E começou enfim a Copa América. O Brasil sofreu pra burro, mas estreou com vitória, o Chile também ganhou, a Argentina e a Colômbia tropeçaram… E está o continente todo ligado. Os Campeonatos de toda a América parados para ver a versão latina da Copa do Mundo! Quer dizer, de quase toda a América. Além do Uruguai, onde marcaram a final do Campeonato para o último domingo (!!!), só o Brasil tem seu Campeonato acontecendo enquanto a Copa América é disputada. Mais uma jabuticaba para a conta da CBF.

Em todo caso, aos trancos e barrancos dá para acompanhar as duas coisas. E, antes que eu me esqueça, é bom dizer que o nível dessa rodada – e do Campeonato todo em geral – foi muito superior a todos os jogos da Copa América até aqui – escrevi antes da rodada de segunda feira.

Não que para isso precise muito esforço, mas é bom deixar isso claro. Fato é que quem vê o Brasileirão rolando a todo vapor mal imagina que o Brasil disputa a Copa América. É como diriam aqueles versos do grande Fernando Brant, que nos deixou neste fim de semana: eu sou da América do Sul. Eu sei. Mas vocês não vão saber…

Atlético Mineiro 2 x 2 Santos

Jogo isolado que foi disputado na quarta-feira. E foi um grande jogo de futebol. É verdade que esse time do Santos vem sofrendo cada vez mais nas mãos do Marcelo Fernandes, mas, ainda assim, é um bom time e consegue fazer frente aos melhores do Brasil. O Galo, por exemplo. O jogo começou muito disputado, com o Atlético controlando a posse de bola no meio de campo, mas com dificuldades para avançar. Acabou deixando espaço para um contra-ataque excelente dos santistas, que terminou com gol de Ricardo Oliveira.

O gol deu uma despertada no Atlético Mineiro, que passou a encaixar melhor os ataques e se aproveitou de uma queda súbita de rendimento do time santista. Desde o começo do ano ficou claro que o sistema defensivo era o grande problema desse time, mas passou dos limites. Ainda no primeiro tempo, o Galo não precisou de nenhum lance genial para virar o jogo. Entretanto, na segunda etapa, o Atlético voltou a cair de rendimento e o Santos recolocou a igualdade no placar. O jogo ficou muito bom, com chances para os dois lados, mas ninguém mais marcou. Reitero que o Santos faz os jogos mais legais desse Campeonato. Ah, se tivesse um técnico…

chrg0614bCorinthians 2 x 1 Internacional

Eu vi muita gente elogiando o nível técnico do jogo e confesso que não entendi bem a razão. O jogo foi bom, os dois times jogaram bem, mas nesse Brasileirão já teve muita coisa melhor. O primeiro tempo foi mais movimentado do que propriamente bom. Foi um jogo gostoso de assistir, rápido, com muita velocidade, mas faltou um pouco mais de competência para criar jogadas efetivas de gol. Nesse sentido, o Corinthians foi superior, chutou mais, criou mais, mas foi o Inter quem abriu o placar com um belo gol de Nilmar.

O Corinthians voltou diferente, com Tite apostando mais uma vez em Vagner Love, e deu certo. Jadson empatou com um lindo gol de falta e o Timão recuperou o controle do jogo. O gol vinha amadurecendo, mas a falta de pontaria atrapalhou muito. Pelo menos a sorte voltou a pairar sobre Itaquera e Vagner Love aproveitou um rebote pra virar o jogo. A partir daí, embora ainda tenha desperdiçado outras chances, o Corinthians mais uma vez recuou sem qualquer necessidade e tomou um certo sufoco. Ainda assim, resistiu e conseguiu uma vitória importantíssima para seguir sua vida no Brasileirão. O Inter segue patinando…

Chapecoense 0 x 1 São Paulo

Com esse jogo foi justamente o contrário. Vi muita gente criticando e achei um jogo bem agradável. Primeiro por conta do golaço espetacular de Souza, que acabaria sendo o único do jogo. Depois, porque foi movimentado. O São Paulo ainda não tem a cara de seu novo treinador, mas tem a técnica que sempre teve e rodou bem a bola, criou jogadas, arriscou. A Chapecoense, mesmo com certa dificuldade para avançar muito, também chegou, tentou muito de fora da área e o jogo foi animado na primeira etapa.

