Contrariando todas as pesquisas e a opinião desta blogueira, o Amazonas, pela primeira vez na história, decidirá a eleição para o Governo do Estado em segundo turno.

Em uma eleição eletrizante, Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS) disputaram voto a voto a liderança no primeiro turno. Melo liderou a maior parte da apuração, mas Braga, ao final, sagrou-se vencedor com uma diferença mínima. O peemedebista obteve 43,16% (709.058) dos votos, ao passo que o atual governador e candidato a reeleição José Melo alcançou 43,04% (707.151) dos votos.

Embora tenha terminado o primeiro turno atrás do opositor, Melo sai fortalecido para a decisão do dia 26. O terceiro colocado na disputa, Marcelo Ramos (PSB), que obteve expressivos 11% dos votos, já indicou que votará em José Melo. E as recentes pesquisas indicam que o candidato a reeleição é o favorito para a vitória.

jose-meloPara o Ibope, em pesquisa do dia 17, Melo (foto ao lado) tem 53% dos votos, ao passo que Braga (abaixo) tem 47% dos votos válidos. Já na pesquisa local feita pela Rádio Tiradentes, Melo aparece com 59%, enquanto que seu opositor surge com 41% dos votos válidos, enquanto que em pesquisa do Instituto Diário (IDP) divulgada na data de hoje ele aparece com 54,4% contra 45,6% de seu adversário.

Talvez esse amplo favoritismo o tenha motivado a não comparecer a quaisquer debate televisivo.

Já Braga tem a árdua missão de disputar e reconquistar os votos da capital, que é o maior colégio eleitoral do Estado. Na última semana, contou com o apoio de peso do ex-presidente Lula, que veio a Manaus para manifestar adesão à candidatura de Braga.

eduardo-bragaE, nos últimos dias, a Revista Veja publicou reportagem a princípio comprometedora envolvendo José Melo. Segundo a revista, o subsecretário de Justiça do Estado esteve reunido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim para negociar o apoio das facções criminosas à candidatura de José Melo. Ontem (22), o suposto acordo entre governo e criminosos foi manchete no programa Cidade Alerta, da Rede Record.

A fim de evitar maiores desgastes, o governador, prontamente, exonerou o subsecretário de Justiça. Resta saber como o eleitorado reagirá a este episódio, que pode alterar os rumos da eleição no Estado do Amazonas.

Para Presidente, segundo a pesquisa do mesmo IDP divulgada na data de hoje, a Presidenta Dilma Rousseff (PT) possui uma expressiva vantagem de 62% a 38% sobre seu adversário, Aécio Neves (PSDB).

Link da matéria da Record: http://noticias.r7.com/cidade-alerta/gravacoes-revelam-governo-do-amazonas-negociando-apoio-de-faccao-criminosa-21102014