Com o começo da temporada da NFL na data de hoje (Patriots vs Steelers, 21 horas, Espn), volto com um segundo texto sobre palpites para a temporada; mas dessa vez venho com pitacos sobre quem ganhará as premições dadas ao final de cada temporada tais como jogador mais valioso, novato do ano – entre outros.

Jogador mais valioso (MVP): Andrew Luck, Indianapolis Colts.

Luck é o melhor quarterback jovem da liga, isso é sabido. O seu “defeito” é lançar interceptações demais e, apesar de ele mostrar maturidade e não se abalar depois de uma, isso impacta bastante na quantidade de votos que ele recebe ao final de cada temporada para qualquer premiação. Entretanto não é para culpar o quarterback por todas as interceptações. Claro que ele tem culpa no cartório, mas não exclusivamente. O que eu quero dizer é que vez ou outra a defesa adversária faz uma jogada fantástica ou o seu receiver não está em sintonia. Espero uma temporada fantástica de Luck com um running-back competente, dois wide-receivers mais do que capazes de lidar com os defensores da AFC South e seu tight-end de confiança.

Melhor jogador ofensivo: Andrew Luck, Indianapolis Colts.

Não faz sentido nenhum para mim escolher outro jogador aqui, é lógico. Se Andrew Luck, um jogador ofensivo, for o melhor jogador da temporada, ele certamente foi o melhor jogador ofensivo. Porém essa lógica na NFL nunca fez sentido: é totalmente aleatório. Se fosse para apostar em outro jogador, eu escolheria Adrian Peterson. Este vem demonstrando fome de bola por ter ficado de fora da última temporada por problemas extracampo e dele nós sempre esperamos uma temporada de mais de 1800 jardas corridas.

jj-wattMelhor jogador defensivo: Justin James Watt, Houston Texans.

Há outra opção? A diferença de Watt para o segundo melhor defensor é imensurável. Com Jadeveon Clowney e Brian Cushing saudáveis, Watt terá um impacto ainda maior no jogo, por não haver bloqueadores suficientes para contar tamanha força defensiva dos Texans. A chegada de Vince Wilfork também pesará nisso. Olho em Watt para MVP também. Este é o tipo de jogador que ele é, mesmo sendo um jogador de linha defensiva.

Técnico do ano: Chip Kelly, Philadelphia Eagles.

Tenho a impressão de que os Eagles irão aos playoffs esse ano e grande parte desse sentimento vem pela minha admiração a Chip Kelly. Seu esquema ofensivo de jogadas rápidas e incessantes se adaptou muito bem à NFL e ainda não obteve resposta das defesas.Com um quarterback mais talentoso do que o que ele tinha ano passado em Sam Bradford e uma defesa mais sólida com a chegada de Kiko Alonso, Kelly tem grandes chances de se dar bem numa enfraquecida NFC East, mas ainda terá que bater de frente com o poderoso Dallas Cowboys.

Melhor novato ofensivo: Amare Cooper, Oakland Raiders.

Jamais conseguirei expressar em palavras o quanto eu queria que meu time tivesse Cooper. Ele chega para ser o recebedor principal do Oakland Raiders e, embora wide-receivers não  ganhem um jogo sozinhos para os seus times, ele certamente será peça fundamental na curva de crescimento da franquia pelos próximos anos. Aposto nele pois não acho que nem Jameis Winston nem Marcus Mariota terão ótimos anos como novatos. Caso tenham, seria uma tremenda surpresa para mim.

leonard-williams-nfl-new-york-jets-minicamp-850x560Melhor novato defensivo: Leonard Williams, New York Jets.

Apesar da bagunça que é o New York Jets, Williams deve ser maior do que isso. Dado como o melhor jogador do draft, caiu de bandeia no colo do time verde de NY que o escolheu numa surpreendentemente sábia decisão. Williams promete dominar qualquer linha ofensiva que os Jets enfrentarem e a secundária competente podem ser o setor forte do time. Eu teria medo se meu quarterback fosse enfrentá-lo.

Jogador que deu a volta por cima (Comeback Player of the Year): Sam Bradford, Philadelphia Eagles.

Caso não conheçam que premiação é esta, ela é dada a um jogador que por algum motivo, geralmente contusão, não jogou a temporada anterior e voltou em grande estilo com bons números e importância no time. Aqui eu não tenho certeza se Adrian Peterson – que não jogou a última temporada por causa de uma suspensão devido a problemas extracampo – é elegível a receber o prêmio; se sim, apostaria nele.

Bem, é isso por hoje. Até a próxima, amigos!

Imagens: Colts e NFL.com