O segundo tempo já foi um tanto inferior tecnicamente. A Chapecoense não teve mais forças para chegar ao ataque e o São Paulo também se mostrou pra lá de satisfeito com a vitória magra. Controlou, administrou e venceu sem sofrer muito. Chega à liderança do Brasileirão sem jogar um futebol brilhante, mas sendo muito eficiente. Com o Inter patinando e os mineiros também, é, hoje, o grande favorito ao título.

chrg0525Coritiba 0 x 1 Flamengo

Não há sina que salve esse Coritiba. Pelo amor de Deus, que time medonho. A vitória do Flamengo no primeiro tempo é fácil de explicar. O Flamengo é melhor, jogou bem, apresentou uma evolução tática interessante e achou um gol em uma jogada bem armada e bem concluída. Simples.

Agora… O Coxa teve praticamente 45 minutos com um jogador a mais para empatar e não conseguiu. Creio que nem o mais otimista dos flamenguistas acreditou que Paulo Victor sairia ileso daquela partida – ainda mais com a arbitragem complicando a vida dos cariocas. Mas saiu. O Coritiba não conseguiu fazer o gol. Sequer assustou muito de maneira efetiva. Fica difícil imaginar esse time jogando a Série A em 2016. Muito difícil.

Sport 2 x 1 Joinville

O lanterna do Campeonato com um ponto sendo treinado pelo Adilson Batista e com um sistema defensivo que enche seus torcedores de calafrios. O cenário era terrível para o Joinville, mas, a despeito da derrota, o time catarinense fez uma boa partida. O Sport começou melhor e achou logo um gol com Maikon Leite, mas, depois, o JEC dominou a partida. Mesmo com suas limitações, criou boas jogadas, chegou bem, mas parou em uma grande atuação do goleiro Danilo Fernandes. E, quando a fase é ruim… No seu melhor momento no jogo, o Joinville sofreu o segundo gol com mais um chutaço de Maikon Leite.

E aí o jogo acabou. No segundo tempo, o Joinville dominou todo o jogo, mas já não criou com a mesma intensidade. Danilo Fernandes mais uma vez foi o grande destaque, mas os catarinenses pareceram assumir a derrota. Mesmo assim, descontaram com um golaço de Marcelinho Paraíba, só que já era tarde demais. Sport consegue mais uma vitória importante e o Joinville, se fica parado em um ponto, ao menos vê um horizonte mais belo pela frente.

chrg0615bVasco 1 x 3 Cruzeiro

Vamos pontuar algumas coisas. O Vasco mais uma vez foi humilhado em casa. A defesa “consistente” é a mais vulnerável do Brasileirão, o time é inacreditavelmente limitado e as coisas não acontecem. Só que não foi um jogo para deixar o torcedor desesperado, não. Claro que, a essa altura do Campeonato, qualquer derrota é para arrancar os cabelos, mas o Vasco começou bem. Melhor que o Cruzeiro, inclusive. Chutou, tentou, pressionou… E deixou Leandro Damião livre, desimpedido, sozinho para abrir o placar a favor do Cruzeiro. Um erro, uma falha.

Aí virou um passeio completo dos cruzeirenses. Logo no início do segundo tempo o Cruzeiro fez 2 a 0 e podia ter feito três, quatro, cinco… Um Vasco vendido, humilhado, abatido, diante de uma torcida incrédula e impotente ainda levou o terceiro. Descontou em um golaço de Rodrigo, mas nada que aliviasse o sofrimento cruzmaltino. O problema do Vasco, mais do que técnico, vem sendo psicológico. O time desmorona com muita facilidade. Precisa reagir rápido. Não tem time para jogar ponto fora.

Ponte Preta 0 x 0 Goiás

Que zebraça… Não pelo resultado em si porque esse futebolzinho sem vergonha do Goiás vem dando resultado, mas porque, dessa vez, o Goiás jogou bem. É verdade que a Ponte Preta, apesar de manter seu futebol técnico e bem jogado, foi mal, mas o Goiás foi um time de futebol razoável. Não se escondeu na defesa, avançou, tocou, atacou e, se não equilibrou as ações, ao menos não foi dominado.

