Desde 2011 a São Clemente figura de forma consecutiva na elite do carnaval carioca. Naquele ano um tanto conturbado, após os incêndios nos barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio conseguiram somente o nono lugar, configurando a última colocação, já que as escolas prejudicadas com o incêndio não foram julgadas e também não houve rebaixamento.

Desde então tivemos Fabio Ricardo tentando dar o seu melhor na agremiação e em 2012 a preta e amarela de Botafogo conseguiu a décima primeira colocação com o enredo Uma Aventura Musical na Avenida. No ano seguinte, o enredo Horário Nobre não teve o sucesso esperado ao colocar na Sapucaí novelas que fizeram bastante sucesso. Permaneceu no Grupo Especial.

2014 chegou e com o enredo Favela foi criada mais expectativa que no ano anterior, mas mesmo com Max Lopes executando o que já era idealizado pelo casal de carnavalescos que fora contratado antes, o resultado não foi o esperado e a penúltima colocação foi o máximo que conseguiu.

20140303_000331Surgiu a necessidade de recriar o carnaval da agremiação e tentar afastar a fama de escola “iô-iô”. A alternativa que poderia trazer bons frutos para a São Clemente era investir em quem pudesse mostrar a identidade do carnavalesco junto com a da própria identidade da agremiação. E a escolha não poderia ter sido melhor com a contratação de Rosa Magalhães. A multicampeã do carnaval carioca. Seria a hora da São Clemente se redimir ou da professora Rosa amargar uma colocação ruim que não era compatível com a sua genialidade?

Mais expectativa foi criada em torno da carnavalesca que havia sido campeã em 2013 com a Vila Isabel. A ansiedade de ver o trabalho da agora Clemente Rosa começava a dar lugar à felicidade. O barracão da escola estava impecável e a quadra cheia desde os primeiros ensaios. O samba não poderia ter sido melhor para representar a vida de Fernando Pamplona.

No dia do ensaio técnico a organização da agremiação era assombrosa. Mas assombrosa positivamente. Nunca se viu um ensaio técnico da São Clemente com essa organização. Neste dia já era possível ver o sentimento otimista dos componentes na armação do ensaio! O único problema que surgiu na hora do ensaio foi a bateria, que parecia não se entender. No entanto os erros foram corrigidos e as 4 notas dos jurados foram 10.

sao-clementeNo desfile a transformação da São Clemente não passou despercebida. Não parecia mais aquela agremiação que passava morna, pouco empolgada e com componentes não cantavam o samba. O que foi visto foi o empenho de cada pessoa e a imaginação de Rosa Magalhães durante mais de uma hora ao retratar a vida de Pamplona. As alegorias e fantasias com o acabamento impecável, leves e de leitura muito fácil. Na transmissão do rádio, quem cobria o espetáculo se emocionava ao falar do desfile. Afirmavam com a maior certeza que era o melhor carnaval da São Clemente desde E o Samba, Sambou em 1990. Muitos acreditavam que o retorno ao desfile das campeãs estava carimbado. O que não ocorreu. Mas só pelo fato de ter executado um desfile maravilhoso fez os componentes crerem na força que eles tiveram com a carnavalesca.

A renovação do contrato de Rosa foi consolidada e já existe enredo para 2016: Mais de Mil Palhaços no Salão. Que lembra a música de Zé Keti e Pereira Matos. Pode ser um dos melhores enredos de 2016. Teremos uma linha satírica do panorama político atual que buscará também movimento Caras- Pintada. Poderemos aguardar mais um ano da São Clemente com sua identidade irreverente com os traços da Clemente Rosa.

Creio que teremos muitas novidades e a preta e amarela da zona sul pode dar muito orgulho a todos os foliões.