A coluna do especialista Nicholas Bittencourt mostra que não é difícil fazer sua própria cerveja em casa, e conclama o leitor a experimentar.

Faça da cerveja uma resolução para 2014

Chegando o fim do ano é época de se planejar para 2014. Hora de fazer aquelas resoluções que você nunca pretende cumprir, simplesmente porque são chatas! Perder peso? Esquece! Faça uma resolução que pode mudar sua vida: Até julho, produzir 20 litros de cerveja caseira!

Eu já bebia cervejas diferentes com meus amigos há alguns anos, sempre procurando bares que pudessem oferecer novidades. Até que um dia, um deles me envia um email com a novidade: um curso de produção de cerveja caseira.

O curso em questão era o da Confraria do Marquês, na época que era realizado na “churraqueira do Maurinho”. Éramos 10 ou 15 alunos e passamos todo um sábado por toda uma etapa da produção de cerveja, feita na panela de alumínio, de forma artesanal. Depois desse dia, um novo mundo se abriu pra mim.IMG-20120429-00561Fazer cerveja não é difícil nem trabalhoso, mas um exercício de paciência. A etapa ‘quente’, da extração dos açúcares da cevada até o começo da fermentação, dura de 3 a 6 horas, dependendo do volume e processo. Depois as etapas de fermentação e maturação podem levar perto de um mês. Nesse período, as coisas meio que já saíram do seu controle e basta esperar o resultado produzido pelas leveduras, as principais trabalhadoras da cerveja.

Também é uma oportunidade para explorar sua criatividade. Quando bebemos as chamadas Standard Lager, ficamos presos a variações mínimas de aromas e sabores. Nas cervejas especiais, abre-se um leque que podemos explorar de acordo com a oferta do mercado. Nas caseiras, você pode se inspirar em uma cerveja comercial, modificar a receita a seu gosto e ainda incluir ingredientes exóticos. Não existe limite!

Claro que existe uma necessidade em relação a espaço… Começamos, eu e meus amigos, produzindo 20 litros, que logo se tornaram pouco para um grupo de cinco pessoas. Decidimos então ampliar a produção para 75 litros, mas que só poderia ser feita em casa, deixando meu apartamento de fora da brincadeira. Atualmente, em complemento ao grupo, produzo cinco litros no apartamento, onde posso fazer os protótipos de receitas que serão feitas em lotes maiores.

Todo esse conhecimento adquirido com a produção de cerveja está sendo espalhado. Além de manter uma seção no Goronah dedicada a produção de cerveja, ainda estou ministrando cursos em Macaé, o que ajuda a abrir a mente das pessoas para esse hobbie fantástico. O Migão (acima) também já fez o curso de fabricação, cujo relato pode ser visto aqui.

Se quiser entender como é a fabricação da cerveja, pelo menos na parte quente, veja esse vídeo, que produzi em 2011. E até 2014!Rio+de+Janeiro-20120429-00572