boate1Nesta segunda, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, explica o porquê da maioria das mortes no recente incêndio de Santa Maria.

Santa Maria do ponto de vista médico

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no último dia 27 de janeiro, matou mais de 230 pessoas e deixou inúmeros feridos. Diante de todos os erros cometidos, o que mais nos preocupa é o estado de saúde dos sobreviventes, Muitos ficaram queimados e a grande maioria sofreu de intoxicação por monóxido de carbono, provocada por queimadura térmica. 

As queimaduras térmicas são causadas pelo contato com substâncias tóxicas, normalmente ácidos ou bases fortes, ou seus vapores. Há necessidade de cuidados especiais com os olhos e vias respiratórias.Os sinais são: vibríssias nasais queimadas, lacrimejamento dos olhos pela fumaça e dificuldades respiratórias. Os pacientes têm que ficar sob observação num período de 48 horas, mesmo que recebam alta hospitalar. Podem aparentar que estão bem e ter que procurar serviço médico de urgência. 

A inalação de fumaça é a principal causa de óbito precoce após a queimadura.

A inalação de gases superaquecidos pode causar obstrução de vias aéreas, levando à asfixia. A combustão de determinados materiais produz substâncias químicas tóxicas que podem envenenar a vítima. O caso mais comum de é intoxicação por monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono se liga à hemoglobina, formando a carboxi-hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio. A lesão nos tecidos é então provocada pela falta de oxigenação. 

Basicamente, este mecanismo nos faz entender o que aconteceu na tragédia em Santa Maria, que chocou o País pelo descaso com a vida das pessoas. A queimadura por inalação de ar quente impede que as pessoas respirem: então é importante esclarecer que uma queimadura de vias aéreas levou à asfixia – e daí à morte. 

O tratamento é: deixar as vias aéreas permeáveis, oxigenar, se necessário, com máscara, entubar, se necessário também,somente por médicos e paramédicos do Corpo de Bombeiros, e levar os pacientes para um hospital o mais rápido possível. Normalmente esses pacientes precisam de cuidados médicos em uma unidade de tratamento intensivo. 

Então, jamais usar sinalizadores perto de teto de espuma. Extintores de incêndio com prazo de validade são necessários. Além dessas providências, saídas de emergência em boates,teatros e cinemas. Pensar sempre na segurança das pessoas e no seu bem-estar e não no dinheiro de comandas.Temos muito que aprender com a tragédia em Santa Maria,principalmente amar as pessoas, se importar com elas, resgatar os sentimentos mais nobres de dentro de nós para que outras tragédias como essa não se repitam. 

Forte abraço! 

Até a próxima! 

Anna Barros