Os goleiros Renan e Marcelo Lomba foram os destaques da partida, mas também dá pra botar o zero a zero na conta das dificuldades de ambos os times no setor de criação e na hora de concluir. Tropeço da Ponte, que tinha gordura pra queimar, mas tinha que ter vencido. E o Goiás vai ganhando seus pontinhos…

Avaí 1 x 1 Figueirense

Foi um clássico muito prejudicado pela forte chuva que caiu em Florianópolis e que, de quebra, levou um público decepcionante à Ressacada. Com o gramado ruim e pesado, as alternativas vieram no jogo aéreo e foi assim que o Figueirense abriu o placar quando já fazia por onde.

O Avaí já tentava empatar na base do chute de longa distância e foi exatamente assim que Anderson Lopes marcou. Golaço… O segundo tempo foi ainda pior tecnicamente, mas o Avaí foi absurdamente prejudicado no finzinho, com a não marcação de um pênalti claríssimo em Marquinhos. Adivinha quem levou cartão amarelo? Quem foi lá reclamar com o juiz, claro.

chrg0916bGrêmio 2 x 1 Atlético Paranaense

Foi talvez o melhor jogo do fim de semana no Brasileirão. O Grêmio, desde que Felipão foi pra China, tem se acertado. É um time mediano, é importante deixar isso claro, mas que tem potencial para fazer um bom Brasileirão. A pressão do começo do Campeonato foi embora e agora o time está mais solto, criando mais. Com calma, as coisas acontecem e foi exatamente assim que o Imortal abriu o placar. Um vacilo na zaga e estava feito o empate do Furacão, que se animou e viveu seu melhor momento no jogo. O sistema defensivo gaúcho continua dando muitos espaços e isso é tudo que um ataque rápido como o rubro-negro quer. Ainda assim, a virada não veio.

No segundo tempo, pelo jogo aéreo, o Grêmio voltou a estar em vantagem e aí resolveu se segurar lá atrás. O Atlético foi muito bem, criou ótimas oportunidades e o goleiro Tiago foi o grande nome do segundo tempo. Foram pelo menos duas defesas espetaculares que garantiram uma vitória importante ao Grêmio e tiraram o Furacão da ponta. Bom jogo.

Palmeiras 2 x 1 Fluminense

chrg0430Antes de mais nada, é inacreditável que um estádio como o Allianz Parque tenha o pior gramado das Séries A e B do Brasileirão. Faz muito tempo que não vejo um jogo de Série A em um campo tão ridículo (e olha que campo ridículo é o que não falta no Brasileirão) e eu não quero saber se a culpa é do Palmeiras, da WTorre ou de Jesus Cristo. É apenas inaceitável. Inaceitável também é esse futebol que o Palmeiras tem jogado. O Fluminense, sem jogar muita coisa, foi melhor durante todo o primeiro tempo, abriu o placar e só não foi pro intervalo vencendo porque bobeou no finzinho.

Mas foi no segundo tempo que a fragilidade do Palmeiras ficou evidente. Jogando com um a mais após a expulsão imbecil de Magno Alves, o Palmeiras não conseguiu ser superior ao Fluminense. Os cariocas estavam implorando para o jogo acabar logo e nada do Palmeiras aproveitar. Precisou de uma cobrança de falta resultar em rebote pra Cristaldo, que ainda conseguiu cabecear na trave e só depois mandar para as redes, já nos acréscimos, e definir o jogo. Tipo de vitória que alivia, mas preocupa. E o Fluminense segue perdendo para si mesmo.

Classificação

O elefante caiu da árvore. O Atlético Paranaense enfim deixou a liderança do Brasileirão e agora temos um favorito de fato a ocupando.

Captura de tela 2015-06-15 às 17.22.03

Público e Gols

– Os pouco mais de 13 mil torcedores presentes em média nos jogos da rodada rebaixaram a média do Brasileirão para 13.986 torcedores por jogo. Segue sendo a terceira melhor de 2006 para cá, atrás apenas de 2007 (17.215) e 2013 (15.687) e à frente de 2006 (8.866), 2008 (11.801), 2009 (13.393), 2010 (12.493), 2011 (11.414), 2012 (12.033) e 2014 (10.270).

