Finalizando o “pontapé inicial” do Carnaval 2015 aqui no Ouro de Tolo, vamos apresentar hoje um pouco das movimentações das oito agremiações do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo. Todos os enredos já foram definidos, mas ainda pode haver uma nona integrante no grupo.

A Estrela do Terceiro Milênio, rebaixada por conta de uma punição de três pontos por conta de usar “enxerto” – esculturas ou alegorias de outras escolas – ainda espera reverter a punição, embora, à medida que o Carnaval se aproxima, isso soe cada vez mais improvável. Vamos lá.

Domingo, 15 de fevereiro

Independente Tricolor

“Bravos, à luta!”. Estreando no Grupo de Acesso, a mais nova escola de samba das chamadas “desportivas” não quer qualquer ligação com o São Paulo, seu clube de origem, em seu ano de estreia e traz para a Avenida um enredo que celebrará os heróis da cultura negra ao longo dos tempos nos mais diversos povos.

Para tentar chegar ao Grupo Especial – a escola, apesar de estreante, é ambiciosa -, a escola montou uma grande equipe. O intérprete e Diretor de Carnaval Pê Santana continua nos microfones da escola, que perdeu o Carnavalesco Fábio Gouveia e resolveu inovar, contratando o jovem André Rodrigues, que, aos 22 anos, foi Carnavalesco de destaque no Carnaval Virtual e estreia na função na “vida real”.

Na Comissão de Frente, saiu Julio César e entrou Igor Maximiliano, na harmonia Ricardo Fervorini substitui Alexandre Augusto, enquanto Dan e Vanessa entram no lugar de João Carlos e Laís como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Sem poder ser diretor de duas escolas da Liga/SP, Mestre Adamastor, da X-9 Paulistana, sai do comando da Bateria e dá lugar ao experiente Mestre Kincas, que estava afastado do Carnaval.

colorado9Colorado do Brás

“Maktub – uma estória de mil histórias”. Depois do extraordinário quinto lugar em 2014, a Colorado do Brás tenta voltar ao Grupo Especial com um enredo em homenagem à cultura árabe. A escola não mexeu em sua equipe e continua com o jovem e talentoso Danilo Dantas como Carnavalesco e com Rodrigo Atração e Chitão no comando dos microfones da vermelho-e-branco.

Unidos do Peruche

“Karabá e a lenda do menino do coração de ouro”. Salva pelo enxerto da Terceiro Milênio, a tradicional Unidos do Peruche tenta se reabilitar no Carnaval de São Paulo com um enredo sobre uma lenda indígena. O excelente Eduardo Caetano não foi feliz no desenvolvimento do desfile de 2014 e dá lugar a Murilo Lobo. O outro reforço é a chegada do casal Róbinson e Thais Paraguassu, vindos da Acadêmicos do Tucuruvi. Toninho Penteado continua como intérprete e Mestre Cal segue no comando da Bateria Rolo Compressor.

camisa verde e brancoCamisa Verde e Branco

“Eu acredito em previsões! E você?”. Outra das mais tradicionais escolas do Carnaval paulistano, o Camisa Verde e Branco tenta voltar ao seu lugar – o Grupo Especial – com um enredo sobre previsões que, ao meu ver, não é lá muito a cara da escola. Depois da renúncia de Ribamar de Barros, o então vice-presidente T. Kaçula assumiu a escola para o Carnaval 2014, mas foi derrotado por Velloso nas Eleições para a Presidência realizadas em junho.

O intérprete Juninho Berin, que já afirmou algumas vezes não ter mais “pique” para ser o cantor oficial de alguma escola, deixou o Trevo da Barra Funda e será substituído de maneira surpreendente por Tiganá, que cantava na carioca União de Jacarepaguá. Filho de Mestre Neno, o jovem Fernando Neninho continua no comando da Bateria Furiosa.

Imperador do Ipiranga

“Oxente! Cabra da peste. Imperador vem coroar a nação do Nordeste”. Outra que vem há algum tempo implorando para cair para o Grupo I da UESP, a Imperador do Ipiranga também passou por uma mudança administrativa. Com o fim do mandato de Buiú, o seu vice, Eduardo de Lukas, ganhou a Eleição e assumiu a escola. Depois do anúncio da dispensa do Carnavalesco Fernando Dias, o próprio Fernando Dias foi anunciado como Carnavalesco para 2015.

