O vindouro Festival Folclórico de Parintins carrega o peso histórico do cinquentenário. Devido ao grande significado que ostenta, será alvo de uma disputa renhida entre os Bois Garantido e Caprichoso. E, se o festival de 2013, que marcou a disputa do centenário, teve como vitorioso o Boi da Baixa do São José, o Caprichoso sequer pensa na possibilidade de ser derrotado mais uma vez em uma edição histórica.

Um dos aspectos mais interessantes a se observar no Festival de 2015 será o desempenho dos itens estreantes em ambas as associações folclóricas. Importa frisar que os itens individuais são responsáveis por uma expressiva quantidade de notas e, em um Festival pautado pelo equilíbrio, podem definir o título para o lado vermelho ou azul.

israel paulainDo lado do Garantido, teremos a estreia de Isabelle Nogueira como rainha do folclore. A jovem de 21 anos tem a incumbência de substituir a lendária e vitoriosa Patrícia de Góes, que defendeu o item por 10 anos. Outra estreia é a de Daniela Tapajós, de apenas 19 anos, que defenderá o item de porta-estandarte.

O boi vermelho e branco também apresenta mudança para o item Cunhã-Poranga. A moça mais bela da tribo será representada por Verena Ferreira que, até o ano passado, defendia o estandarte do boi. Verena, portanto, assume o item feminino mais cobiçado e de maior visibilidade, sobretudo porque a cunhã-poranga tem uma participação mais efetiva na Arena do Bumbódromo.

itens1Já no reduto azul e branco, as mudanças nos itens de apresentador e amo do boi ocorreram de forma inesperada. O experiente Arlindo Junior, que seria o apresentador do Boi da Estrela, deixou o cargo em razão de motivos pessoais, abrindo as portas para o retorno de Junior Paulain ao posto de apresentador. E o cantor Edmundo Oran foi o escolhido para assumir o cargo de amo do boi, que marcará a sua estreia como item oficial do Boi Caprichoso.

Embora o Garantido tenha mexido mais no time, os itens de confiança da torcida encarnada permanecem intocados, quais sejam: apresentador, levantador de toadas, pajé e amo do boi. Quanto à mudança no Caprichoso, penso que seria mais proveitosa a inversão dos cargos entre Junior Paulain e Edmundo Oran. Este tem potencial para ser uma das referências do boi azul e seria interessante vê-lo num posto de maior importância.

Por fim, cabe destacar que teremos novamente o duelo entre os irmãos Israel e Junior Paulain, que terão a missão de apresentar os bois Garantido e Caprichoso, respectivamente.

junior-paulain

7 Replies to “Garantido x Caprichoso – Parte II”

    1. Moeu é pouco!
      Entre os inesquecíveis versos de Tony Medeiros em 2014, estes são sensacionais:

      Contrário diz que eu tô velho
      mas eu tô bem preparado!
      Respeito a juventude,
      mas tenha muito cuidado!
      Perdeste a vaga prum cara
      que tava aposentado!

      Detalhe: ele se prendendo para não rir enquanto versava. A galera encarnada veio abaixo!

  1. Bom dia!

    Prezada Aline Pessoa:

    O Caprichoso está mal arrumado nos itens individuais. Alguns estão embolados, ou fora de lugar.
    Karyne Medeiros como sinhazinha é um crime. O lugar dela é ostentando o pavilhão azul e branco!
    Depois da saída de Arlindo, houve um “resgate” de Júnior, e bem que poderia ter havido o resgate de Edilson Santana também, que travou duelos históricos com Tony.
    Um fato a ser reconhecido: é difícil bater o Israel!

    Que venha o cinqüentenário!

    Atenciosamente
    Fellipe BArroso

  2. Fellipe e Rafael,

    eu realmente vejo potencial no Edmundo Oran para bater o Israel. O rapaz é muito bom mesmo! Na minha opinião, faltou ousadia à direção do Caprichoso. Quanto ao Garantido, correrá um risco imenso com a estreia de vários itens. E, pelo que tenho acompanhado, alguns itens estreantes podem ser o calcanhar de Aquiles do Boi do Povão.

    No mais, está chegando o dia! Que seja, acima de tudo, um grande festival!

    Abraços

    Aline Said Pessoa

  3. Israel como apresentador é praticamente imbatível

    Aguardando versos ainda melhores do Tony esse ano, brincando com a idade do Amo contrário e pelo fato do “Surubim” não ter participado de todas as edições do Festival

    André Nascimento tem a toada de evolução do ano e é outro que é praticamente certeza de 10

    Os itens femininos com exceção da Ana Luisa, que de longe, bem longe é a melhor sinhazinha de ambos bois, pra mim são uma incógnita.

    Os Itens do Caprichoso certamente virão com fogo nos olhos pelas notas baixas do ano passado. Karine era uma excelente porta estandarte, mas como sinhazinha…. Falta mais sutileza e leveza.

    Com a saída do Arlindo (praticamente chutado convenhamos) tava claro que o Junior ia voltar ao seu item de origem – que deve ter feito uma pressão danada pra isso acontecer –

Comments are closed.