Excepcionalmente fora de seu dia habitual, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, disseca um mal muito comum nestes dias de hoje, e do qual eu também sofro: a lombalgia.

A lombalgia incomoda muita gente…

A lombalgia é a dor em região lombar e incomoda muito as pessoas. Ela tem várias causas, mas na maioria das vezes reflete algum problema na coluna. A dor pode irradiar-se ou não para a perna. Quando irradia pode ser prenúncio de hérnia de disco.

A lombalgia deve ser investigada através de anamnese [N.do.E.: de forma simplificada, é o relato do paciente conduzido pelo médico], exame clínico e depois diagnóstico por exame de imagem. Uma dor que pode se confundir com a lombalgia é a cólica nefrética ou a popular cólica renal, que começa na região dorsal, mas se irradia para a fossa ilíaca esquerda.

A causa mais frequente é a má postura ao se sentar, em posição curvada, ou por ficar muito tempo em pé em sua atividade laboral – ou então na forma errada de se agachar. Manter a coluna ereta nessas situações é primordial.

Há dois tipos de lombalgia: a aguda e a crônica.

A lombalgia aguda é intensa e pode ser ocasionada por uma espécie de “mau jeito” na coluna. É de início abrupto. A crônica acomete mais os idosos e tem a ver com processos degenerativos como artroses, por exemplo.

O diagnóstico é clínico em 90% das vezes. Quando se há dúvida, pede-se uma ressonância magnética, que costuma acusar hérnia de disco – que nada mais é que um desgaste dos discos intervertebrais. A lombalgia também pode ser causada por estiramento da musculatura lombar ou distensão. Um outro exame é a densitometria óssea, que aponta a osteoporose, doença comum nas mulheres.

Na crise aguda determinam-se repouso e analgésicos e antiinflamatórios.

Quando ela cessa, opta-se por fisioterapia com ondas térmicas, alongamento e reeducação postural global (RPG), que só deve ser feito com fisioterapeuta. Exercícios de Pilates com supervisão de um personal trainer ou professor de Educação Física também podem ser indicados.

Outra medida de suporte é a hidroterapia. A hidroginástica só pode ser realizada com exercícios de baixo impacto e sob supervisão de um profissional capacitado.

Nem todos os casos de hérnia de disco devem ser operados. Podem ser tratados por um ortopedista ou por um neurocirurgião.

Os cuidados que devemos tomar para a prevenção da lombalgia são: postura adequada ao se sentar no trabalho ou na escola e ao agachar; exercícios físicos como ginástica e caminhada fora da crise aguda, não permanecer curvado por muito tempo, deitar de lado e não de bruços, usar colchão ortopédico, nem muito mole, nem muito duro.

A lombalgia acomete muitos brasileiros, mas pode ser evitada com as medidas certas.

Até a próxima!

Anna Barros

2 Replies to “A Médica e a Jornalista – "A lombalgia incomoda muita gente…"”

  1. Fisioterapia é bom para tratar crise aguda também, a única coisa que muda é que não se faz cinesioterapia(exercícios) e sim analgesia(eletrotermofototerapia).
    Pilates para tratar alguma doença deve ser feito por um Fisioterapeuta, depois de controlado e tratado ai sim vai pro educador físico para não ter recidiva.
    Lombalgia crônica pode atingir qualquer um , até uma criança,porque depende da doença e não da idade, porque que depois de um tempo permanece vira crônico.
    Você Pedro por exemplo tem lombalgia crônica com episódio de agudização, e também um trauma (uma queda, um acidente de carro)pode causar lombalgia.

Comments are closed.