Contratado pela Dragões da Real, Mestre Tornado deixou a escola, mas alçou o seu filho, Clayton Tornado ao comando da bateria que passou de Só Quem É para Swing D’Carioca (esse “carioca” vem do bairro da escola, a Vila Carioca). Evandro Mallandro também deixou a Imperador e será substituído por Fernandinho SP, que estava atuando como cantor de apoio na Vila Maria.

morro da casa verde 2014Morro da Casa Verde

“Entre plumas e paetês”. Acostumada a ficar no meio da tabela nos últimos anos, a escola da Dona Guga – a que está há mais tempo no Grupo de Acesso sem subir e sem cair – tenta voltar ao Grupo Especial com um enredo sobre dois elementos fundamentais para a confecção do Carnaval, as plumas e os paetês. Após algum tempo no Morro, Babú Energia se desligou do posto de Carnavalesco e será substituído por Nilson Lourenço, o Nilsinho, que estava afastado do Carnaval.

A Bateria do Morro também passou por uma troca no comando. Com a saída do Mestre Guma Senna para a Acadêmicos do Tucuruvi, o Mestre Klemem Gioz estreará no posto no Carnaval de 2015. Rosemar Lopes não fará mais dupla com Tatá na Direção de Carnaval. Enquanto isso, Adeílton, que se diz “o Neguinho da Beija-Flor do Morro da Casa Verde”, mantém seu “contrato vitalício” e vai continuar “começando a sessão descarrego”, como diz seu grito de guerra, na verde-e-rosa.

Leandro-de-Itaquera-carnaval-2014-EDSON-LOPES-18-size-598Leandro de Itaquera

“Mandela, ícone da paz mundial”. Rebaixada em 2014, a Leandro de Itaquera só deixou o Carnaval passar para anunciar o enredo em homenagem a Nelson Mandela. A agremiação comandada por Leandro Alves Martins manteve o Carnavalesco Marco Aurélio Ruffim, o excelente intérprete Juninho Branco e alçou Gemilson ao posto de Diretor de Carnaval junto a Fran Pelazzi.

A Bateria Batucada do Leão será novamente comandada por Mestre Augusto, que saiu da Tucuruvi e vem para substituir Mestre Pelé. Filha de Seu Leandro, Karin Darling Martins, aquela mesmo que pediu a escola de presente de aniversário, ainda não sabe se continuará como porta-bandeira.

Pérola Negra

“Pérolas”. Criminosamente rebaixada em 2014, a Pérola Negra mudou quase tudo. Depois de uma sequência de Carnavais bem montados, o Presidente Edilson Carlos Casal, o Nego, chegou a conclusão de que era hora de se dedicar à família e não concorreu a reeleição. Em seu lugar, entrou Dinho. Com a saída de Nego, André Machado, que, como eu já disse, é o mais competente Carnavalesco da cidade, se sentiu mais a vontade para deixar a escola e partir para a X-9 Paulistana. Dinho contratou o também muito competente Fábio Borges, que estava há alguns anos sem assinar um desfile.

Com direito a pedido de desculpas pelas notas baixas de 2014, Mestre Bola deixou o comando da Bateria Ritmo Terror e será substituído por outro estreante, Mestre Nê. Da equipe que fez um grande trabalho na escola nos últimos anos, ficou o Diretor de Carnaval Jairo Roizen, que agora assume sozinho o posto. A dupla de intérpretes formada pelo brilhante Celsinho Mody e pelo competente Mydras foi desmanchada. Celsinho agora está inexplicavelmente sem escola e Mydras se dedicará somente ao bloco Pavilhão 9 como intérprete principal. A voz da Vila Madalena agora será a de Igor Vianna.

O enredo sobre as pérolas ganhou somente três sambas inscritos e, nesse domingo, a Jóia Rara do samba define qual deles irá para a Avenida para ajudar a agremiação a voltar para o Grupo Especial.

One Reply to “Um panorama do Grupo de Acesso de São Paulo”

  1. Oi, pessoal.

    O enredo da Peruche é afro.

    Ele é inclusive é baseado na animação Kiriku e a Feiticeira (https://www.youtube.com/watch?v=3V9syLZ3Ipg) Pelo menos é o que foi divulgado.

    (https://pt.wikipedia.org/wiki/Kiriku_e_a_Feiticeira).
    Wikipédia: Kiriku ou Kiriku e a Feiticeira é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres. Kiriku é tratado de forma ambígua pelas pessoas de sua aldeia, por ser um bebê, é desprezado pelos mais velhos quando tenta ajudá-los, porém, quando realiza atos heroicos, suas façanhas são muito comemoradas, embora logo em seguida voltem a desprezá-lo. Apenas a sua mãe lhe trata de acordo com sua inteligência.

    Abraços!

Comments are closed.