ensaios técnicos, onde tivemos Tuiuti, Grande Rio e Portela. Sapucaí lotada tanto em frisas, arquibancadas quanto pista dando toda a pinta que o carnaval chegou.

Os super ensaios continuam essa semana com os quatro favoritos do Acesso se apresentando. Ontem Cubango, que há anos briga fortemente para subir, Unidos de Padre Miguel e sua força cada vez maior e o tradicional e gigante Império Serrano. Para quem curte o grupo de acesso é um prato feito.

Uma delas será provavelmente a campeã do acesso: está entre elas e a dona do melhor samba do ano Unidos do Viradouro, a que parece melhor preparada nos quesitos e acabou de vir do Especial.

Viradouro abre o principal dia dos ensaios técnicos. O de hoje. Depois dela vem Tijuca, umas das escolas dominantes dos últimos anos e Salgueiro, considerado por muitos o maior favorito do carnaval.
20160117_213539Fora que, para mim, dos seis sambas do ano três serão hoje. Se você quer assistir esses ensaios leia essa coluna e saia de casa agora para tentar pegar um bom lugar.

Isso que não dá para entender.

Tivemos dois grandes dias de ensaio, teremos hoje o “grande dia” e oito dias atrás (nem faz tanto tempo), tivemos Caprichosos e Império da Tijuca com dois dos piores sambas do acesso e, com todo respeito a essas agremiações, sem força para encher a Sapucaí ou levar para lá público sem ser de torcedores dessas agremiações.

ensaio técnico 2016 império da tijucaAí complica, aí Sapucaí fica vazia (acima) e é triste ensaiar nessas condições. Não foi só esse sábado. Tivemos vários sábados assim dando a impressão que o povão se desinteressara por carnaval, o que não é verdade. Vários motivos afastam o publico da Sapucaí. Falta de amor não.

Alegam a falta de equilíbrio do calendário dizendo que a maioria das escolas do Especial ensaiam sábado e que fazem a divisão pela classificação do carnaval passado. Falam, e é verdade, que ano passado era pior já que as escolas do especial só começavam seus ensaios depois que todas do acesso já haviam ensaiado e esse ano mesclaram.

Mas dá para melhorar. Tem que melhorar. Não dá pra ter Caprichosos e Imperinho em um dia e Viradouro, Tijuca e Salgueiro em outro. Escolas como Portela, Vila e Beija-Flor não ensaiam sábado e sempre fazem seus técnicos aos domingos. Basta quem faz o calendário raciocinar um pouco.

Mas isso fica para o próximo carnaval. Hoje é um grande dia. Quer saber se é dia de grande ensaio ou não? Quando é os “arroz de festa” Amir Khader  e David Brazil aparecem – e com certeza hoje eles vão.

E se eu fosse você também iria.

Twitter @aloisiovillar

Facebook AloisioVillar

Imagens: Ego, Arquivo Ouro de Tolo e SRZD