– Já em gols, a coisa anda feia. Foram 163 até agora, média de 2,3 por jogo. De 2006 para cá, apenas em 2014 a média foi pior ao fim das sete primeiras rodadas: 2,2. O recorde é de 2007, com média de 3 gols por jogo, seguido por 2009 (2,9), 2006 (2,8), 2011 (2,7), 2010 (2,66), 2013 (2,6), 2012 (2,5) e 2008 (2,4).

Palpites para a 8ª rodada

Figueirense x Internacional – Quinta-feira, 18/6, às 21h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Jogo interessante entre dois times que ainda não renderam o esperado no Brasileirão. Figueirense vence por 2 a 1.

Sport x Vasco – Sábado, 20/6, às 16h30, na Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata

A tabela anda ingrata com o Vasco ultimamente. Acho que o respeito ainda vai demorar um pouquinho pra voltar. Sport vence por 3 a 1.

Flamengo x Atlético Mineiro – Sábado, 20/6, às 16h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro

Volta e meia o Flamengo tem aquele jogo que vence mais na raça do que na técnica e sai batendo no peito dizendo que aqui é Flamengo. Acho que vai ser esse. Mengão fatura mais uma, 1 a 0.

Santos x Corinthians – Sábado, 20/6, às 16h30, na Vila Belmiro, em Santos

Tem tudo para ser o grande jogo da rodada. Aposto em uma partida de altíssimo nível técnico e também em vitória dos donos da casa. 3 a 2 para o Peixe.

Grêmio x Palmeiras – Sábado, 20/6, às 21h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Jogo entre dois times limitados que são subestimados por uns e superestimados por outros. Mais tranquilo, o Grêmio leva a melhor, imagino. 2 a 1 para o Grêmio.

Cruzeiro x Chapecoense – Domingo, 21/6, às 11h, no Mineirão, em Belo Horizonte

A boa fase do Cruzeiro vai continuar e a Raposa vai entrar de vez na luta pelo tri. Vitória tranquila por 3 a 0.

São Paulo x Avaí – Domingo, 21/6, às 16h, no Morumbi, em São Paulo

Futebol feio, mais sufoco que o necessário, torcida reclamando e… Vitória, liderança. Esse é o São Paulo. 2 a 1 para os donos da casa.

Atlético Paranaense x Coritiba – Domingo, 21/6, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba

Clássico é clássico e vice-versa, como diz o outro. Mas não tá dando pra ser muito ousado nesse caso não. Furacão faz 2 a 0 com autoridade.

Joinville x Goiás – Domingo, 21/6, às 16h, na Arena Joinville, em Joinville

Agora vem a primeira vitória do Joinville. Se não vier agora, sabe Deus quando vai vir… 1 a 0 suado e sofrido para o Joinville.

Fluminense x Ponte Preta – Quarta-feira, 24/6, às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro

Tudo que os comentaristas de resultado precisam é que a Ponte Preta faça um ponto em dois jogos. Ah, meu amigo… Aí é cavalo paraguaio, fogo de palha, vai lutar para não cair! O destino costuma dar uma mãozinha pra esse tipo de coisa… 2 a 1 para o Fluminense.

Simulador

Fiz a simulação considerando que nenhum outro jogador sairá do Corinthians, coisa que não achava que fosse acontecer na semana passada. Isso explica a melhora na avaliação. E sigo apostando na permanência do Vasco e no título do Galo.

Captura de tela 2015-06-15 às 18.16.18Charges: Mário Alberto – Lance

3 Replies to “Eu sou da América do Sul…”

  1. Daqui a pouco aparece torcedor do FluminenC falando que “é o melhor do Rio”. Como se isso fosse grande coisa.

    Em tempo: Fábio Santos saiu do Corinthians. Vais ter que atualizar a classificação de novo. Sério mesmo, se meu Coringão não cair este ano (e os próximos cinco) eu ficarei muito feliz!

    1. A saída do Fábio Santos não muda muita coisa. Ultimamente, vinha mais atrapalhando que ajudando.

Comments are closed.