Boa noite, candidato…

Boa noite, candidata….

E termina o período de campanha eleitoral.

Amanhã, milhões de brasileiros vão às urnas escolher seu novo governante. Ontem, me preparando psicologicamente para o debate decisivo, percorri os sites de vídeos para ver alguns momentos de nossa democracia juvenil. Debates, jingles, momentos tensos… Depois de assistir a fatal disputa cheguei à conclusão que o embate desse ano além de não deixar a mínima saudade ainda vai entrar para a história pela sujeira, pelos ataques e pela falta de respeito que paira pelas redes sociais.

As declarações de voto são seguidas de adjetivos baixos e provocações sem o menor sentido. E como num estádio de futebol, onde dizemos que a violência de campo agita a torcida, na campanha não foi diferente. O pugilato foi o que mais se viu nesse período triste. Com o segundo turno apertado, de acordo com as pesquisas, o tom foi lamentável. Denúncias, acusações e etc…

Para um país que tem um período pós-ditadura tão novo não é de estranhar que isso aconteça. Para mim, o pior de tudo isso é que saímos desses meses onde comemoraríamos a “festa da democracia” e o que vimos foi um sentimento de nojo de tudo e que ainda ganhará a cereja do bolo com os milhões em santinhos jogados nas ruas no domingo.

Pobre país.

Dilma ou Aécio?

A decisão é sua. É nossa!

Ontem houve vencedor? Não sei. Mas houve perdedor… O eleitor… Como alguém escreveu, pro indeciso fica e dúvida entre pular da ponte ou do viaduto… Ou ainda. Para o Brasil que queremos descer…

A participação da população nessas eleições foi mínima. Salvo campanhas para deputados, ninguém mais põe adesivos nos carros e por que será? A quem interessa essa baixa? A quem está mandando, certamente. E como no texto anterior, a dicotomia PT x PSDB vai cobrando seu preço.

E o que teremos para domingo?

Pro petista, se Aécio ganhar terá sido uma obra do PIG, da grande mídia, da elite… Pro psdsebista, um novo tempo . A mudança.

Pro tucano, se Dilma vencer será obra das bolsas eleitoreiras, da propaganda estatal farta. Pro petista será o reconhecimento do governo e que parece que o mundo começou em 2003.

E pro brasileiro. Para esse, às seis horas da manhã de segunda-feira o despertador já terá tocado, a vida dele não mudará. Mas uma coisa ele pode ter certeza. Ele sim é o maior derrotado. Acorda, Brasil!

Parêntesis: O que a Veja fez essa semana foi o fim do mundo, para mim era o tiro no pé da campanha tucana. Como a burrice não tem limites, apedrejaram a Editora Abril e o PT também tem o seu tiro no pé. Parabéns aos envolvidos.

Parêntesis 2- Parabéns à equipe que escreve no blog . Democracia é isso !