Nesta segunda feira, o empresário Emerson Braz trata da questão dos impostos e da atitude da população em relação aos mesmos.

Seus problemas com os impostos

Estamos em época da entrega da famigerada declaração de imposto de renda. E isso sempre gera aquele papo de boteco em face de quantidade que a maioria acha absurda que recolhemos aos cofres públicos. Antes de entrarmos numa questão filosofal vale lembrar que o Imposto de Renda no mundo inteiro é a principal fonte de receita dos Estados Nacionais e o Brasil, pasme o amigo, está até uns pontos abaixo das nações desenvolvidas e de nosso perfil socioeconômico. [1]

O nosso problema é o retorno. Gostaríamos, pelo menos a maioria, de ter serviços mais disponíveis como uma rede de saúde que funcione de forma decente, uma educação acessível e de nível melhor, segurança e etc… Nos últimos vinte anos vimos uma rede de proteção à família carente formada; acho que funciona, mas pelo volume recolhido não tem como não dizer que é uma decepção. Sempre vemos índices de saúde e educação e aí nossa media é comparável a países muito mais pobres que o nosso. Reclamar do volume, reclamar da aplicação, reclamar da justiça tributária… Onde queremos chegar?

O que você quer caro contribuinte? Pagar pouco porque acha o deputado vagabundo? Pagar pouco porque não tem escola? Pagar nada porque uma grande empresa ou time de futebol conseguiu um empréstimo inacreditável com o Estado? Já que estou perguntando, você acha justo uma multinacional que fatura bilhões recolher ao estado menos que qualquer empresa pequena?

15744228Um dia vamos ter que discutir isso, sem dúvida. Já passou da hora de uma profunda reforma tributária, onde o item ‘justiça para recolher’ fosse o primeiro na ordem de prioridade. Não se engane, meu caro: quando você ver um presidente , um governador, um prefeito adulando uma mega empresa, saiba que a conta virá em parte para você. Gostaria muito de saber o que a sociedade pensa sobre isso.

Mas e o povão com isso, hein?

O que ele quer é serviço.

Os essenciais e básicos né, porque cultura e lazer já ficaram pras últimas páginas das prioridades. Nos últimos anos os salários da maioria ficaram acima da inflação, os empregos tiveram melhorias notórias de qualidade, a qualificação melhorou e etc…

É aí que a paralisia do governo assusta. Tirar as pessoas da linha da pobreza foi um grande feito, mas precisamos de mais, de melhorias de gestão, de profissionalismo e de trabalhar o ser humano. Tenho conversado com várias pessoas, de vários segmentos e esse Novo Brasil vai ter que sair do ninho mais rápido. É por isso que sempre acredito!

Reclamar do custo que o Estado nos impõe faz parte da vida. O que eu não aguento é reclamar, mas querer o mesmo. Deputado ganha, rouba, alicia… Você faria igual ou diferente?

E o conhecido que “encostou no INSS”? Acha errado ou sonha com o mesmo? O Brasil vai ter que passar a limpo vários assuntos doloridos ao governo nos próximos anos, como reforma tributária, do trabalho e da previdência. Nosso bolso não aguentará mais esse sangramento. Não se iluda contribuinte, você não vai se aposentar aos 50 anos… Aliás, nem deve , porque a vida só está começando, acredite. E prevejo você reclamando do valor dela… Claro, mais gente se aposenta no mesmo caixa. Mas e se te dessem uma aposentadoria especial. Tipo aquelas de filha de militar que não se casa… Você ia reclamar?

Afinal seu verbo tem só o Eu?

[N.do.E.: vale destacar que a mudança na forma de tributação da Participação nos Lucros e Resultados – PLR – que muitas empresas pagam reduziu um pouco o imposto a pagar na hora da declaração de ajuste anual.]