Copa do Mundo finda, começam a aquecer os preparativos das escolas de samba do Rio de Janeiro. O sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial foi realizado dia 9 de junho e, à exceção da Acadêmicos do Grande Rio, todas as escolas já tem enredos definidos para o Carnaval-2015.

Na ordem de desfile, vamos a um resumo das movimentações de cada escola do Especial para 2015, bem como os enredos definidos.

Domingo, 16 de Fevereiro:

Unidos do Viradouro

“Nas Veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de Graça”. O enredo da agremiação de Niterói, que retorna ao Especial após cinco anos de ausência, é baseado em uma canção do grande Luiz Carlos da Vila e falará sobre a luta do negro e sua contribuição à cultura do Brasil. A sinopse ainda não foi divulgada.

A equipe campeã do Acesso A em 2014 foi mantida.

20140303_021511Mangueira

“Agora Chegou a Vez, Vou Cantar: Mulher de Mangueira, Mulher Brasileira em Primeiro Lugar”. A Mangueira irá falar sobre as mulheres que fizeram a história da escola, especialmente as baluartes Dona Neuma e Dona Zica, já falecidas.

Foi contratado o carnavalesco Cid Carvalho, o diretor de carnaval Júnior Schall (ambos ex-Vila Isabel) e houve troca no comando da bateria: Vítor Art e Rodrigo Explosão substituem Mestre Ailton.

Mocidade Independente de Padre Miguel

“Se o Mundo Fosse Acabar, Me Diz o que Você Faria se só lhe Restasse Um Dia”. Em sua estreia pela Verde e Branco, o carnavalesco Paulo Barros, trazido a peso de ouro – comenta-se no meio especializado que por R$ 2 milhões anuais, quantia não confirmada pelas partes – finalmente emplaca seu enredo sobre o último dia de suas vidas.

A escola investiu bastante e trouxe os coreógrafos de comissão de frente Jorge Teixeira e Saulo Finelon e o mestre sala Diogo Jesus, ex-Portela, bem como os responsáveis pelas coreografias dos carros da Tijuca.

20140304_004759Unidos de Vila Isabel

“O Maestro Brasileiro está na Terra de Noel, a Partitura é Azul e Branco, da Nossa Vila Isabel”. Após o susto do Carnaval-2014, eivado de problemas, Elizabeth Aquino, a Dona Beta, foi eleita a nova presidenta da escola e tem a ajuda do empresário Bernardo Bello como superintendente de carnaval.

O enredo, de autoria do carnavalesco Max Lopes e que esteve perto de ter sido executado em 2014 pela Mangueira, é uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky. Além do carnavalesco, a escola trouxe o coreógrafo Jaime Arôxa para sua comissão de frente e promoveu Diego e Natália para o posto de principal casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola.

Salgueiro

“Do Fundo do Quintal, Sabores e Saberes na Sapucaí”. É o primeiro enredo patrocinado nesta noite, sobre a culinária mineira e que mostrará também um pouco da cultura e da história de Minas Gerais.

A presidenta Regina Celi se reelegeu após mais um mandato como candidata única, depois de as demais chapas terem sido impugnadas, e desta situação temos a única alteração na equipe da agremiação tijucana: o intérprete Quinho, que seria candidato de oposição, deixou a escola.

20140308_221539Grande Rio

Após intensas negociações com o município de Uberaba, que não resultaram em acordo, a escola da Baixada Fluminense ainda não anunciou enredo para o carnaval 2015. A expectativa é de que o faça até o dia 20 deste mês.

A Tricolor se reforçou bastante, trazendo os coreógrafos de comissão de frente da campeã do carnaval e o mestre de bateria Thiago Diogo, este ex-União da Ilha.

Segunda-Feira, 17 de Fevereiro:

São Clemente

“A incrível história do homem que só tinha medo da Matita Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi”. Estreando na escola, a multicampeã Rosa Magalhães apresenta enredo em homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, um dos revolucionários do carnaval carioca.

O restante da equipe foi mantido.

20140309_002955Portela

“ImagináRio, 450 Janeiros de uma Cidade Surreal”. Após muita especulação, apenas a Portela irá homenagear no Grupo Especial os 450 anos que o Rio de Janeiro completa em 2015. Primeiro enredo e primeira sinopse a serem anunciadas, será um passeio surrealista pelos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa.

A única alteração na equipe de 2014 é o mestre-sala Alex Marcelino, ex-Império Serrano.

Beija Flor

“Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”. E temos aquele que talvez seja o enredo mais polêmico deste ano. Com um patrocínio, segundo fontes, na casa dos oito dígitos, a Beija Flor contará a história de Guiné Equatorial, país da África que é considerado por analistas internacionais uma das maiores “cleptocracias” do mundo – seu presidente tem a estimada oitava maior fortuna pessoal do mundo, respaldado no petróleo do país, que apesar disso é bastante pobre. Além disso, há recorrentes denúncias de violações de direitos humanos por parte do governo.

Apesar do pior resultado em 20 anos alcançado em 2014 – o sétimo lugar – a equipe foi toda mantida.

