Mais um fim de semana de ensaios foi realizado, fechando a temporada do grupo de Acesso e tornando a do Especial cada vez mais séria.

Porto da Pedra e Unidos de Padre Miguel tiveram no sábado a honra de fechar o grupo de acesso, graças a suas posições no último campeonato. Não são escolas de grande torcida, o que deixou a Sapucaí um pouco vazia.

O Porto da Pedra foi o primeiro a ensaiar. Com um tema difícil, sobre energia e tendo que enaltecer algumas companhias de luz, os compositores tiveram dificuldades para fazer o samba. Dificuldades normais que um enredo desses traz e eu tive quando escrevi sobre ele em 2001 na União da Ilha.

IMG_1299Não conseguiu fugir de alguns clichês como palavras do tipo “energizar”, mas não é de todo ruim. Tem uma melodia interessante e se a harmonia funcionar pode ajudar a escola no desfile.

O trabalho de harmonia, aliás, trouxe uma curiosidade. A escola começou um pouco fria, nem todos os componentes cantavam e melhorou após o setor 7. Parece que foi ali que o desfile “pegou”. O fato da escola estar pequena também facilitou para que as últimas alas cantassem.

Destaque negativo fica por conta da invasão de jornalistas e fotógrafos na parte final para tirar fotos da rainha de bateria separando uma parte da escola da outra – praticamente formando uma ala. A Harmonia em vez de acabar com aquilo permitiu até que diretores e a rainha se abraçassem e posassem para fotos.

Logo após veio a Unidos de Padre Miguel.

O propósito da Unidos é outro. Ela quer ganhar o carnaval e finalmente voltar ao Grupo Especial depois de tantos anos. Tem dinheiro e estrutura para isso. A Unidos, oriunda do grupo B, foi a que melhor aproveitou a junção dos dois grupos para formar a série A.

IMG_1275A escola da Vila Vintém mostrou grande respeito com o público e com o homenageado, Ariano Suassuna, trazendo elementos do enredo para o ensaio. A comissão de frente realizou coreografia que tinha a ver com o Nordeste e várias eram as alas com alguma vestimenta relacionada ao cangaço e ao universo de Suassuna.

Mostrou assim também o quanto é profissional, estruturada e que quer vencer.

Ensaiou compacta, com as alas cantando o difícil samba, cheio de palavras não usuais. Mas a escola está acostumada com esse tipo de sambas. Não é raro a Unidos de Padre Miguel vir com sambas “fora dos padrões normais” de hoje em dia. Sambas “lençóis” mesmo são especialidade da casa. Lembro bem da composição de 2008, que venceu todos os prêmios do grupo, e tinha mais de 35 linhas.

Ensaiou bem e vem para o título.

A noite seguinte foi da “Brava gente mordida” da Baixada. Beija-Flor e Grande Rio entraram na Sapucaí querendo esquecer os resultados de 2014.

A Beija-Flor entrou com a comunidade berrando seu excelente samba-enredo. Escola com muitas coreografias, mas mesmo essas cantando. A harmonia fez um trabalho sério, mas permitindo que o componente brincasse. O que é uma característica que parece que veremos bem no próximo carnaval.

A comunicação com o público não foi tão forte, mas a escola fez um ensaio tecnicamente perfeito. De quem está engasgado com o último resultado.

O samba lembra muito os sambas da década passada, com toda aquela saga do oprimido que tenta realizar seu sonho em busca do grito de liberdade. Não sou fã do enredo por na essência enaltecer um governo totalitário. Mas o samba não passa nem perto dessa homenagem e parece que o enredo na avenida vai focar o povo.

Destaque para “Papai” [1] desfilando em um carrinho de golfe. Cena inusitada, mas que marca bem o espírito irreverente de nossa folia.

Para fechar a noite, veio a Grande Rio com altos e baixos.

O começo da escola foi confuso com um mar de desfilantes com camisas que atrapalham não só a harmonia da escola como o trabalho dos coordenadores da Liesa. Isso provocou um bate boca entre as partes, vaias do público e comentários maldosos de dirigentes de co irmãs.

Aconteceu outro problema também quando a componente de uma ala parou para amarrar seu tênis, foi ficando para trás com várias alas passando por ela e nenhum diretor de harmonia impediu que aquilo ocorresse. A roupa verde dela se misturou a várias alas em branco, em uma cena que durou mais ou menos dois minutos e pode custar caro na noite de desfile.

IMG_1324Tirando esses fatores e a enorme quantidade de “papagaios de pirata” que a escola tem desfilando pelas laterais fez um bom ensaio. Escola solta, brincando e o samba rendendo bem. Um samba inferior ao da Beija-Flor, mas irreverente, malandro.

Corrigindo esses problemas a Grande Rio vem forte. Mas o problema é que a gente espera que ela corrija desde que chegou ao Especial e a agremiação de Caxias tem que decidir se quer ser a escola das celebridades ou ganhar carnaval.

Semana que vem tem mais.

[N.do.E.: “Papai” = Aniz Abrahão David, mais conhecido como Anísio, patrono da Beija Flor. PM]

One Reply to “Os Ensaios do Fim de Semana”

  1. “Mas o problema é que a gente espera que ela corrija desde que chegou ao Especial e a agremiação de Caxias tem que decidir se quer ser a escola das celebridades ou ganhar carnaval”.

    E enquanto isso não ocorrer, ela vai ser sempre chamada de “Unidos do Projac”, “Acadêmicos do Plim-Plim”… e nunca vai ganhar nada!

Comments are closed.