Nesta quarta feira, a coluna da jornalista Raphaele Ambrosio aborda um método anticoncepcional pouco conhecido: a camisinha feminina.

Camisinha Feminina – Não custa tentar

Muita gente desconhece, algumas mulheres torcem o nariz; mas o fato é que a camisinha feminina pode ser uma grande aliada para aquelas que querem evitar problemas futuros. Fácil de ser usada, ela se torna uma grande aliada e não incomoda.  Saiba um pouco mais sobre esse preservativo feminino pouco usado, mas de grande utilidade.

Chegando no Brasil em 1997, a camisinha feminina ajuda na prevenção de DST, gravidez, HPV, entre outros sustos. Fácil de ser manuseada, ela pode ser inserida no canal vaginal até oito horas antes do ato sexual e pode ser usada até no período menstrual.

Com um formato estilo ‘bolsinha’, ela tem, aproximadamente, 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro. É feita de poliuretano – mais resistente que o látex, usado nas camisinhas masculinas – mais fina, mais resistente, não provoca alergia e é sem cheiro. Sem contar que já vem lubrificada. Possui dois anéis, cada um de um lado. O anel interno é fechado para impedir o contato do esperma com a vagina e fica em contato com o colo do útero. O anel aberto fica na parte externa para recobrir a vulva (parte externa da vagina).

Por ser mais fina, a sensibilidade do pênis permanece, já que não aperta e não será um ‘corta clima’. É confortável tanto para o homem quanto para a mulher. Basta usar de maneira correta, sabendo introduzir e tirar de forma certa. Veja abaixo como fazer:

Sabendo colocar.

Escolha uma camisinha de qualidade, não se esquecendo de conferir a data de validade. Abra a embalagem com as mãos e verifique se está em perfeito estado. Nunca abra o pacote cos dentes, faca, tesoura ou algo que possa furar o preservativo, pois isso pode fazer com que perca toda a sua utilidade. Abra com cuidado, de preferencia, fazendo um corte reto na ponta.

A camisinha deve ser segurada com o anel externo (vazado) para baixo. Aperte o anel interno (menor), com o polegar e o indicador, formando um 8 (oito). Escolha uma posição confortável (em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada) e introduza com cuidado, de forma bem relaxada, sem contrair, na extremidade menor da vagina, deixando cerca de três centímetros do anel aberto para fora da mesma.

Empurre a camisinha para dentro, com o mesmo cuidado de antes, o mais fundo possível, a fim de cobrir o colo do útero. Caso sinta algum incômodo, ajuste-o, internamente, com o dedo. Vale lembrar que, ao contrário da camisinha masculina, a feminina não precisa ser desenrolada.

Após a relação sexual, basta torcer o anel externo e puxá-lo cuidadosamente. Embrulhe e jogue fora, em um saco plástico, não no vaso sanitário. Ao torcer o anel externo, você estará protegendo o lixo no qual for jogá-lo de contaminações, assim, que for manusear depois não estará exposto a pegar qualquer tipo de impureza contida nele.

Vantagens:

  • Segurança. Por ser mais resistente, as chances de falha são de apenas 5%.
  • Prevenção de doenças e gravidez
  • Independência. Pode ser colocada horas antes e não há a urgência de ser retirada logo após o ato sexual. A mulher pode tirar quando for se levantar para tomar banho, lembrando que, ao fazer, deve haver cuidado para que não haja vazamento.
  • Já vem lubrificada. Assim, aquele desconforto que algumas mulheres passam por conta de lubrificação não ocorre.
  • Para mulheres que tem alergia ao látex (material usado em preservativo masculino) ela é a solução. Por ser feito com uma borracha nitrílica, ela não causa alergia.
  • Pode ser usado no período menstrual sem problema algum.

Desvantagens:

  • É um pouco mais cara. Enquanto a masculina custa, em média, R$ 2,00, ela custa R$ 8,00. Mas o custo vale o benefício.
  • Infelizmente, ainda é difícil de encontrar. Somente algumas farmácias e postos de saúde disponibilizam.
  • É um pouco mais complicada de colocar do que a tradicional. É como se estivesse colocando um absorvente interno. Requer cuidado e que a mulher esteja relaxada; do contrário, pode causar incomodo.
  • Ela pode fazer um pouco de barulho por causa do material.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, como os leitores podem observar. Sabendo usar, dá pra desfrutar momentos prazerosos e com segurança. Experimente.

261preservativofeminino