Na próxima quinta-feira, com a partida entre os atuais campeões Seattle Seahawks e o Green Bay Packers (o único time “comunista” da NFL *), se inicia a temporada regular da NFL, a liga de futebol americano. A primeira rodada, além deste jogo inaugural, se estende pelo domingo e se completa na segunda feira, dia 8 de setembro.

Entretanto, ontem se completou a fase de pré temporada do campeonato, utilizada para ajustes, integração dos novatos e das novas contratações e implantação dos novos sistemas de ataque e defesa, quando for o caso.

Cada equipe joga quatro partidas, duas em casa e duas fora. A exceção são as equipes que fazem a partida chamada de “Hall of Fame”, que abre a temporada do futebol americano como um todo. Este ano a partida foi disputada por New York Giants e Buffalo Bills (alto do post).

Normalmente a pré temporada tem de ser vista com grandes reservas como prévia da temporada regular: os times titulares participam de poucos “snaps” (jogadas) por partida e muitas vezes os jogos são utilizadas como testes.

grama 49ersNa última rodada – disputada ontem, com todos os jogos no mesmo dia – muitas equipes sequer colocam os titulares nem mesmo para os primeiros snaps. Por exemplo, na partida a que acompanhei ontem entre NY Giants e New England Patriots, o quarterback titular Tom Brady sequer entrou em campo. Eli Manning, QB dos Giants, participou apenas das duas primeiras “campanhas” ofensivas da equipe na partida. E isso é uma regra, ainda que não escrita.

Isso acontece para se poupar os principais jogadores do elenco e devido à regra do corte do roster: quando começa a pré temporada os times possuem 90 jogadores em seus elencos. Este número precisa ser trazido para 75 antes da quarta rodada da pré temporada e para 55 após esta – no caso, o prazo final é amanhã.

O último jogo, portanto, serve principalmente para as equipes decidirem as últimas vagas em seus elencos finais. Normalmente, os titulares atuam por mais tempo apenas na terceira rodada, quando atuam por um tempo completo ou até um pouco mais.

Ainda que sabendo-se que um bom desempenho nesta fase não significa um bom desempenho na temporada regular, coloco abaixo quadro retirado do site da NFL e no qual fiz algumas alterações e, a partir daí e também em cima do que vi e li, faço alguns comentários e destaco alguns números.

Para times com desempenhos iguais utilizei o saldo de pontos como desempate, apenas para fins de organização da tabela – o critério da NFL é diferente. Ressalte-se também que, com apenas quatro jogos, as tabelas de cada equipe ficaram bastante desequilibradas em termos de comparação do nível de dificuldade das partidas. Vale como curiosidade. Clique para ampliar a tabela abaixo e aqui para o download do Resumo da Pré Temporada da NFL.

pré temporada NFL resumo1) Três times terminaram invictos a pré temporada: New York Giants (com cinco vitórias), Minnesota Vikings e Baltimore Ravens. Dallas Cowboys e Indianapolis Colts terminaram zerados esta fase;

2) No caso dos Giants, as vitórias foram ao gosto da franquia: em quatro das cinco partidas, com viradas no último quarto e diferenças menores que uma posse de bola. Na partida contra o New Yotk Jets, a única a fugir deste padrão, os Giants mataram o jogo com um touchdown nos minutos finais do último quarto de jogo.

corey washington3) Outra curiosidade é que em quatro das cinco vitórias o mesmo jogador foi responsável pela pontuação decisiva: o wide receiver (grosso modo, o jogador que tem a tarefa de receber bolas longas lançadas pelo quarterback) Corey Washington (ao lado). Jogador que não havia sido draftado em maio e contratado posteriormente para testes, não somente deverá fazer parte do elenco final como já está sendo chamado de “new Victor Cruz”, em referência à estrela do time que tem trajetória semelhante.

4) Jogos de pré temporada costumam ser esquecidos no dia seguinte, mas a partida entre Indianapolis Colts e os já citados Giants entrou para a história. Os Giants abriram o último quarto perdendo por 26 a 0 e conseguiram virar para 27 a 26, em uma reação tão espetacular como rara.

5) Os três quarterbacks novatos considerados como os melhores do draft (recrutamento) deste ano não deverão iniciar a temporada regular como titulares: Blake Bortles (Jaguars), Teddy Bridgewater (Vikings) e Johnny Manziel (Brows), apesar de bons momentos, foram preteridos para a Semana 1 da temporada. Entretanto, acredito que os três deverão se tornar titulares mais cedo ou mais tarde em suas equipes, especialmente Bridgewater.

6) Ainda falando em quarterbacks, Sam Bradford, titular do St. Louis Rams, rompeu o ligamento cruzado do joelho e ficará de fora da temporada. Por outro lado, o criticado Mark Sanchez, transferido para o Philadelfia Eagles (onde será backup), surpreendentemente fez boas partidas.

7) O melhor ataque foi o do Philadelfia Eagles, com 131 pontos – média de 32,75 por jogo. O pior, o Pittsburgh Steelers, com 56 – média de 14.

8) O referido Eagles foi o time que marcou mais “touchdowns” (pontuação máxima de uma jogada), com 17 – média de 4,25 por jogo. Steelers, Bills e Colts marcaram apenas 6, com média de 1,5 – 1,2 para os Bills, que fizeram cinco jogos.

9) A melhor defesa foi a do Denver Broncos, que cedeu 37 pontos a seus oponentes – média de 9,25. A pior foi a do Kansas City Chiefs, que proporcionou 131 pontos – 32,75 por partida.

10) 21 das 32 equipes conseguiram obter ao menos 50% de aproveitamento em termos de vitórias.

11) O recém inaugurado Levi´s Stadium, nova casa do San Francisco 49ers, já precisou ter seu gramado trocado duas vezes durante a pré temporada.

St. Louis Rams v Cleveland Browns12) Michael Sam (ao lado), draftado na sétima e última rodada e primeiro jogador assumidamente homossexual da NFL, vem tendo bom desempenho e deverá estar no elenco final do St Louis Rams para a temporada regular;

13) Fazendo um exercício teórico, pela ordem Giants, Vikings, Saints, Seahawks, Packers e Redskins estariam classificados aos playoffs pela Conferência Nacional. Ravens, Broncos, Dolphins, Texans, Bengals e Patriots pela Americana. Aposto com os leitores que no máximo seis destas equipes estarão na fase decisiva do campeonato em janeiro.

14) A própria transmissão do Game Pass não segue o padrão da temporada regular: por exemplo, as imagens do já citado Giants e Patriots de ontem foram as da tv própria da equipe de Boston – sequer quem estava em campo pelos Giants era informado, por exemplo. A tv brasileira teve uma cobertura menor que ano passado, e com a maioria dos jogos no Esporte Interativo, não disponível nas operadoras Net e Sky – os assinantes destas viram em português apenas dois jogos pela Espn.

Semana que vem pretendo escrever algumas notas sobre o início da temporada.

Imagens: Giants.com (Washington), Nydailynews.com (Manning), 49ers.com (grama no estádio) e reprodução de internet

* ao contrário das outras equipes, o Green Bay Packers não tem um dono, mas sim sócios à moda dos clubes de futebol brasileiros.