A segunda rodada começou bem diferente da primeira, com partidas de bom nível; o torneio enfim “pegou” e correspondeu às altas expectativas. Além disso, o público só esteve abaixo da crítica em Jamaica e Paraguai, mas ainda assim, tanto em termos técnicos e de público, a rodada correspondeu e muito.

Equador 2-3 Bolívia

Zebraça. Ponto. Não tem como falar desse jogo sem citar as palavras surpresa e zebra. A Bolívia não vencia um jogo de Copa América há 18 anos, não vencia um jogo oficial fora há 20 anos, tudo indicava mais uma derrota boliviana, mas o Equador numa partida abaixo da crítica colaborou junto de um grande primeiro tempo da Bolívia. Ao fim dos primeiros 45 minutos, já estava 3-0 para os bolivianos: quando o Equador acordou, amigos, já era tarde. Mesmo com a reação e os gols na etapa final, o resultado foi justo pelo jogo em si, ótimo resultado da Bolívia que encaminhou a vaga, para o Equador é vencer o México e rezar.

Chile 3-3 México

Outro resultado surpreendente. Mas este, com uma forte ajuda da arbitragem.

O Chile fez uma partida excelente na parte da frente, mas a defesa foi frágil como de costume o que ajudou o México a conseguir esse resultado. O jogo em si foi divertido e aberto: como o Chile é extremamente kamikaze, os jogos sempre ficam divertidos, pois se ataca muito e defende pouco, o México soube se aproveitar disso e por pouco não venceu o jogo. O empate acabou sendo justo pela atuação dos dois times, mas a arbitragem foi decisiva ao anular dois gols legais da equipe chilena. Agora, o Chile precisa só de um empate para avançar e o México com uma simples vitória avança – e ambos os resultados são bem possíveis.

Caceres-Messi-Foto-ReproducaoFacebook_LANIMA20150614_0026_26Paraguai 1-0 Jamaica

O pior jogo desta rodada em termos de técnica e de público, jogo muito abaixo do que se esperava desta Copa América e do nível dos dois times – baseado na estreia de ambos.

O jogo foi muito brigado e truncado, a atuação não foi boa de nenhuma das equipes, não dá pra destacar quase nada de nenhum momento do jogo, apenas se destaca a falha grotesca do goleiro jamaicano que resultou no gol da vitória do Paraguai. Apesar da péssima partida, o Paraguai encaminhou sua vaga nas quartas de final e conseguiu vencer um jogo da Copa América após 8 jogos. Já a Jamaica perdeu mais uma chance de sair pelo menos com um pontinho; diante da Argentina a meta será fazer pelo menos um gol.

Argentina 1-0 Uruguai

De novo o melhor jogo da rodada envolve a Argentina.

O jogo não foi uma maravilha técnica, mas teve duas propostas bem definidas: a Argentina controlou o jogo até conseguir seu gol, depois recuou de forma excessiva, o que provocou um Uruguai que buscou até o fim o gol da igualdade. Mas não teve jeito para os uruguaios que perderam seu primeiro jogo na Copa América, e a Argentina conseguiu o que já deveria ter obtido que era a sua primeira vitória. Resultado justo pelo que ambos apresentaram, para o Uruguai um empate contra o Paraguai na última rodada o classifica e classifica seu rival; a Argentina com uma simples vitória diante da Jamaica conseguirá o primeiro lugar do grupo.

Brasil 0-1 Colômbia

Numa das atuações mais lamentáveis dos últimos tempos da seleção brasileira, a Colômbia conseguiu superar a seleção brasileira de forma justa.

O meio-campo do Brasil não funcionou, a defesa esteve sempre desligada nas bolas aéreas e Neymar não conseguiu fazer o seu melhor por conta de seu individualismo excessivo. Junte-se tudo isso a uma boa atuação dos colombianos que fizeram funcionar seu estilo de jogo e que contou com Cuadrado e Carlos Sánchez em noites iluminadas  – e o resultado se mostra extremamente justo. Confesso ao leitor: achei barato, o 1-0 para os colombianos foi pouco se compararmos com a ótima atuação de sua seleção. Agora, a Colômbia encaminha sua vaga e depende só de uma vitória para avançar às quartas: para o Brasil, resta vencer a Venezuela sem Neymar (suspenso para esta partida) e recuperar a moral para a fase final.

pizarrochutamarioruizefePeru 1-0 Venezuela

A seleção peruana não fez um primor de jogo, mas foi bem na proposta que teve, principalmente após os adversários ficarem com um a menos; muito por isso a seleção peruana conseguiu o resultado que a recolocou no páreo por uma vaga no mata-mata.

