• A atual campeã do Carnaval de São Paulo superou bem a perda integral de sua comissão de Carnaval; para seus lugares foram contratados ninguém mais, ninguém menos do que o casal Renato e Márcia Lage.
  • Diversos foram os destinos dos carnavalescos que fizeram o enredo campeão da Vai-Vai em 2015, André Marins será anunciado pela Águia de Ouro, Alexandre Louzada fechou com a Vila Maria e Eduardo Caetano, por enquanto, está sem escola.
  • Falando em Vila Maria, a escola se movimentou bastante neste pós-Carnaval: além de Louzada, a escola contratou o intérprete Cleyton Reis, que estava na Tucuruvi, e o diretor de Harmonia Demis Roberto, que estava no Império de Casa Verde.
  • Já a Tucuruvi também repôs a saída de Cleyton Reis: o cantor Alex Soares, que fazia parte do apoio da Mocidade Alegre nos últimos anos, foi contratado, ele também estava na Unidos de Bangu em 2015.
  • O Império de Casa Verde foi outro que se mexeu bastante pra 2016; a escola, além de renovar com seus pilares fundamentais como o coreógrafo André Almeida, o intérprete Carlos Júnior e o mestre de bateria Zoinho, também repôs a direção de Harmonia com uma comissão formada e contratou para ser seu carnavalesco Jorge Freitas, de reconhecido talento e três vezes campeão do carnaval paulistano e que estava na Rosas desde 2008.
  • A Rosas já anunciou seu substituto, que será André Cezario, parte da comissão de Carnaval da Beija-Flor de Nilópolis; o carnavalesco retorna a São Paulo depois de trabalho na Dragões da Real em 2013.
  • Beija-Flor, aliás, que será enredo da Acadêmicos do Tatuapé em 2016; a escola da Zona Leste fará uma homenagem aos 40 anos do primeiro campeonato da Deusa da passarela.
  • Voltando pra Rosas, a escola da Freguesia do Ó manteve seu intérprete e teve baixa apenas no seu primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira; a segunda se aposentou, o primeiro deixou a escola.
  • A escola entretanto já tem seus substitutos: Isabel e Marquinhos defenderam o pavilhão azul e rosa em 2016.
  • Uma mudança que chamou a atenção foi a saída de Cláudio Cebola do Águia de Ouro; o carnavalesco, que já era identificado com o pessoal da Pompeia, deixou a escola rumo à Tom Maior.
  • André Marins, como citado anteriormente, será o substituto. Ainda não se sabe se Amarildo de Mello, responsável pelo conjunto de fantasias em 2014 e 2015, ficará na escola.
  • Quem teve mudança também foi a Gaviões da Fiel; a escola do Bom Retiro mudou de presidente em março e o novo mandatário, Rodrigo de Azevedo, confirmou a manutenção de Zilkson Reis para o cargo de carnavalesco – a escola havia cogitado Jorge Freitas antes disso.
  • Um setor que teve muitas mudanças foi o de intérpretes: além dos já citados Alex Soares e Cleyton Reis em Tucuruvi e Vila Maria respectivamente, Márcio Alexandre, que saiu da Vai-Vai, Vaguinho e Wander Pires, que deixaram a Tatuapé, Igor Vianna, que deixou a Pérola Negra, Serginho do Porto, que se desligou definitivamente do Águia de Ouro, saíram de suas escolas nesse pós-Carnaval.
  • Para seus lugares, chegaram Celsinho Mody na Tatuapé, Juninho Branco no Pérola e além disso, Gilsinho e Douglinhas Aguiar seguem em Vai-Vai e Águia respectivamente para o próximo Carnaval.
  • Já na Parada Inglesa, mais precisamente na X-9 Paulistana, a mudança aconteceu na bateria: Vitor da Candelária substitui Mestre Adamastor, que deixou a escola no pós-Carnaval.
  • Partindo para as definições de enredo, até o presente momento, são sete escolas do Grupo Especial paulistano que já fecharam seus temas para 2016.
    mocidadealegre2015bodas1
  • A vice-campeã de 2015 Mocidade Alegre já definiu seu enredo e inclusive apresentou a sinopse: a escola do bairro do Limão falará da alma ancestral do samba; apesar de a sinopse ter sido extremamente bem executada, a abordagem em principio remete ao tema da Unidos do Peruche, que falaremos mais à frente.
  • Numa linha oposta, a Rosas de Ouro também definiu seu enredo, a Roseira falará das tatuagens, um enredo-tema que vem se tornando cada vez mais comum tanto em SP, quanto no Rio.
  • A Tricolor Dragões da Real também vai de enredo-tema, a escola que falará dos presentes em 2016, busca seu primeiro campeonato no Grupo Especial, é uma das escolas que já divulgaram sinopse; a meu juízo, esta ficou tenebrosa.
  • Por falar em coisas tenebrosas, a Nenê de Vila Matilde, além de ter contratado Roberto Szaniecki para o lugar do bom carnavalesco Magoo, escolheu Cláudia Raia como seu enredo para o próximo Carnaval; é tanta coisa ruim que eu nem sei por onde começar.
  • Só abrindo um parêntese para o Magoo: o carnavalesco que fez bons trabalhos nos últimos anos, foi para a Mancha Verde, que tentará o acesso para o Grupo Especial; injustiçada em 2015, a escola levará para a avenida uma nova reedição, agora do enredo sobre Mato Grosso feito originalmente em 2005.
  • Voltando ao Grupo Especial, a Vila Maria definiu que seu enredo pra 2016 será Ilha Bela; a escola do Jardim Japão deverá contar com um belo patrocínio da prefeitura da cidade.
  • Já a Unidos do Peruche citada anteriormente, falará sobre os 100 anos do gênero samba, daí vem a abordagem semelhante à da Morada do Samba, por falarem basicamente do mesmo assunto, as coisas tendem a ficar parecidas, a conferir…
  • Na linha do “Está fechado e falta anunciar” estão Tucuruvi e Vai-Vai, a primeira segundo consta deverá falar dos 475 anos de Santos, a segunda provavelmente vem com patrocínio gordo da Carrefour pra falar da França.
  • Pra fechar as novidades, falamos sobre o sorteio, no último dia 11, a Liga definiu em qual dia cada escola vai desfilar em SP, vamos a eles:

Sexta-Feira: Pérola Negra, Rosas de Ouro, Águia de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel, Unidos de Vila Maria e Acadêmicos do Tatuapé.

Sábado: Unidos do Peruche, Vai-Vai, Mocidade Alegre, Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi, Império de Casa Verde e X-9 Paulistana.

Na sexta, Pérola abre e Tatuapé fecha, as outras cinco terão suas posições sorteadas no dia 20 de junho, no sábado quem abre é a Peruche e quem fecha é a X-9; a Vai-Vai por ser a atual campeã escolhe sua posição de desfile, as outras quatro vão ter posições sorteados.

Encerro aqui as novidades do Carnaval de São Paulo, para mais informações sobre o Carnaval paulistano e o carioca recomendo que sigam acessando esta revista eletrônica.

É isso, um abraço!