20140303_224329União da Ilha

“Beleza Pura?”. A União da Ilha também iria homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro, mas ao fim optou por um descontraído enredo sobre a beleza, a vaidade e suas implicações.

Mestre Ciça é o novo mestre de bateria. O presidente Ney Fillardi foi aclamado para mais um mandato e Roger Linhares e Nando Pessoa irão compor o carro de som comandado por Ito Melodia.

Imperatriz Leopoldinense

“Axé Nkenda – Um Ritual de Liberdade – E que a Voz da Liberdade seja sempre a nossa voz”. Um enredo sobre a luta pela liberdade africana, guiado por Nelson Mandela e com um toque de religião.

A escola ainda está sem intérprete após a demissão de Wander Pires, devido ao princípio de briga ocorrido com o cantor Elymar Santos na apresentação de 2014. O mestre de bateria Noca chegou a ser afastado, mas retornou ao cargo. Júnior Scafura é o novo diretor de Harmonia, Débora Colker a coreógrafa da comissão de frente e a escola também trocou sua assessoria de imprensa.

20140304_051740Unidos da Tijuca

“Um Conto Marcado no Tempo – O Olhar Suiço de Clóvis Bornay”. Patrocinado pelo país helvético, o enredo sobre a Suiça terá Clóvis Bornay como seu fio condutor. Queijos, chocolates, belezas naturais e relógios também serão abordados.

Aliás, não deixa de ser uma ironia a atual campeã do carnaval ter um notório portelense como fio condutor de seu enredo, após as reiteradas declarações do mandatário da escola sobre a Portela no pré e pós Carnaval-2014.

Mauro Quintaes substitui Paulo Barros e Alex Neoral assume a coreografia da comissão de frente; os demais segmentos foram mantidos.

Posteriormente, faremos um panorama do Grupo de Acesso.

Imagens: Arquivo Pessoal

8 Replies to “Um panorama do Grupo Especial do Rio de Janeiro”

  1. Medo do que pode vir de Enredo da Grande Rio,muita demora para o anúncio,além disso os últimos sambas não trazem boas perspectivas para safra,sobre os outros enredos os que eu mais gostei: Mocidade,São Clemente e Mangueira,vamos ver como se sairão na avenida

    Enfim começou o Carnaval 2015!

  2. Não me parece válido falar de cada uma aqui nos comentários, portanto mencionarei os aspectos mais pertinentes para mim neste primeiro momento.

    …e um dia tive um sonho: Portela aclamada a grande campeã do carnaval 2015, e Mocidade de volta ao sábado das campeãs (Só não sei em qual posição)!
    Que este sonho se concretize!

    Desejo sorte ao Mauro Quintaes, que mostrou extrema competência na Tom Maior em 2014. Que o bom gosto (Alavancado pelo patrocínio) prevaleça!

    Ao Salgueiro, apenas a manutenção do espetáculo visual dos últimos anos. Sou um fã declarado e aguerrido de Renato Lage e sua equipe, ou seja, suspeito para desejar isso…

    Da São Clemente, espero um mar de lágrimas na Avenida! Não de tristeza, mas de comoção a uma bela homenagem ao grande professor das escolas de samba, Fernando Pamplona, pelas mãos de uma de suas mais brilhantes alunas, Rosa Magalhães.

    Quanto à Imperatriz, escola pela qual torço, fico no aguardo de um excelente samba. Não basta ser bom! Precisa ser excelente, daqueles elogiados desde os primeiros páreos na escolha, e que deixam a avenida respaldado pelos louros de especialistas e brincantes.

    Parabéns mais uma vez pelos textos sobre a festa que tanto gostamos!
    Que venha o 32º ato!

    1. Fellipe, nós na Portela estamos trabalhando para que este sonho se realize. E acho salutar o reerguimento da Mocidade.

      Abraços

  3. Caro Pedro Migão, inicialmente devo dizer que sou seu fã e muito me informo sobre o carnaval carioca pelo seu blog, porém não entendo essa mania de desqualificar todo e qualquer enredo da Beija Flor. Inicialmente, se há problemas em Guiné, há problemas no Rio, na Suiça, etc… Porque sempre a Beija Flor é o alvo? eu até entendo que ela sempre é o inimigo a ser batido, paga por sua grandeza e por seu cartel de vitórias nos últimos anos, mas já ta ficando chato isso, não achas?
    Existem mil coisas pra serem criticadas nos enredos, mas se escolhe, acertadamente, a blindagem. Já com a Beija Flor não, com ela é ferro o tempo todo. Acho uma boa pauta pro seu blog um artigo sobre isso: a caça a Beija Flor.
    Um grande abraço

    1. Caro Francisco,

      Neste post, ao contrário do que ocorre normalmente, me limitei a fazer uma compilação dos enredos e das equipes a partir do que saiu na imprensa especializada. Nesta o enredo da Beija Flor sofreu críticas pesadas, inclusive de dois jornalistas declarados torcedores da escola.

      Pessoalmente, até por trabalhar na área, acho a abordagem da questão do petróleo bastante complicada na sinopse. Vamos aguardar.

      abraços

Comments are closed.