A Venezuela tentou repetir o que fez contra a Colômbia, mas dessa vez não teve êxito, muito pela expulsão obtida no primeiro tempo. A seleção se portou bem defensivamente e fez o que pode para segurar o empate, não conseguiu, mas não tem do que reclamar já que, apesar da derrota, os venezuelanos fizeram o que podiam fazer de fato. Com esse resultado, ambas as equipes chegam com chances para domingo, tudo ficou extremamente igual e qualquer classificação de alguma seleção deste grupo será merecida.

Palpites para a terceira rodada e para os duelos do Mata-mata

Equador x México, sexta 19/6, às 18:00 em Rancagua

Acho que a seleção equatoriana sentirá o baque da derrota surpresa diante da Bolívia e com isso, não conseguirá superar os mexicanos. Entretanto, os mexicanos não conseguirão se aproveitar muito da fraqueza emocional dos equatorianos, com isso, teremos um jogo bem morno e chato que terminará num insosso 0-0.

Bolívia x Chile, sexta 19/6, às 20:30 em Santiago

Esse jogo será o típico jogo onde as duas seleções sabem que um mesmo resultado as interessa. Como a Bolívia certamente saberá que um simples empate a classifica e o Chile também, aposto que ambas vão buscar não errar em busca do objetivo maior, aposto em 1-1 nesse jogo.

Classificados deste grupo: Chile em 1°, Bolívia em 2° e México em 3°.

Uruguai x Paraguai, sábado 20/6, às 16:00 em La Serena

Jogo que será um tanto brigado e que as duas equipes certamente buscarão primeiro não levar gols para depois marcá-los. Com isso, possivelmente teremos outro resultado chocho e insosso, novamente aposto em 0-0.

Argentina x Jamaica, sábado 20/6, às 18:30 em Viña del Mar

A Argentina enfim conseguirá jogar bem, encantar e vencer tranquilamente. Confio desta vez numa atuação de grande destaque do seu trio de ataque e como é contra a Jamaica, desta vez sem sustos na defesa e sem necessidade de recuos absurdos. Muito por isso, aposto em um placar dilatado para os argentinos, aposto em 4-0 para a Argentina nessa partida.

1434400844_962414_1434410804_noticia_normalClassificados deste grupo: Argentina em 1°, Paraguai em 2° e Uruguai em 3°.

Colômbia x Peru, domingo 21/6, às 16:00 em Temuco

Esse deverá ser um jogo aberto, já que ambas as seleções tem ataques mais fortes que suas defesas. Mas nessa os colombianos estão em vantagem já que há mais qualidade em seu selecionado, aposto em 2-1 para a Colômbia.

Brasil x Venezuela, domingo 21/6, às 18:30 em Santiago

Acredito que será um jogo bem difícil para a seleção brasileira por conta da excelente postura tática dos venezuelanos, mesmo assim, a seleção brasileira ainda é superior e vai vencer esse jogo. Mais na garra do que na técnica, mas vai, aposto em 1-0 Brasil.

 Classificados deste grupo:  Colômbia em 1° e Brasil em 2°

Palpites dos duelos do Mata-mata

Chile x Uruguai

Bolívia x Brasil

Argentina x México

Colômbia x Paraguai

Mandem seus palpites, dúvidas, questionamentos, xingamentos ao colunista ou ao editor-chefe nos comentários, sempre respondemos a todos, espero que os leitores continuem lendo esta coluna e todas desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

Imagens: El País, Lance e Terra

2 Replies to “Soy loco por ti América…”

  1. Outro belo texto, mas meus palpites são outros!
    Equador 2×1 México
    Bolivia 1×3 Chile
    Uruguai 2×1 Paraguai
    Argentina 4×1 Jamaica
    Colombia 2×1 Peru
    Brasil 3×1 Venezuela
    Apesar do Brasil não jogar nada, aposto que sem o Neymar o ELENCO funcionará de forma mais agressiva e na raça, e perder pra Venezuela é de voltar a pé de chinelo!!
    CBF acabando com a seleção!!

Comments are closed.