Eis que este blog chega a seu terceiro aniversário. Como um filho que ganha vida própria, deixou de ser um espaço onde bastavam minhas motivações pessoais para se transformar em uma verdadeira revista eletrônica, com colunistas e voltado à diversidade de assuntos e pensamentos. Nesses 1.096 dias de vida o Ouro de Tolo teve aproximadamente 250 mil acessos únicos, 1.725 postagens – contando com essa – e 3.381 comentários de leitores.

Desde que o Ouro de Tolo ganhou este formato atual de revista sempre teve atualização diária, à exceção da Quarta Feira de Cinzas deste ano. Faça chuva ou faça sol sempre há um post novo, seja meu, seja de colunistas, realçando a diversidade, a democracia intrínseca e buscando sempre o lado inusual das coisas. O direito à opinião é sagrado neste espaço.

O leitor deve ter percebido que, ao contrário dos outros anos, eu não mudei o layout deste Ouro de Tolo no terceiro aniversário. Explico: o blog brevemente migrará para um domínio próprio, mas questões de tempo e especialmente financeiras fizeram com que o projeto sofresse um atraso. Minha expectativa é estar no endereço próprio em julho ou mais tardar agosto.

No último ano tivemos algumas conquistas: a média de acessos únicos diários subiu bastante – hoje está em pouco menos de 13 mil mensais, o post sobre a profissionalização das escolas de samba teve uma versão reduzida publicada no jornal O Dia – que pode ser vista aqui – e na última semana participei do programa “Loucos por Futebol”, da Espn Brasil (que, aliás, terá sua última reprise hoje às 20 horas, canal 70 da Net).

Só tenho a agradecer. Aos colunistas, pelos artigos sempre inteligentes e com assuntos diversos. Aos blogs parceiros pela confiança. E aos leitores por prestigiar este espaço e pelos comentários sempre enriquecedores. Para a sequência, além da mudança de endereço pretendo retomar as colunas “Resenha Literária” e “Samba de Terça”. Esta última sofreu sobremaneira com a minha total falta de tempo para fazer a pesquisa adequada que se impõe.

Aproveitando o ensejo, temos dois espaços para colunistas que queiram fazer parte de nossa equipe, ambos para peridiocidade quinzenal. Interessados basta passar um e-mail com uma proposta de coluna.

Encerro esta “prestação de contas” aos leitores reafirmando as características do Ouro de Tolo: a pluralidade, o respeito ao pensamento e à opinião do outro, o sagrado direito de discordar, a democracia, o contraditório e sempre buscando o lado inusual das coisas. Olhar o que todos olham não nos interessa: o importante é levantar o véu da superficialidade e analisar os movimentos e fatos de forma mais profunda. Pode parecer pretensioso, mas é sempre uma busca – o que não significa que sempre a consigamos.

Que venham mais três, mais trinta, mais trezentos anos – não, aí não tem como. Sempre sem apelar à audiência fácil e se mantendo como um espaço de descoberta e especialmente de reflexão, com opinião própria e posicionamentos firmes. Não tenho a menor pretensão de ser imparcial neste espaço – mas tenho o compromisso de mostrar todos os ângulos da questão e dar voz a quem pensa diferente. Isto é democracia.

Obrigado! E vamos em frente!

One Reply to “1.096 dias de Ouro de Tolo”

  1. Migão, Parabéns pelo BLOG. Saiba que acesso quase que diariamente… É fantástico ver o cuidado que vc tem com o OURO DE TOLO.

    Parabéns, nobre FLAMENGUISTA, PORTELENSE e PETROLEIRO!!!

    Xiiiiiiiiiiii… conheço gente que tb possui esses 3 defeitos… rs.

Comments are closed.